Boot do Ubuntu

Iniciado por diogonb, 02 de Outubro de 2011, 13:01

tópico anterior - próximo tópico

diogonb

Olá pessoal, estava tentando instalar o ubuntu 11.4, e fiz o boot para a instalação normalmente, o computador começa a ler o cd, aparecem as informações do cd e tudo certinho no "dos" e quando ele vai mudar de tela para a começar a instalação, que seria quando ele coloca uma resolução básica pra instalar o ubuntu, a tela do meu computador fica preta, e assim não posso instalar o ubuntu. Imagino que isso esteja acontecendo devido ao meu notebook ter a tela dele em widescreen, gostaria de saber se tem alguma versão do ubuntu que resolva esse problema, ou se tem como eu instalar o ubuntu sem precisar passar pelo boot, talvez tentar instalar diretamente do windows, alguém tem alguma idéia?

rjbgbo

por favor, post aqui o tipo do seu pc
outra coisa, você já testou o livecd do ubuntu se reconheceu seu pc
fora isso evite também a instalação do ubuntu dentro do windows p/ lhe evitar futuras dores de cabeça
como opção de instalação do ubuntu você pode também usar o virtual box, dentro do windows, além do dual-boot.
no mais também dê uma olhada no link apostilas na minha assinatura
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

diogonb

meu pc é um notebook hp pavilion dm4-1055br, o live cd reconhece meu pc normal, darei uma olhada no virtual box, não sei como funciona, obrigado pela resposta rápida!

rjbgbo

Citarhp pavilion dm4-1055br
descreva mais o conteudo dele, placa de vídeo (pode ser ai problema), som, rede...
sobre o virtual box: http://ubuntued.info/como-instalar-o-virtualbox-no-ubuntu
apesar de ser um tutorial p/ o ubuntu o mecanismo é o mesmo p/ windows

diogonb

meu computador é um intel core i5 2.27 ghz, a placa de video é ati mobility radeon hd 5450 com 1gb de video, hd de 500 gb(já particionei pra instalar o ubuntu), 3 gb de ram e agora vou ver esse virtual box, obrigado!

rjbgbo

dando uma busca pelo google
Citarati mobility radeon hd 5450 ubuntu 11.04
vi muitos links se referindo a tela preta desse tipo de placa

é bom você dar uma olhada.

em si, pode acontecer dessa placa de vídeo dar problema pelo virtual box.
se você quiser muito testar o ubuntu, tente a versão de longa duração a ubuntu 10.04lts, que pode ser baixada também pelo repositórios oficiais.
faça um teste c/ o livecd dessa versão.

mas vou logo te avisando tu vai ter um trabalho c/ placa de vídeo ati, mas tem muita documentação do ubuntu p/ te ajudar a resolver o problema.

diogonb

bom, testei a versão de longa duração e aparentemente ele funcionou mais estava com problema no repositório, ele simplesmente não achava nada nele. Ai então, tentei atualizar para a versão 10.10 dentro do próprio ubuntu por meio gerenciador de atualizações, o resultado foi que quando eu reiniciei e dei o boot no ubuntu, mais uma vez apareceu a tela preta  ou seja, aparentemente minha placa de vídeo só funciona com a versão 10.0.4 lts (eu sei que ela estava funcionando pois os efeitos visuais de aceleração 3D estavam funcionando perfeitamente), então procurando por soluções, achei esse tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79691.15.html
eu tenho exatamente o notebook que o criador do tópico obteve, e para ele funcionou perfeitamente o ubuntu, ai então minhas dúvidas só aumentaram
alguém tem alguma solução???

rjbgbo

vc leu atenta/ o que foi sugerido no tópico?
lembro de um usuário, que também tinha uma pl. ati, e teve que desativar algo na bios p/ rodar o ubuntu 10.04
eu já tive um pc c/ pl. ati (+chpiset sis), sofri demais, mas conseguia instalar e rodar o compiz no ubuntu, mas ñ vou te negar tem empresas que tem suporte horrível p/ o linux a ati sempre foi uma delas, mas até que melhorou.
infeliz/ o usuário tem que ser persistente até conseguir, ler muito tutorial, e fazer tentativas.

qto ao repositório do 10.04lts ñ ter funcionado. por padrão o repositório é o brasileiro, mas logo depois de instalado o ubuntu deve ser trocado pelo internacional, pelo Canais de Software.
fora isso atualizações entre versões podem ser problemáticas, aprendi a sempre prefirir a reinstalação do zero, mantendo a partição /home em separado.

rhuan 261

primeiramente certifique se o arquivo do cd não esta corrompido, pode ser esse o problema.

Neste endereço vc baixa novamente se for o caso:

http://www.ubuntu-br.org/

Quanto ao boot, é um processo que todo computador passa quando liga o computador, esse processo funciona da seguinte maneira:

O BIOS testa todos os Hardwares e entrega ao OS - se todos os hardware estiver funcionando. Bem a grosso modo

Dê uma olhada neste endereço que vc entenderá melhor o que é Boot:

http://www.tecmundo.com.br/955-o-que-e-boot-.htm

É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

kratoscheky

mano nessa vc me pegou! bom vamos ver! o ubuntu foi feito mais para notbooks e netbooks ou seja não tem nada a ver com o notebook! bom quando eu fui instalar em minha maquina deu a mesma coisa da primeira vez!
podemos saber a velocidade da sua placa de dvd/CD? talvez isso atrapalha!
gosto tanto do ubuntu que deletei o windows 7 do meu hd! e não me arrependo!

diogonb

bom gente, obrigado pelas respostas, então, dps de fuçar em tudo quanto é lugar, testar várias e várias vezes, consegui fazer o meu pc pegar com o ubuntu 10.10, então descobri qual era o problema:
a ati tem por padrão modificar o uso da placa com e sem a fonte ligada na tomada, e o que tava causando o problema era o fato de que quando eu dou o boot no ubuntu, se o pc estiver sem a fonte na tomada, ele ativa a "placa onboard" da intel, e ai o ubuntu não tem suporte a ela, por isso a tela preta, agora, qnd eu tento entrar no ubuntu com a fonte na tomada, ele ativa a placa, e então roda normal, logo eu preciso descobrir como fazer para o ubuntu reconhecer a placa onboard para usar sem a fonte, mas dos males o menor, meu ubuntu tá rodando redondinho agora, desde que eu pelo menos dê o boot na tomada, bom se vcs tiverem idéia de como posso fazer isso estou aberto a sugestões :)
ah sim, o driver da ati NÃO roda, consegui instalar o catalyst, mas após reiniciar ficou tudo preto de novo, inclusive no modo de recuperação, logo, tive que formatar de novo e fazer todo o processo novamente, agora minha esperança é arranjar um script que consiga resolver isso :(

obrigado pelas respostas pessoal!

edit

esqueci de comentar sobre o post do rjgbo:
eu li tudo que foi solicitado no tópico, tentei o que foi sugerido, inclusive modificar a bios, porém a HP modifica e trava as bios de fábrica, então não teria como eu desativar a placa logo que o computador inicia, até pensei em tentar modificar a bios, mas ai acho que já é tentar matar uma mosca com uma bazuca...