Como instalar wine do repositório ubuntu em /opt, ao invés de na /home/usuário?

Iniciado por eaxgrande, 23 de Outubro de 2011, 20:01

tópico anterior - próximo tópico

eaxgrande

Olá, caros amigos.

Estou tendo algumas ideias pra testar no wine.

Mas pra isso, eu precisava instalar a versão do repositório ubuntu (mais estável) em /opt.

Como é que eu faço?

Obrigado!

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

eaxgrande

Olá, pessoal!

Já descobrí como faz, he,he,he

Volto a postar os resultados assim que ficar pronto.

Abraço!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

eaxgrande

Caro mafilipov,

Por diversos motivos, tive que dar uma parada com minhas "brincadeiras" no Ubuntu.

Estou estudando pra concurso no momento e tive que dar um tempo. Tenho visitado pouco o fórum e parei até de estudar o guia foca (que eu já vinha estudando a passo de tartaruga, por falta de tempo)

Não descobrí um modo de instalar o wine direto em /opt. Na verdade, o que eu ia testar aqui era recortar a pasta .wine que já tenho em /home/eaxgrande, colá-la em /opt e usar links simbólicos apontando pra ela, a partir da minha /home e em /etc/skel para novos usuários.

Outra coisa que fiquei de testar também foi a mudança da localização do "C:" do wine, alterando os links em /home/eaxgrande/.wine/dosdevices.

Meu objetivo inicial era disponibilizar o uso do wine pra todos os usuários da minha máquina, a tal ponto que até os aplicativos rodados por ele pudessem ser acessados de um só local, para todos.

Por exemplo, independente de qual usuário estivesse logado na máquina, ao se acessar o jogo Need for Speed, todos os perfis dos jogadores registrados no jogo estariam disponíveis a todos os usuários da máquina, ao mesmo tempo.

Resumindo, se eu estivesse logado na máquina (usuário eaxgrande) e meu filho quisesse jogar esse jogo, ele não dependeria de logar também (usuário victor) ou esperar eu deslogar, já que estaríamos compartilhando o mesmo aplicativo realmente.

No entanto, como eu disse, estou completamente sem tempo no momento.

Além disso, desconfio que isso possa se constituir em um risco à segurança, levando em conta que o wine pode rodar vírus...

Sendo assim, me desculpe de não poder ajudar. :-[

Abraço!

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal