Autor Tópico: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit  (Lida 99519 vezes)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit
« Online: 14 de Setembro de 2011, 21:59 »
Instalei o Kega-Fusion aqui para matar a saudade dos classicos do Mega-drive http://pt.wikipedia.org/wiki/Mega_Drive

Um pouco de historia;

Muito antes da atual "guerra" dos consoles super poderosos, liderados pelas gigantes Sony, Nintendo e Microsoft, o mundo testemunhou um outro grande confronto de titãs pela liderança do concorrido mercado de videogames, confronto esse que aliás deu origem ao que estamos vendo hoje. Em especial o videogame mais carismático que já surgiu no mercado e que deixou muitas lembranças nas memórias dos marmanjos de hoje e que só povoam a imaginação dos jogadores mais jovens, o Mega Drive.

Os Primórdios da Sega;

A Sega teve sua origem americana, e não japonesa, como muitos devem pensar. Voltando a 1940, quando foi fundada com o nome de Standard Games, em Honolulu, Hawaii,(continua)

(Leia a historia completa no link no final do post)

Kega Lazarus?

Kega Fusion (conhecido simplesmente como Fusion) é um emulador principalmente para Sega Mega Drive / Genesis com suporte ao SVP (Sega Virtua Processor) presente no jogo Virtua Racing. Emula também Sega CD, Sega 32X, Master System, Game Gear, SG-1000, e SC-3000. O emulador rodou por muito tempo apenas em Windows, mas a partir da versão 3.52 foi portado para Mac OS e a partir da versão 3.62 foi portado para o Linux. Foi baseado inicialmente no emulador Kega e é o sucessor de Kega Lazarus.

Em oposição a maioria dos emuladores de Mega Drive, Kega Fusion coloca extrema importância na precisão em oposição a velocidade ou outras caraterísticas (como netplay, gravação de filmes, ou muitas outras encontrada em emuladores como Gens). Porém isso não significa necessariamente que Kega Fusion seja um emulador lento, em um Pentium III ou processador similar, Kega pode rodar em 60 frames por segundo com ROMs de Mega Drive, porém, com o popular filtro gráfico 2xSaI o poder de processamento para conseguir os 60 frames precisa ser maior (isso pode ser notado na emulação de ROMs de Sega 32X com a velocidade máxima, precisando de um computador 850 MHz ou mais potente).

O empenho na precisão pode ser demostrado nos códigos da Yamaha YM2612, que foi reescrito por Steve Snake, por ser o mais perfeito (existem vários jogos em que o som apresenta problemas em outros emuladores, como o tema de entrada do jogo Sonic 3D Blast e Sonic & Knuckles). Compatibilidade é muito forte nesse emulador, inclusive com o Sega 32X, que possui vários jogos que ainda não são totalmente emulados. Como a engenharia reversa das rotinas de BIOS do Sega 32X foi mais meticulosa que a do Sega CD, a partir da versão 3.3 o Kega Fusion não necessita mais das imagens de BIOS do Sega 32X(porém é possível usar um BIOS externo). O Kega Fusion pode emular muitos (se não todos) os jogos dos consoles da Sega, anteriores a Sega Saturno (entretando existe algumas indicações por Steve Snake, que a emulação do Saturno será possivel no futuro).

Histórico Versoes;;

KGen (1997)

KGEN-X é uma versão reescrita do KGen que nunca foi lançado para o público.

KGen98 (1998)

Kega (2002)

Kega Lazarus (2003)

Kega Fusion (2005)

Kega Fusion (2007)

Kega Fusion (2008 e 2009)

Requerimentos para a versão Linux;

   - ld-linux.so.2
   - libc.so.6
   - libgcc_s.so.1
   - libm.so.6
   - libstdc++.so.6
   - Placa de vídeo com capacidade Open GL (aceleração por hardware). Não é mandatório, mas, melhora muito a velocidade da emulação.

Instalação do emulador;

Fiz um pacote .deb para o kega, segue o link para download:

kega-fusion_3.63-2_i386.deb

Se for instalar em sistema de 64 bits, vai ter que rodar os seguintes comandos antes de tentar instalar:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg --add-architecture i386
sudo apt-get update

Após isso, dê duplo clique no pacote, vai abrir pela Central de Programas, se o seu sistema não tem nenhum pacote de 32 bits, pode ser que demore um pouco a instalação (vai baixar uns 38 MB só de libs 32 bits).

Se algo der errado:

Código: [Selecionar]
cd ~/local-do-download
sudo dpkg -i kega-fusion_3.63-2_i386.deb


Eu usei o que tinha no AUR do Arch Linux como base, então ele vai aparecer no menu de programas com um ícone inclusive, e quando você abrir o Kega na primeira vez, já vai abrir configurado com plugins (scale2x, hqx4...), áudio habilitado e o caminho do libmpg123 configurado (usado nos jogos do Sega CD). Se precisar da documentação, como o History ou Readme, está em /usr/share/doc/kega/fusion/.

É só carregar uma rom e sair jogando ;)

---

Edit: Pacote atualizado, 2 novos plugins e a opção "Sleep While Waiting" habilitada por padrão, para o Kega consumir menos CPU.

Platao, sugiro atualizar o título do tópico, aqui no meu 14.04 funcionou.

By Sergio Benjamim

Versao antiga 12.04;

Primeiro vamos ter que instalar as bibliotecas de 32bits;

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ia32-libs ; sudo apt-get update
Home-Page do Kega;

http://www.eidolons-inn.net/tiki-index.php?page=kega

Agora vamos fazer o download do emulador;

http://www.eidolons-inn.net/tiki-download_file.php?fileId=572

Aproveite e baixe tbm os pluguins(filtros) para usar em conjunto;

http://www.eidolons-inn.net/tiki-download_file.php?fileId=568

Lembrando que vc tem que estar com o sistema atualizado, drivers de video e com os repositorios habilitados e atualizados;



Agora e so descompactar o arquivo Fusion363x.tar.gz na sua home e sera criada a pasta Fusion, clicar duas vezes em fusion e se tudo estiver correto, ja tera o seu emulador funcionando, vamos fazer alguns ajustes e adicionar os pluguins.

Na sua home aperte as teclas control+h ou entao na aba superior ver->mostrar arquivos ocultos e vera a pasta .Kega-fusion que é onde estao as configurações do emulador,

Extraia o conteudo de plugins.tar.gz e sera criada a pasta pluguins, agora e so recortar e colar a pasta pluguins dentro da pasta oculta .Kega fusion e vc tera agora os seus pluguins habilitados.

problema de consumo excessivo de processamento com o Kega

Pelo menos aqui no meu notebook notei um problema de consumo excessivo de processamento com o Kega, para resolver e interessante ficar de olho no monitor do sistema e marcar ou desmarcar as opçoes Use Alternate Timing e Sleep While Waiting que o processamento caira drasticamente.

Outro detathe e que o Kega-fusion, quando rodando, faz uso intensivo do sistema de som nao deixando qualquer outro processo ou aplicativo usar a placa de som, portanto se vc receber a notificação por exemplo, de que algum de seus contatos entrou no messenger ou iniciar o Banshee com o Kega rodando nao havera som algum nesses aplicativos.

O contrario tbm e verdadeiro, se vc tem o Banshee tocando e iniciar o Kega o emulador vai ficar marcado como "mudo" e vai rodar sem audio ate que o player seja desligado.

Configuraçoes basicas;



As configuraçoes adicionais dos diretorios das roms, complementos, compatibilidade e controles estao em Options->Set config nao sera necessario configuração adicional para Master-System, Game Gear, 32X e Mega-Drive(talvez seja necessario marcar autofix checksum para alguns hacks rodarem).

Para Sega-CD serao necessarios alguns arquivos referente a sua regioes EUA us_scd2_9306.bin JP jp_mcd1_9112.bin e Euro eu_mcd2_9306.bin que devem ser adicionadas nos respectivos campos na aba Sega-CD das opçoes, marcar tbm as opçoes Read-Aread 8X Build-in RAM marque Per Game, CD+G marque RAW.

*O Sega-CD necessita que seja marcada na aba Options->Perfect-sync do contrario podem haver travamentos na tela inicial, ao carregar o game.

Troca de CDs;

Muitos jogos vem em dois discos(como Ground Zero Texas e Night Trap), chegando a hora de trocar os discos, deve haver um ícone piscando no canto inferior esquerdo da tela, isso significa que a bandeja do CD esta aberta e é hora de mudar os discos, alternativamente, você pode carregar um novo arquivo de imagem.

Somente a titulo de conhecimento, e comum encontrar arquivos para rodar no Sega-CD dessa forma;



Uma ISO mais as .mp3, mas essa versao 3.63 do Kega nos meus testes nao funcionou o som com extensao .mp3 em nenhum dos games do Sega-CD, a solução foi usar o Win-FF (sudo apt-get install winff) para a conversao para .wav entao os games passarao a ter som normalmente, sem problemas.



Problemas com Compiz;

Para o pessoal que esta tendo problemas com o compiz, como sicronizaçãode video e tearing ao rodar os games, ha algumas opçoes, como instalar o Unity 2D(sudo apt-get install unity-2d) ou entao ir ate o compiz-config e ir ate a aba Open-GL e desmarcar Sync-to vblank ha tbm a opção em Composite e desmarcar a opção detectar taxa de atualização e definir manualmente um novo valor, acima de 50 que e o padrao, eu estou usando 75 com esses ajustes ficou bom, outra opção que pode ajudar e desmarcar nessa mesma aba é anular redirecionamento de janelas de tela inteira isso fará com que o compiz seja desligado ao entrar em tela cheia, mas pode causar alguns inconvenientes. Se vc tem placa de video Nvidia e Ati va aos seus respectivos paineis de controle para fazer os ajustes.

Para desativar o compiz, rodar o game e voltar a ativa-lo existe um script pratico aqui;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,87662.msg566429.html#msg566429

Outro problema que estava enfrentando com o Kega era ao abrir a janela de emulação e clicar nos menus a interface do emulador congelava como se estivesse pausado, mas bastava clicar novamente nos menus e selecionar alguma opção que ele "desbloqueava". Isso ocorre somente no Unity no Ubuntu 12.04, ja que no 11.04 nao lembro de ter tido esse problema.

O erro;



Então eu notei um comportamento estranho do menu global, e depois de alguns testes rodando o Kega pelo terminal e aparentemente o culpado é o pacote appmenu-gtk.





Solução definitiva para o problema do Kega com os menus no 12.04 Precise;

No caso do Fusion e de qualquer aplicativo problematico e so executar;

env UBUNTU_MENUPROXY= local do executavel

No meu ficou;

env UBUNTU_MENUPROXY= /home/ubuntu/Fusion/Fusion

E pronto, somente o Kega vai ter os menus na janela ao invez de usar o menu global.





Precisamos editar o atalho para o executavel dessa forma se vc seguiu o tutorial;

Código: [Selecionar]
cd /usr/share/applications
Código: [Selecionar]
sudo gedit fusion.desktop
e trocar o comando do executavel para;

Código: [Selecionar]
env UBUNTU_MENUPROXY= /home/seu usuario aqui/Fusion/Fusion
e esta feito.

referencia; https://wiki.ubuntu.com/DesktopExperienceTeam/ApplicationMenu

Agora esta tudo como deve ser, o menu nao e mais apresentado no topo da tela e tudo corre bem com esse emulador, pelo que li sobre o Steve Snake desenvolvedor do Kega ele trabalhou para a Sega e em outros projetos tbm...



Para o (U)Xubuntu 13.04 e 13.10 dica do amigo Sergio;

Fui tentar rodar o Kega aqui no Xubuntu 13.10, deu esse problema:

Código:

Código: [Selecionar]
./Fusion: error while loading shared libraries: libGL.so.1: cannot open shared object file: No such file or directory
Achei algo relacionado aqui: http://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=97457&p=755023

O libglu1-mesa estava instalado aqui no sistema, mas não o de 32 bits (i386). Logo:

Código:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install libglu1-mesa:i386
Agora está rodando!

Detalhe: quem estiver usando o Bumblebee para suporte à tecnologia Optimus da Nvidia, é preciso rodar o primusrun ou optirun -b prime antes de rodar o Kega.


a- Achei outro problema para rodá-lo, o som simplesmente não funcionava, mesmo eu tentando habilitar pelo menu Sound --> Disable Sound. Achei algo em: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1329747. Basta ir na pasta de configuração do Kega (.Kega Fusion no seu diretório pessoal, arquivo Fusion.ini) e alterar a linha:

Código:

Código: [Selecionar]
ALSADeviceName=plughw
para:

Código:

Código: [Selecionar]
ALSADeviceName=default
Pode alterar o SoundDisabled=1 para 0 também, quando abrir o emulador ele já vai estar com som.

b- Mais outro problema: as músicas dos jogos de Sega CD não estavam rodando. Parece que o libmpg123.so.0 mudou de local, no Fusion.ini alterei a linha:

Código:

Código: [Selecionar]
libmpg123path=/usr/local/lib/libmpg123.so
para:

Código:

Código: [Selecionar]
libmpg123path=/usr/lib/i386-linux-gnu/libmpg123.so.0
O pacote libmpg123-0:i386 precisa estar instalado no sistema:

Código:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install libmpg123-0:i386
Platao, no total são 4 pacotes que são necessários para o Kega funcionar corretamente no Ubuntu 13.10 (a lembrar: libglu1-mesa:i386, libmpg123-0:i386, gtk2-engines-murrine:i386 e gtk2-engines-pixbuf:i386, fora as configurações no Fusion.ini).

NetPlay;

Para jogar pela internet, através do Netplay, todos os participantes devem usar a mesma versão do jogo desejado. É necessário saber seu endereço IP e informá-lo aos outros jogadores.

Lembre-se que não é recomendado alterar nenhuma opção durante o jogo, pois isso força os outros jogadores a travar e você pode ser desconectado.

Game-Genie;

Para adicionar os codigos, que alteram as propriedades do game adicionando vidas infinitas, armas e power-ups, aqui http://segagenesiscodes.blogspot.com/2008/11/cheat-codes-specifically-optimized-for.html e http://www.gamegenie.com/cheats/index.html ou procure no Oraculo por exemplo "sonic the hedgehog game genie" ou como no caso aqui estou usando o game Darius II(Sagaia), carregue o game da sua escolha depois va ate File->Game Genie/PAR e se abrira uma tela como abaixo;



Darius II (em japonês)

A3SA-AA3G - Vidas infinitas
FFXT-BJYE - power-ups do laser principal vale mais
FFXT-BTYE - Main laser de power-ups valem muito mais

Coloque o codigo do cheat que vc quer habilitar e clique em adicionar(add-code) apos e necessario resetar o game clicando em soft-reset e se tudo correu bem vc tera o cheat habilitado.

Save-states;

Uma vez o jogo aberto, pressione a tecla F5 para salvar, para chamar o game salvo F8(o Fusion permite que você salve até 10 diferentes).

Você pode alternar entre slots apertando F6 e F7, todos esses recursos também podem ser acessados manualmente no menu "Arquivo".

Capturas;

Pressione Shift + F12 para capturar uma imagem da tela, você também pode fazê-lo indo até o menu File->Save Screen Shot.

Lançador;;

Vamos adicionar um Icone ao lançador do Unity;

Código: [Selecionar]
sudo gedit fusion.desktop
Como exemplo vamos pegar um arquivo generico como esse, que pode ser usado tbm para outras aplicações que nao trazem um icone padrao;

[Desktop Entry]
Name=Kega Fusion
Comment=Fusion
Exec=/home/seu usuario aqui/Fusion/Fusion
Icon=/home/seu usuario aqui/Fusion/Kega.png
Terminal=0
Type=Application
Encoding=UTF-8
Categories=Application

Cole esse conteudo acima e salve, atentando para os campos Exec e Icon que devem estar apontados para os locais corretos.

