Problemas com o Gedit Codificação

Iniciado por floating, 26 de Julho de 2006, 12:14

tópico anterior - próximo tópico

floating

Olá pessoal, muitos aqui devem programar, e muitos em PHP assim como eu, bom eu estou com um problema...
estou em um projeto que já iniciou com a codificação ISO8859-1 e quando crio páginas no Gedit ele sempre tenta salvar como UTF-8 e se salvar como tal os acentos ficam inválidos.
Já instalei o Quanta, Bluefish e o Jedit em todos configurei a codificação para ISO8859-1 mas ele SEMPRE salva em UTF-8.
Já tentei mudar a codificação do Ubuntu e além de não funcionar li que outros aplicativos precisam que o Ubuntu use a codificação UTF-8.
O fato é, tem alguma maneira de fazer com que o Ubuntu salve os arquivos em ISO8859-1 ou ISO8859-15, por default??

Bom... se alguém puder ajudar agradeceria.

Abraço a todos!

Aclébson Silva

ps. Estou com 5 cd's originais do Ubuntu 6 em casa, se alguém quiser me mande email, por favor.
aclebson@gmail.com
ATHLON-XP 2.8; 1GB RAM; ASUS A7V600X; 80GB SATA (Maxtor); 40GB ATA (Samsung); GEFORCE 128MB (FX-5200); GENIUS 5.1;

Lamego

floating,
abre um terminal.
Primeiro tem que dar um comando para que seja gerado o map de códigos para o ISO.
No meu caso o ISO8859-1 com euro é pt_PT@euro, pode ver a lista em /usr/share/i18n/SUPPORTED .
sudo locale-gen pt_PT@euro
Depois altera o arquivo /etc/environment .
LANG=pt_PT@euro
Reinicia o sistema e deve ficar tudo certo :)
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

floating

Obrigado Lamego mas não está funcionando, quando digito no terminal:
eopen02@ubuntu02:~$ sudo locale-gen pt_BR ISO-8859-1

acontece:
Generating locales...
  pt_BR.UTF-8... done
  en_US.UTF-8... done
Generation complete.
eopen02@ubuntu02:~$

Ele não gera o ISO e continua como UTF sendo padrão
=[

O que pode ser??
ATHLON-XP 2.8; 1GB RAM; ASUS A7V600X; 80GB SATA (Maxtor); 40GB ATA (Samsung); GEFORCE 128MB (FX-5200); GENIUS 5.1;