PC Barato e Linux

Iniciado por Redwall3D, 27 de Março de 2011, 16:29

tópico anterior - próximo tópico

Redwall3D

Boas para todos:
Eu não sou exatamente um iniciante mas talvez o tópico fique interessante. Sempre gostei de PC de boa marca, mas estou a fim de zoar. Tenho meu note Dell com Ubuntu, minha esposa uma Acer e meus desktops sempre foram com mother e processador Intel, DVD e HD Samsung, memoria Kingston, ou seja, tudo tem alguma marca relativamente decente. Assim, duravam 3, 4, 5 anos, Mas agora moro no litoral e a maresia não deixa os desktops durarem mais de 2 anos e, então, é investimento no ralo. Então, pensei que seria um teste interessante trocar os desktops a cada 2 anos e usar essas marcas nacionais que eu chamo "meia-boca" (não se ofendam):aquelas que a gente costuma saber Não vou botar marcas como as outras que eu tinha escrito na lista pq tem gente que vira bixo (não sei pq). O desktop não é meu PC principal então nao precisa ser grande coisa. Tem uma empresa, por exemplo, tem a linha com Linux (ponto pra eles)! Alguem tem opinião sobre essas marcas? ---- PS: O plano B é trocar placa-mãe, processador e memória a cada 2 anos. Que tal?

Alex@ndre

Olá, na minha opinião que toshiba não é uma má marca, e acho que estas equivocado, a marca em questão não é brasileira.
Bom fim de semana.

jkmsjq

Você fará uso desse computador para qual finalidade?
A partir dessa informação fica mais fácil dar uma opinião se vale a pena ou não fazer da forma que você pretende.

LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Redwall3D

Eu não disse que Toshiba é marca ruim (a TV deles é uma das melhores)... Quanto ao uso, no meu caso é bem basico, internet (Firefox 4, ficou muito bom), Open Office (ou Libre Office) e PDF, fotos e imagens (GIMP/Inkscape), VLC, vou ligar no monitor de 24" e multifuncional EPSON..... coisas assim. Mas vamos pensar um pouco no usuário básico e incluir aMSN, Youtube, Facebook, Orkut, etc... A questão de jogos é a única complicação para o usuário iniciante (eu gosto do Assault Cube) mas no desktop vou deixar de fora. É por aí.

Adriano R.N.

Camarada, se marcas renomadas duram 2 anos, sua ideia não me parace a mais razoável, afinal as marcas que você julga inferior durarão bem menos e os preços não são tão inferiores assim.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Redwall3D

Continuando:
Fabio, não é minha intenção ofender ninguém e como tal peço desculpas, mas minha opinião é que existem marcas de primeira linha (aquelas que trabalham somente na area de hardware e até no software) e se esforçam para oferecer produtos com um controle de qualidade confiável (não quero dizer que são perfeitos pq ninguém é). A segunda linha são aquelas que produzem eletroeletrônicos e resolvem entrar no ramo de informática produzindo computador da mesma forma que produz geladeira, fogão, microondas, etc... São bons mas não é a mesma coisa. E existem as que estão começando no mercado com produtos mais baratos por diversos motivos, inclusive usando componentes de qualidade inferior. Vou deixar a categoria Xing Ling de fora deste comentário (lol). Se alguém acha que isto não existe e que todas as marcas são iguais, me avise... Mas se concorda, me avise também! ;D

abdo

Citação de: Redwall3D online 27 de Março de 2011, 18:50
Continuando:
Fabio, não é minha intenção ofender ninguém e como tal peço desculpas, mas minha opinião é que existem marcas de primeira linha (aquelas que trabalham somente na area de hardware e até no software) e se esforçam para oferecer produtos com um controle de qualidade confiável (não quero dizer que são perfeitos pq ninguém é). A segunda linha são aquelas que produzem eletroeletrônicos e resolvem entrar no ramo de informática produzindo computador da mesma forma que produz geladeira, fogão, microondas, etc... São bons mas não é a mesma coisa. E existem as que estão começando no mercado com produtos mais baratos por diversos motivos, inclusive usando componentes de qualidade inferior. Vou deixar a categoria Xing Ling de fora deste comentário (lol). Se alguém acha que isto não existe e que todas as marcas são iguais, me avise... Mas se concorda, me avise também! ;D

redwall - realmente existem marcas que são tops de linha por usarem tecnologia de ponta ou pelo menos as mais atuais e outras que tem qualidade mas usam tecnologia mais antigas, outras optam por usar configurações mais modestas em termos de memória, placas de video e processadores, isto é óbvio.

o que acontece com os consumidores brasileiros de um modo geral é que eles querem ter sempre o top de linha nunca se preocupando com as reais necessidades deles, assim os equipamentos mais modesto ou com tecnologia menos atualizada são considerados ruins, fracos etc...

é como o cara que compra uma moto 1000cc para ir a praia [na sua própria cidade, quando não no próprio bairro] no fim de semana.

no meu caso tenho um netbook positivo com 1gb de ram/160gb de hd/atom 1.6ghz
que é suficiente para as atividades que faço, como digitar textos, editar fotos com gim/inkscape e editar sites em html com o composer/seamonkey.

se esta maquina me supre as necessidades para que gastar para ter um top de linha para executar as mesmas tarefas?
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Redwall3D

Muito bom abdo, boa concepção. Estou seguindo a mesma ideia de algo mais light ao inves do top de linha "hiper-ultra-mega". É por isso que não gostei do Vista (eu usava WIndows desde o 3.11), botaram tanta tralha naquilo que eu vi que no fim eu usava uns 5%, o resto era bobagem. O Ubuntu é muito mais simples, limpo, lógico e fácil. A gente vai ficando velho e a tendencia é simplificar.... rsrsrs. Valeu!

jkmsjq

Retomando a dúvida do seu tópico, sugiro você fazer atualizações no seu computador com uma plataforma AMD.

Faria essa atualização de hardware sugiro:

AMD ATLHON II X3 450 - R$186,20
ASUS M4N68T-M LE - R$R$152,00
Memória Kingston 2GB DDR3 1333Mhz - R$R$71,25
Fonte Antec NEO ECO 400C - R$125,40

Ou se preferir:
Asus M4N68T-M LE / 142 reais
https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=20662
Processador AMD Athlon II 250 / 134 reais
https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=20496
Disco rígido Samsung HD502HJ / 100 reais
https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=22656
Fonte Antec NEO ECO 400C / 125 reais
https://www.guerradigital.net/fontes/antec/fonte-antec-neo-eco-400c-400w-certificado-80-plus-pfc-ativo-neo-eco-400c.html
Memória RAM Kingston KVR1333D3N9/2G / 67 reais
https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=13097
Placa de vídeo XFX 455X-YAF2 / 103 reais
https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=13097

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

platao

Citação de: abdo online 27 de Março de 2011, 21:24
Continuando:

redwall - realmente existem marcas que são tops de linha por usarem tecnologia de ponta ou pelo menos as mais atuais e outras que tem qualidade mas usam tecnologia mais antigas, outras optam por usar configurações mais modestas em termos de memória, placas de video e processadores, isto é óbvio.

o que acontece com os consumidores brasileiros de um modo geral é que eles querem ter sempre o top de linha nunca se preocupando com as reais necessidades deles, assim os equipamentos mais modesto ou com tecnologia menos atualizada são considerados ruins, fracos etc...

é como o cara que compra uma moto 1000cc para ir a praia [na sua própria cidade, quando não no próprio bairro] no fim de semana.

que é suficiente para as atividades que faço, como digitar textos, editar fotos com gim/inkscape e editar sites em html com o composer/seamonkey.

se esta maquina me supre as necessidades para que gastar para ter um top de linha para executar as mesmas tarefas?
abcs
abdo

Isso me fez lembrar de um documentario interessante, aqui tem um trecho, mas vcs podem assistir o conteudo completo no tube mesmo, vale refletir sobre as marcas e como as coisas se tornam cada vez mais cedo ultrapassadas, unuteis e o porque desse ciclo de coisas.