Vamos baixar um icone como esse http://4.bp.blogspot.com/_h2O9R_HMgkY/TFoYCZyOl7I/AAAAAAAAAbQ/Uo4qAlFsEtk/s320/34htbgo.jpg.png e dar o nome de Kega.png e deixa-lo na pasta Fusion na sua home,  editado o atalho para a barra lateral agora e so mover;

Código: [Selecionar]
sudo mv fusion.desktop /usr/share/applications
Digite no campo de pesquisa do Unity(apertando a tecla "win") Fusion

Banda Mega Driver;

A alguns anos tras tive a oportunidade de conhecer a banda Mega-Driver, os caras fazem um som bacana apartir de classicos dos video games, baixe a discografia completa no site, vale a pena conferir;

http://www.youtube.com/watch?v=XFz5tgLwSyo

http://www.youtube.com/watch?v=iQeClVZ2gbA&list=UU3jv_TgxPO5RqHG724bG8ZA&index=21&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=qjdbR_7_9nw&list=UU3jv_TgxPO5RqHG724bG8ZA&index=15&feature=plcp

http://www.megadriver.com.br/3.0/pt/?page_id=4



Para os fans da Sega ver tbm;

Yuzo Koshiro;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,87385.msg555638.html#msg555638

Interview com o criador do Kega Fusion "Steve Snake";

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,87385.msg557614.html#msg557614




Enjoy!!!!!



Veja tbm;
http://www.megadrive-memories.com/
http://gamehall.uol.com.br/site/a-historia-do-mega-drive/
« Última modificação: 10 de Agosto de 2014, 01:30 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Creto

  • Visitante
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04 64bit
« Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2011, 17:59 »
Parabéns professor Platao,

Assim você faz esse moleque de 40, se lembrar dos bons tempos, o problema que além de não poder contrariar as regras do fórum, não fiquei com nada de cds ou cartuchos impossibilitando a tentativa de emular esses jogos maravilhosos do meu tempo.

T+

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04 64bit
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2011, 14:20 »
Ola, bons tempos esses nao? Em que agente nao se preocupava em pagar as contas e o aluguel no final do mes. ;)
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Creto

  • Visitante
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04 64bit
« Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2011, 11:42 »
Olhando por esse lado, fica mais saudoso esses tempos (kakakakkkk)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04 64bit
« Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2011, 11:39 »
Update

*adicionado como usar o Game-Genie em games.
*adicionado save-states
*adicionado capturas
« Última modificação: 05 de Outubro de 2011, 12:35 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04 64bit
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2011, 00:08 »
*adicionado link com varios codigos de Game-Genie.

« Última modificação: 17 de Outubro de 2011, 16:19 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04 64bit
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2011, 16:20 »
*adicionado Link para a discografia da Banda Mega-Driver
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04 64bit
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2011, 13:36 »
*adicionado PDF do tutorial para compartilhar
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04 64bit
« Resposta #8 Online: 16 de Dezembro de 2011, 11:50 »
*correção na imagem do tutorial
*correção erros de portugues
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04 64bit
« Resposta #9 Online: 13 de Outubro de 2012, 17:32 »
Platao blz?

Eu posso copiar o Fusion na pasta /usr/local/bin/ para que todos usuários do Ubuntu possam ter fácil acesso? E os plugins, posso jogar lá na /usr/local/ também?

Pq ele não tem algum repositório ou .deb, se já está compilado? Pensei ser mais difícil "instalar" ele.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
« Última modificação: 13 de Outubro de 2012, 18:20 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04 64bit
« Resposta #11 Online: 13 de Outubro de 2012, 18:43 »
Mais uma vez obrigado Platao.

Reparei que não estava funcionando as músicas dos jogos de Sega CD. Minhas músicas estão todas em .mp3, fiz um teste com .wav e deu certo, como vc tinha falado no tutorial. Mas o Fusion também roda mp3, dei uma procurada na net e descobri que era só mudar uma linha do Fusion.ini, que está em ".Kega Fusion", na pasta pessoal (no tutorial vc mencionou .kega-fusion, mas aqui o Kega nomeou a pasta sem o traço), no campo libmpg123path eu coloquei o caminho correto da biblioteca, ficou assim:

Citar
libmpg123path=/usr/lib/i386-linux-gnu/libmpg123.so.0

Lembrando q eu uso Ubuntu de 64 bits, para a versão de 32 bits provavelmente o caminho será:

Citar
libmpg123path=/usr/lib/libmpg123.so.0

Depois disso, todos jogos voltaram a ter músicas! Testei com Sonic CD, The Amazing Spider-Man Vs The Kingpin e Snatcher.

