[Resolvido] Instalar o Ubuntu 11.04 em Dual Boot com o Windows XP

Iniciado por izakee, 29 de Julho de 2011, 14:43

tópico anterior - próximo tópico

izakee

Boa tarde galera! Seguinte, simplesmente ouvi falar muito bem do Linux e resolvi deixar de lado meu Windows XP.
Bom, me foi recomendado usar o Ubuntu 11.04 por ser de fácil uso para usuários iniciantes então deixei baixando lá em casa.
Minha dúvida é a seguinte. Tenho um HD de 160GB. 50GB para o Windows e o resto pra minha partição de arquivos.
Como eu quero instalar o Linux em dual boot, pensei em deixar 40 GB pro Windows, 40 pro Linux e o resto pra arquivos.
Até aí tudo bem, agora eu quero saber como eu instalo o Linux em Dual Boot com meu Windows XP.
Tem algum tutorial? o que eu devo fazer? Grato.
Thermaltake V3 / ASUS M5A78L-M LX / Phenom II X4 945 @3.000 / 6GB Kingston 1333 / EVGA GTX 550Ti

Cálcio

izakee, a instalação do Ubuntu é tão fácil quanto a do Windows. A parte q mais embola msm é na hora de criar a partição, pois quem usa windows está acostumado com C:, D: etc...

As primeiras dicas q te dou é fazer aquela limpeza costumeira de registros, temporários, cache de updates e claro desfragmentar seu disco.
Oq vc ñ deixou bem claro é se seu disco está praticionado. (pelo q entendi está). baseado nisso aconselho deixar esses 40GB pro Win como ja está e reparticiona a partição de dados. Mas ñ precisa deixar 40GB, para a instalação uns 10GB são suficientes (a instalação ñ chega a 5GB).

Faça backup dos seus dados (mnt recomendado)

No caso do Linux vc vai particionar assim:

10000 (10GB) tipo ext4 e ponto de montagem como "/" (equivalente ao C:)
Como já tem uma partoção de dados, pode aproveita-la para colocar seus arquivos do Linux lá também.

Existe também vários vídeos no Youtube sobre isso, vale dar uma procurada lá também.

izakee

Tá, entendi. Tenho uma outra dúvida. Meu HD está assim C: 50GB para windows e o resto para a partição D:
Pretendo diminuir o tamanho do C: para 40GB e retirar 20GB da partição D: , deixando assim 30GB para a partição do Linux.
Até ae tudo bem, eu vou fazer isso com o Partition Magic.
Agora, a partição do Linux tem que ser em qual formato? ou eu não preciso fazer partição e deixar apenas esse espaço livre para fazer na hora da instalação?
Thermaltake V3 / ASUS M5A78L-M LX / Phenom II X4 945 @3.000 / 6GB Kingston 1333 / EVGA GTX 550Ti

Paulo Correa

Citação de: izakee online 29 de Julho de 2011, 15:34
Tá, entendi. Tenho uma outra dúvida. Meu HD está assim C: 50GB para windows e o resto para a partição D:
Pretendo diminuir o tamanho do C: para 40GB e retirar 20GB da partição D: , deixando assim 30GB para a partição do Linux.
Até ae tudo bem, eu vou fazer isso com o Partition Magic.
Agora, a partição do Linux tem que ser em qual formato? ou eu não preciso fazer partição e deixar apenas esse espaço livre para fazer na hora da instalação?
Citação de: Cálcio online 29 de Julho de 2011, 15:09
10000 (10GB) tipo ext4 e ponto de montagem como "/" (equivalente ao C:)
Como já tem uma partoção de dados, pode aproveita-la para colocar seus arquivos do Linux lá também.

Existe também vários vídeos no Youtube sobre isso, vale dar uma procurada lá também.

izakee

A cada minuto que passa eu fico mais encantado pelo Ubuntu, no momento o programa tá instalando o sistema operacional e eu tô navegando na internet enquanto instala.
Não precisei instalar nenhum driver de nada. LOL
Por minha parte o tópico já pode ser fechado, grato pela atenção

Paulo Correa

izakee o seu tópico não será fechado por nenhum moderador a não ser que ele estivesse fora das regras do mesmo.

Você mesmo pode dar seu tópico como solucionado assistindo o vídeo do Tota==>==>>Como solucionar um tópico no fórum

Editando sempre a primeira mensagem do seu tópico.

T+