http://www.youtube.com/watch?v=FYPtQ4fwpJ4
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

fabiorumor

Continuando:

Concordo totalmente contigo, só disse por causa de teres dito os nomes das marcas, que ao meu ver não é muito aconselhável.
Grande abraço.

fabiorumor

Citação de: platao online 27 de Março de 2011, 22:38
Citação de: abdo online 27 de Março de 2011, 21:24
Continuando:

abcs
abdo

Isso me fez lembrar de um documentario interessante, aqui tem um trecho, mas vcs podem assistir o conteudo completo no tube mesmo, vale refletir sobre as marcas e como as coisas se tornam cada vez mais cedo ultrapassadas, unuteis e o porque desse ciclo de coisas.

http://www.youtube.com/watch?v=FYPtQ4fwpJ4

Infelizmente isso acontece de uma forma gritante, comigo aconteceu semana passada, tenho um portátil, que por descuido deixei-o cair, e partiu a somente a carcaça do ecrã.
A primeira coisa que fiz, foi procurar uma carcaça usada que sempre é mais barato, mas por incrível que parece não encontrei, tive de ligar para a marca, e pedir o orçamento.
Na hora saiu-me o orçamento, só a carcaça do ecrã fica-me em 549€, e se for à uma loja, compro um pc novo bem mais actual por menos de 500€.
É lamentável.

libonati

Olá colegas. Permitam-me participar da discursão. No meu ponto de vista, se você tem o conhecimento e habilidade, troque a placa, processador e memória de marcas confiáveis e uma fonte de qualidade.
Citação de: fabiorumor online 27 de Março de 2011, 18:27
Olá amigo Redwall3D, aconselho-te a rectificares o teu texto, e não referir-te à marcas "meia boca", pois podes causar problemas ao fórum, ...
Concordo com o colega fabiorumor. Poderia dizer que isto não é problema meu, por não ser administrador, mas usamos os serviços do fórum então é problema de todos nós e aí vai minha dica "reconfigure suas palavras e coloque uma coisa mais amena".
Só para citar um fato ocorrido em relação as marcass:  Comprei uma televisão na mesma loja, dia e hora que meu vizinho e amigo estava comprando também uma televisão para ele de marca renomada.
No meu caso a marca da tv comprada não tinha boa reputação. Ela ficou por 7 anos sem um defeito.
Meu vizinho, nesse interim, usou várias vezes o serviço de garantia e preferiu substituir sua televisão por outra.
Moral da história: Na hora das compras precisamos também de um pouquinho de sorte.
                        Abraços a todos.

Redwall3D

OK, galera, retifiquei meu post e tirei os nomes... Mas posso dizer que gostei muito do debate a respeito de marcas e a obsolescencia programada é uma realidade. É uma pena que tem tanta gente com má fé na hora de vender um produto. Eu acho terrivel quando vejo alguém tentando enganar um consumidor dizendo que um produto é isso e aquilo, que é "the best", quando a gente sabe que não é. E o libonati também tá certo, vc pode ter problema com uma marca top de linha e nunca se incomodar com outra. Mas é sorte mesmo, necessariamente não é regra. Será que chegamos na conclusão de que é uma loteria...?

fabiorumor

Citação de: Redwall3D online 28 de Março de 2011, 11:16
OK, galera, retifiquei meu post e tirei os nomes... Mas posso dizer que gostei muito do debate a respeito de marcas e a obsolescencia programada é uma realidade. É uma pena que tem tanta gente com má fé na hora de vender um produto. Eu acho terrivel quando vejo alguém tentando enganar um consumidor dizendo que um produto é isso e aquilo, que é "the best", quando a gente sabe que não é. E o libonati também tá certo, vc pode ter problema com uma marca top de linha e nunca se incomodar com outra. Mas é sorte mesmo, necessariamente não é regra. Será que chegamos na conclusão de que é uma loteria...?

Olá Redwall3D , retirei o meu primeiro comentário. ;)
Grande abraço.