Mas não tenho certeza, alguém com ubuntu 32 bits vai ter q confirmar depois.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04 64bit
« Resposta #12 Online: 13 de Outubro de 2012, 19:07 »
Bom, eu fiquei um tempão para descobrir isso, até pedi a sua ajuda Platao, e nem deu tempo de trocarmos ideia direito, consegui resolver sozinho ^^, acabei mandando para o Platao o q tinha feito e acho bom deixar registrado aqui.

Estava tendo problemas para rodar uns jogos de Sega CD junto da trilha sonora, porque eu tinha somente os arquivos do jogo em .bin e .cue. Quando escolhia o jogo (o arquivo com .bin), ele até rodava, mas sem o áudio de CD do jogo (no caso do Lunar the silver star, o jogo travava logo no começo).

Foi necessário eu instalar o bchunk, um programa em linha de comando que converte imagens .bin/.cue em .iso (só procurar na Central de Programas) e o SoundConverter, para converter áudio .wav para .mp3. depois disso, bastou abrir um terminal, ir até a pasta em que o jogo se encontra (usar o comando cd ~/local/do/jogo) e digitar:

Citar
bchunk -w nomedojogo.bin nomedojogo.cue nomedojogo

O programa vai converter o .bin/.cue em .iso e em vários arquivos de áudio, em .wav. Se vc notar, o arquivo .iso ficou com o nome do jogo e uma numeração de faixa de CD, 01. Renomeie o arquivo .iso, de maneira q ele não tenha essa numeração, por exemplo:

Citar
mudar jogolegal01.iso para jogolegal.iso

Depois disso, abra o SoundConverter, vá no menu Edit -> Preferências, selecione "Deletar arquivo original", em "Formato" altere para MP3, em "Bitrate mode" altere para Constante (CBR) e escolha a qualidade do mp3 em "Qualidade" (192 kbps é mais ou menos, eu escolho o Insanely High, 320 kbps). Após essas mudanças, escolha as músicas (dá para selecionar a pasta inteira, mas é necessário q os arquivos .iso, .cue e .bin não estejam na pasta!) e clique em "Converter".

Essa parte de conversão é desnecessária para o Kega Fusion, pois ele também trabalha com wav. Mas é uma boa ideia passar tudo para mp3, pois vai ocupar menos espaço no seu HD. E para quem usa o Gens/GS, outro emulador do mega drive, me parece que ele só aceita audio em mp3, não tive sucesso com o audio em wav.

Pronto! Agora vc está pronto para jogar seu clássico favorito de Sega CD com música!
« Última modificação: 13 de Outubro de 2012, 19:28 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04 64bit
« Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2012, 19:09 »
Platao, sugiro trocar o título por "Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit", as dicas desse tópico deram certas no meu Precise.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04 64bit
« Resposta #14 Online: 13 de Outubro de 2012, 19:36 »
Ola Sergio, na verdade eu estava querendo criar um blog  ou alguma coisa do genero para colocar todos os tutoriais que estao aqui no forum e re-escrevelos com mais detalhes e colocar nesse espaço.

Esses dias eu estava alterando o tutorial do wahcade e nao sei o que ocorreu, provavelmente um erro nao sei se no Firefox ou no forum que acidentalmente apagou estraganado toda a parte 3 do tutorial do wahcade......que deu um certo trabaho para fazer.....mas enfim....fazer o que ne? eheheeh..

Uma coisa curiosa do Sega CD e que vc precisa habilitar o perfect sinc porque alguns games como por exemplo Dracula nao funcionam sem essa opção habilitada travando no inicio da emulação.

Aqui no precise 32bit o path esta ;

libmpg123path=/usr/local/lib/libmpg123.so

Se eu nao estiver enganado a parte do disco faixa 01 e a faixa de dados, as outras sao as musicas. Eu gosto do Kega porque ele e muito preciso na emulação.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2012, 19:47 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997