Grub sumiu, como recuperar ? [+Quase resolvido]

Iniciado por VictorDSoBom, 18 de Abril de 2011, 16:54

tópico anterior - próximo tópico

VictorDSoBom

O HD do notebook está dividido em 4 partições.
Nessa ordem:
Partição 1: Windows 75GB (Primária)
Partição 2: Mac OS X 50GB (Primária)
Partição 3: Swap 300MB (Lógica)
Partição 4: Ubuntu 125GB (Lógica)

Instalei primeiro o Ubuntu, depois o Windows e ontem o Mac.

O problema veio logo após instalar o Mac, ele está funcionando normalmente e instalou uma Grub própria (que fez a do Ubuntu sumir) e nela só reconhece o Windows e o próprio Mac, o Ubuntu sumiu. ???

Como faço para entrar no Ubuntu e atualizar a Grub ?

Eu não tenho o CD, mas tenho um HD com o a imagem do LiveCD e funciona como o LiveCD, já testei algumas soluções como ir no terminal, Grub -> Find /boot/grub/stage1 mas não acha nada.

Tentei instalar Grub2 pelo Synaptic e ele já deu a opção para selecionar as partições para montar a grub mas não conseguiu, talvez pelo fato de eu estar usando pelo HD Externo ?

Já tentei N soluções, mas nenhuma deu certo.

VictorDSoBom

É, não demorou muito para eu resolver :P

Preferi criar este post ao invés de apagar o tópico, para caso alguém fique na mesma situação que eu.

Eu instalei o Ubuntu de novo no HD, ele criou uma partição de 3GB com o Ubuntu, e configurou tudo para mim da grub.

Reiniciei o Notebook, entrei na partição do Ubuntu Original, e nela apaguei o Ubuntu novo que instalei, dei update-grub, e está tudo resolvido.

Só tenho uma pequena dúvida, essa partição lógica extra de 3GB, tem como mesclar ela com a outra do Ubuntu original e voltar a ser 125GB ao invés de 122GB ?

VictorDSoBom

Me precipetei ao dizer que estava tudo resolvido... :P

Ao apagar a partição ele não entrou mais na grub, e ia para grub rescue>

Então reinstalei e deixei do jeito que estva.

Estou com dois Ubuntus, alguém sabe como tirar o antigo e voltar à Grub antiga ? E tbm mesclar as partições ?

jomafras

Para resolver de vez deleta as duas partições e cria uma única de 125 gb.
Agora instala de novo o Ubuntu.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

VictorDSoBom

Citação de: pintinho online 18 de Abril de 2011, 19:21
O problema é fazer bkp de todos os arquivos, é inviável para mim no momento... Mas se for o jeito espero até eu conseguir um HD externo para resolver de vez.

jomafras

Citação de: VictorDSoBom online 18 de Abril de 2011, 20:00
Citação de: pintinho online 18 de Abril de 2011, 19:21
O problema é fazer bkp de todos os arquivos, é inviável para mim no momento... Mas se for o jeito espero até eu conseguir um HD externo para resolver de vez.

Nesse caso vc pode criar uma partição lógica, NTFS, nesse espaço de 125 gb e fazer bkp dos seus dados pessoais do Ubuntu.
Essa partição serve também para dados do Windows.
Para instalar o Ubuntu 15 gb são mais que suficientes (se quiser use 20 gb).

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

aniceto

Olá, o que faltou no inicio, foi vc não ter instalado na mbr (grub-install /dev/sda), quando vc fez update-grub ele atualizou o grub.cfg, mas na mbr estava direcionado pra procurar o grub.cfg da outra partição
vc também pode fazer o seguinte, sem ter que reinstalar na partição que lhe interessa
1-va até a partição que contém o ubuntu que vc deseja que permaneça,
2-digite num terminal sudo fdisk -l, isto serve para mostrar como o seu hd é visto pelo sistema
3-digite: sudo update-grub, com isso ele vai buscar os sistema operacionais disponíveis e vai atualizar o arquivo /boot/grub/grub.cfg,
4-e depois sudo grub-install /dev/sda, se o seu hd for visto como sda1, sda2 etc. na saída do fdisk.
5-agora você pode formatar esta partição de 3 gb, incoporar ou fazer o que quizer.
6-após a formatação, de novo num terminal sudo update-grub, com o isso o sistema vai retirar da lista o que vocẽ apagou. Não precisa, do grub-install.
Aniceto