Remastersys - como alterar a Tela de boot do liveCD.

Iniciado por Willdeglan, 12 de Agosto de 2011, 12:06

tópico anterior - próximo tópico

eaxgrande

Olá, cesar.

Tem uma coisa estranha acontecendo aqui: não consigo visualizar o arquivo remastersys-gui em /usr/bin pelo terminal, mesmo como root. É assim mesmo?!

No entanto, quando uso gksudo nautilus /usr/bin no terminal, ele aparece, junto com um monte de outros arquivos parecidos (script shell)

Na hora de editar o atalho do remastersys, consigo fazer com que ele navegue até a localização /usr/bin/remastersys-gui, mas ao clicar no ícone do menu, dá a seguinte mensagem:
[Erro. Não foi possível iniciar "Remastersys Backup" Falha ao executar processo filho "/usr/bin/remastersys-gui" (Arquivo ou diretório não encontrado) ]

O que será isso?

Detalhe: remomeei o arquivo remastersys-gui original para remastersys-gui-old. O arquivo remastersys-gui-pt renomeei para remastersys-gui
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

eaxgrande

Novo detalhe: o arquivo antigo (remastersys-gui-old) ao ser renomeado como remastersys-gui novamente volta a funcionar normalmente, só que em inglês.
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

cesargcomp

Tenta o seguinte (no arquivo traduzido, supondo que você já renomeou para remastersys-gui):
- Abra um terminal e digite assim:
sudo chmod +x /etc/remastersys-gui

Tente após isso, no terminal ainda, executá-lo:
sudo remastersys-gui
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

eaxgrande

Feito! http://imageshack.us/photo/my-images/718/imagemremastersys.jpg/

Apenas para registrar alguns detalhes:

- Tive que redimensionar a imagem que usei no Gimp, exatamente para o tamanho da imagem splash.png original (640x480 pixels) Quando não fazia isso a imagem saia cortada.

- O tal arquivo splash.png original (aquele do rosto) tem aproximadamente 144 kb. A imagem que usei está com mais de 250 kb. Suponho nesse caso que o mais importante esteja sendo o dimensionamento em pixel. As primeiras imagens que usei tinham mais de 1,5 mb, nas dimensões de 1600x1000! Não testei, mas acredito que se for possível usar uma imagem mais pesada no tamanho 640x480 também acabe funcionando...

- Mesclei o arquivo isolinux.cfg.vesamenu original com aquele traduzido e disponibilizado pelo cesargcomp, pra chegar num resultado com mais opções (é..., só pra brincar...)

- A tradução do arquivo remastersys-gui ficou perfeita... dá até gosto, he, he...

- As recomendações do cesargcomp aqui

Citação de: cesargcomp online 26 de Agosto de 2011, 14:47
Tenta o seguinte (no arquivo traduzido, supondo que você já renomeou para remastersys-gui):
- Abra um terminal e digite assim:
sudo chmod +x /etc/remastersys-gui

Tente após isso, no terminal ainda, executá-lo:
sudo remastersys-gui

serviram para eu entender melhor sobre permissões de execução, inclusive para o atalho do menu onde estava faltando o "gksu":
Citargksu /usr/bin/remastersys-gui-pt
No entanto, tive que usar a denominação "remastersys-gui-pt" , pois mesmo usando o chmod +x voltava a mensagem de erro:
CitarErro. Não foi possível iniciar "Remastersys Backup" Falha ao executar processo filho "/usr/bin/remastersys-gui" (Arquivo ou diretório não encontrado)
Por algum motivo desconhecido e estranho o Ubuntu se recusa a reconhecer o caminho "/usr/bin/remastersys-gui". Cheguei a mudar o arquivo de dono várias vezes, com o comando chown alternando com permissão completa de acesso e execução com o chmod e nada...
Nem consigo imaginar o que possa ser isso, já que quando uso o caminho "/usr/bin/remastersys-gui-pt", faço qualquer coisa que eu quiser...

- Último detalhe: não havia remastersys-gui em /etc. Mas isso não foi necessário.

Pra finalizar minha participação nesse tópico: faço um agradecimento público ao cesargcomp por ter compartilhado seus conhecimentos conosco. Pessoal, fiquei muito contente com o resultado final e por ter aprendido mais uma coisa legal.

Um grande abraço a todos e bom fim de semana!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

cesargcomp

eaxgrande, fico muito agradecido por suas palavras e saiba que me deixa muito feliz ver que conseguiu. O menu do seu LiveCD ficou muito bom!!!! Espero sempre poder colaborar.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

eaxgrande

Valeu, amigo!

Conte comigo sempre, também!

Abração, cara!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

augustoschwartz

Instale o Gmount ISO
# aptitude install isomaster
Acesse pelo menu de aplicações.

No meu caso:
Aplicações > Multimídia > ISO MASTER

Acesse a pasta onde o Remastersys criou a ISO.

No meu caso:
/home/remastersys/minhaiso.iso

Com o ISO MASTER aberto acesse a sua ISO
Dentro da imagem acesse a pasta /isolinux
Os arquivos da tela de boot estão aqui.

DICA: Extraia os arquivos um a um para um local do seu computador e faça as alterações que quiser.
Não utilize "ç e acentuação".

Quando for devolvê-los exclua um a um e realize a adição atenciosamente.
Respeite as dimensões e extensão da imagem splash.png

Antes de gravar teste em uma máquina virtual.

Seja feliz.
Augusto Schwartz

eaxgrande

Olá

Se entendí bem, esse programa serve para editar a iso que foi criada pelo Remastersys.

Essa seria uma forma de personalizar não o Remastersys, mas cada .iso gerada por ele, de forma independente...

É isso mesmo?
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

augustoschwartz

Isso mesmo. O ISO MASTER pode editar qualquer iso criada.
Assim você pode utilizar o Remastersys para criar o seu sistema, depois acessa a iso e altera detalhes como a tela de boot, as opções de inicialização, etc..
Augusto Schwartz

eaxgrande

Obrigado.

Vou testar aqui (assim que possível)
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal