Erro em Atualização de Kernel

Iniciado por Koroshi, 22 de Agosto de 2011, 08:54

tópico anterior - próximo tópico

Koroshi

Bom dia meus amigos, ontem, não deu pra postar a minha dúvida, mas aqui vai...
3 vezes, foi o número do qual tive que formatar o meu HD, com Ubuntu 11.04... Por que?
O problema é que quando atualizo, quero dizer, baixo as atualizações recomendadas e as de segurança, até ai tudo bem...
Mas, quando reinicio a maquina, trava numa tela preta que na qual seria onde aparece o nome "Ubuntu", do boot loader (onde ficam aquelas 4 bolinhas carregando)...
E para por ai, meu medo é de atualizar de novo, sendo que agora eu dei um "sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade" pelo terminal mesmo, e tá tudo beleza...
Pelo minha opinião, o problema acontece quiando instalo o kernel 2.6.11, já que o 11.04 vem com 2.6.8.

Alguém poderia me auxiliar/ajudar, a resolver essa dependência do 2.6.8?
Porque realmente sei que esses Kernel's, deixam o 11.04 mais rapido...

Agradeço pelas respostas, e tenham uma ótima semana.

eaxgrande

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Paulo Correa

Olá, resolvo isso do seguinte modo quando vez ou outra acontece.

Rodo o Livecd e quando aparece a tela com o teclado e acessibilidade abaixo, pressiono qualquer tecla aparecerá o menu do ubuntu e a opção Iniciar primeiro pelo disco rigido pronto, depois é só sudo update-grub.

fruggerr

Quando ocorre problemas atualização do Kernel passamos a ignorar esse Kernel problemática e usamos a versão anterior que pode ser a estável.

Koroshi

Citação de: eaxgrande online 22 de Agosto de 2011, 17:21
Olá,

Qual é sua placa de vídeo?
nVidia 9500 GT 1Gb GDDR2.
Pentium Dual-Core E5300 2.60GHz
4Gb RAM 667 Mhz
HD Hitachi 500GB - HD SAMSUNG 160 [Ubuntu 11.04 - Kernel 2.6.38]

Koroshi

Já que estamos a falar de kernels, vi ontem uma maneira de fazer o sistema 32 bits reconhecer meus 4GB RAM, instalei de num deu em nada, tela preta sem iniciar o sistema, era o kernel 2.6.38.11-pae, dai vi que também tem essa kernel "pae" na versão 2.6.38.8, e fiquei na dúvida se é exatamente este kernel quem faz magia acontecer.

Alguma sugestão?

Tota

Ola Koroshi

O termo pae vem de => Phisical Address Extension

Existe farta documentação na rede a respeito disto.

A diferença entre um kernel não pae e outro pae reside apenas na implementação dos codigos que permitam acesso à memoria ram em outros endereçamentos.

De nada adiantaria trocar o kernel 2.6.38.11 pelo 2.6.38.11-pae para solucionar o seu caso de "tela preta" uma vez que as implementações de video permeanecem as mesmas.

Seu problema me parece não ser uma questão de kernel, e sim de driver para sua placa de video.

Para isto, o GRUB do GNU/Linux permite que voce passe informações (parâmetros) ao kernel para por exemplo iniciar com um driver de video padra VGA. ( procure aqui no forum e no site do kernel sobre argumentos de instalação )

Com isto voce poderá iniciar o sistema e fazer as alteraçoes necessárias a habilitar seu ambiente grafico.

Lembre que, em todas as vezes que atualizar seu kernel, neste caso onde sua placa não possui drivers já implementados dentro do kernel, será necessário reinstalar estes drivers. ( procure na rede sobre diferenças entre kernel monolitico e kernel modular )

Boa sorte e bons estudos

[]'s

eaxgrande

Olá, Koroshi

Tenho uma placa Nvidia instalada aqui também.

Instalei o driver dessa placa seguindo esse tutorial: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,69789.msg388506.html#msg388506
A cada atualização de kernel é necessário reinstalar/atualizar o driver, senão ocorre exatamente o mesmo problema que você citou.

No nosso caso, estamos com sorte ;D: esse tutorial tem praticamente todas as respostas, inclusive uma solução bastante interessante para automatizar as atualizações de kernel sem que isso cause problemas com o driver de video Nvidia. É um tópico bem grande, mas se você ler com bastante calma, sem pressa mesmo, você vai aprender e solucionar de vez seu problema.

Hoje eu brinco à vontade por aqui, atualizo kernel, reinstalo/atualizo driver, etc... graças às preciosas informações desse tópico.

Sugiro até imprimi-lo, pra que você possa consultá-lo quando estiver trabalhando no modo terminal, com o gdm desativado.

Grande abraço e boa sorte aí :)
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Koroshi

Citação de: eaxgrande online 24 de Agosto de 2011, 12:16
Olá, Koroshi

Tenho uma placa Nvidia instalada aqui também.

Instalei o driver dessa placa seguindo esse tutorial: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,69789.msg388506.html#msg388506
A cada atualização de kernel é necessário reinstalar/atualizar o driver, senão ocorre exatamente o mesmo problema que você citou.

No nosso caso, estamos com sorte ;D: esse tutorial tem praticamente todas as respostas, inclusive uma solução bastante interessante para automatizar as atualizações de kernel sem que isso cause problemas com o driver de video Nvidia. É um tópico bem grande, mas se você ler com bastante calma, sem pressa mesmo, você vai aprender e solucionar de vez seu problema.

Hoje eu brinco à vontade por aqui, atualizo kernel, reinstalo/atualizo driver, etc... graças às preciosas informações desse tópico.

Sugiro até imprimi-lo, pra que você possa consultá-lo quando estiver trabalhando no modo terminal, com o gdm desativado.

Grande abraço e boa sorte aí :)
Obrigado as respostas, porém amigo o problema não é o caso de instalar o driver.
Esta parte eu até me dei bem em aprender rapidamente, mas como eu vou poder reinstalar o driver nvidia, sendo que o sistema não carrega.
Ou, seria o caso de carregar o sistema no kernel antigo (cujo roda com o driver da placa de video) e remover o driver, reinstalar o nouveau e logo dar "reboot"...
Carregando o sistema com o novo kernel e dai reinstalar o driver de video!? Qual seria o caso.

Novamente, muito obrigado.

eaxgrande

Olá, Koroshi

Se na sua tela do grub ainda aparece a versão antiga do kernel, pode selecioná-lo e dar o boot normalmente.

Você poderia continuar usando assim indefinidamente. O problema é que toda vez que ocorrer uma atualização de kernel, você vai precisar reinstalar o driver Nvidia, e/ou aproveitar a ocasião para atualizar o driver também.

O que funcionou pra mim foi carregar o kernel novo em modo terminal (já no boot), desinstalar por ele qualquer coisa relacionada com modo gráfico e seguir as instruções de instalação do driver relacionadas no tópico (ainda em modo terminal).

Já tentei esse negócio de reinstalar o nouveau pra trabalhar com o kernel mais novo. Cara, dá muito mais dor de cabeça.

E depois que você tiver conseguido fazer o driver Nvidia rodar com o novo kernel, é possível encontrar no tópico duas formas de automatizar essa atualização kernel x driver no futuro, sem que dê todos esses problemas.

A cada nova atualização de kernel, seu driver já "apontaria" para o kernel novo e o modo gráfico já estaria funcionando sempre.
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal