pacote quebrado

Iniciado por ccan, 22 de Julho de 2011, 21:02

tópico anterior - próximo tópico

ccan

eu estava atualizando o sistema (via synaptic) quando caiu a energia elétrica, quando religuei tudo deu certo, exceto pelo fato de haver mensagem de pacote quebrado, tentei as receitas dadas neste forum, mas vejam o resultado:
~$ sudo dpkg --configure -a
dpkg: erro de interpretação, no arquivo '/var/lib/dpkg/status' próximo à linha 6968:
nome de pacote inválido ([/font]

verificando no synaptic acusa o pacote libmono-system-data2.0-cil como pacote quebrado.

como posso resolver isto? Agradeço, desde já a ajuda dada.

platao

O comando e para ser copiado e colado inteiro no seu terminal.

sudo rm /var/lib/apt/lists/* ; sudo rm /var/lib/apt/lists/partial/* ; sudo apt-get clean ; sudo apt-get -f install ; sudo apt-get update
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

ccan

Infelizmente não deu certo. O problema continua. Ainda acusa ca presença de pacote quebrado, o pior é que isto bloqueia qualquer uso do synaptic.

Tota

Ola

Citardpkg: erro de interpretação, no arquivo '/var/lib/dpkg/status' próximo à linha 6968:
nome de pacote inválido ([/font]

Entre em terminal e digite:sudo gedit /var/lib/dpkg/status

Procure perto da linha 6968 ( em ordem crescente) uma entrada para => ([/font]

remova ela, salve e tente sudo apt-get update

poste o resultado

[]'s

ccan

Ola. Eu já tinha tentado isto antes, mas ao abrir o gedit deste modo dá a seguinte mensagem: Não foi possível abrir o arquivo /var/lib/dpkg/status. O gedit não conseguiu detectar a codificação de caracteres.
Por favor, verifique que você não está tentando abrir um arquivo binário.
Selecione uma codificação de caracteres do menu e tente novamente.

ccan

Tota: me desculpe, tentei de novo, desta vez procurando direito, mas, após salvar e implementar o up-date, deu a seguinte mensagem: Baixados 2791kB em 38s (71,8kB/s)                                             
Lendo listas de pacotes... Erro!
E: Encountered a section with no Package: header
E: Problem with MergeList /var/lib/dpkg/status
E: As listas de pacotes ou os arquivos de estado não puderam ser analisados ou abertos.

Tota

Ola

entre em terminal e digite

sudo su

depoiscd /var/lib/dpkg

em seguida ls

procure pelo arquivo => status

Se existir, digitecp status status.antigo e a seguir rm status

ls

procure pelo arquivo status-old. Se ele existir use cp status-old status

apt-get update

apt-get upgrade

( aceite as atualizações para recriar o arquivo status )

Reporte erros se houverem.

Caso tudo se resolva, retorne à pasta e remova o arquivo => status.antigo

rm /var/lib/dpkg/status.antigo

[]'s

ccan

Parabéns Tota. Acertou na mosca. Problema resolvido.

ccan

Tota:
Boa noite. Lamento a demora em responder o teu e-mail, mas estava viajando. Felizmente continua ok, não ficou instável, já instalei outros pacotes, até agora está muito bom, meu único senão é uma mensagem sobre o monitor que aparece quando eu ligo, mas funciona normal após isto.

Caseoli

Olá ccan,

Se o seu problema foi resolvido, então modifica o seu primeiro post colocando o ícone de "Solucionado".

Valeu!

Caseoli