Dúvidas sobre Wine

Iniciado por rmcomics, 31 de Julho de 2006, 11:07

tópico anterior - próximo tópico

rmcomics

Olá mais uma vez pessoal.
Sou novatíssimo em Linux. Instalei o ubuntu 6.06 aqui e depois instalei o wine.

Executei o wine e ele gerou as pastas para rodar aplicativos do windows.

Agora vem 2 poréns:
1. Não acho a pasta do Wine de maneira alguma, o localizador de arquivos do linux só acha arquivos e não pastas, alguém pode me dar uma luz de qual a pasta padrão que o wine fica instalado?

2. Da última vez que eu o tinha instalado, não consegui localizar o arquivo Config, pois eu preciso editar ele pois quero rodar aplicações do Visual Fox Pro 6 e 8 no meu ubuntu. Tem um tutorial em espanhol que explica como fazer, porém, numa versão antiga do Linux. Se puder postar o link aqui me avisem que eu posto.

Obrigado mais uma vez.

agente100gelo

Diretório do Wine é .wine (oculto)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

rmcomics

Mas qual o caminho?
\etc\alguma coisa?

Ou é só digitar .wine em algum lugar para entrar?

Sou extremamente leigo em Linux, desculpem mesmo, estou tentando aprender, mas estou meio sem tempo.

agente100gelo

Vamos lá.

No Menu Locais, abra Pasta Pessoal. Abrirá sua pasta pessoal (seus documentos). No menu Ver tem a opção "Exibir Arquivos Ocultos" (ou control + H). Sua pasta .wine (bem como todas pastas de configurações pessoais dos programas que utiliza) ficam na sua pasta pessoal na forma de pastas ocultas, começando com ponto.

Sua pasta estará em /home/nomeDoUsuario/.wine

rmcomics

Muitíssimo obrigado pela paciência. :D

Você sabe em qual arquivo mudo aqueles Dll Overides? Eu ouvi falar que é diferente dos wines antigos esse novo Wine.

agente100gelo

rmcomics

O tutorial é defasado.
Não acreditei, eu usava uma versão MUITO antiga mesmo do Wine, rodei a instalação do sistema aqui e FUNCIONOU! Instalou, registrou dlls e tudo mais.

Só ficou um probleminha.

Nosso sistema é Modular, tipo, tem um EXE e o que faz a diferença são os arquivos .app (tipo dlls próprias do Fox).

Então por exemplo, vou executar o Loja.exe que vai abrir o programa da loja, mas ele precisa abrir o Vendas.app e o Orçamento.app apra entrar na tela. Os arquivos ficam na mesma pasta do executável, porém, como o sistema não os encontra, avisa que não foi possível localizar tais arquivos. No windows ele localiza normalmente por estarem na mesma pasta e o "path" do sistema aponta para ela.

Alguém sabe alguma maneira de fazer isso funcionar também assim ou não tem jeito, terei que tentar pedir para compilarem o programa todo somente num arquivo .exe?

Muito obrigado.

agente100gelo

Como vc está chamando o executável?

Crie um arquivo programa.sh como seguinte conteúdo:

#!/bin/bash
cd ~/wine/drive_c/Arquivos\ de\ programas/diretorio/
wine programa.exe

Onde "diretorio" é o diretório :) e programa.exe o nome do programa. Clique com o botão direito e marque as opções de execução.

rmcomics

A principio, muito obrigado, o programa agora funcionou!

Desculpe a demora para responder.

Só tem mais um porém.
Eu executo o programa em Tela inteira no Fox, então eu por exemplo não consigo visualizar as partes da tela inteira, mas se eu entro no Novo produto (usando a tecla de atalho, já que não consigo ver nada) ele abre a janela menor com todos os dados e me permite o cadastro do mesmo.

Você tem alguma idéia do que possa me ajudar com isso?

Obrigado.

agente100gelo

Tem dois utilitários que mexem na configuração do wine: winetools e winesetuptk. Tente eles.

rmcomics

Eu tento instalar o Winetools e ele diz que não existe tal aplicativo.
Tento o WineSetupTk e ele diz que o pacote Wine substitui ele e não instala.

Se tento os 2 comandos também no Terminal, nenhum dos 2 faz nada.

O que estou fazendo de errado?
Desculpe não saber o que estou fazendo, mas é que sou novato em Linux, e mesmo passando por algumas dificuldades estou gostando muito dele.

Obrigado desde já.

agente100gelo

CitarDesculpe não saber o que estou fazendo, mas é que sou novato em Linux, e mesmo passando por algumas dificuldades estou gostando muito dele.

Vc tá tendo mais sorte do que eu...
Num projeto que estou trabalhando não consigo rodar um aplicativo em Delphi para poder migrar algumas estações pra Linux :(

Tenta instalar os repositórios do Wine
http://www.winehq.com/site/download-deb