Instalar Ubuntu 10.10 no HD particionado

Iniciado por Turisas, 07 de Março de 2011, 15:05

tópico anterior - próximo tópico

Turisas

Oi! :D Não sou muito familiarizado com o ambiente Linux, mas já usei algumas distros antes e achei muito legal. Enfim, eu tenho um notebook Novadata ND14 Compal KSW01, Dual-Core T4200, 2 Gb de ram, 250 Gb de HD e chipset SiS Mirage 3 e já tinha usado o Ubuntu 10.04. Minha dúvida é a seguinda: Meu HD está particionado, 1/5 pro Windows e o que sobra pra dados. Na hora da instalação, se eu optar por especificar o particionamento manual, ele dá as partições (Windows, dados, espaço não-alocado...), daí se eu escolher e formatar a partição do Windows e instalar o Ubuntu nela, vou poder ainda acessar meus arquivos na partição de dados??
Fadado ao Ubuntu 2D (por hora). Maldita SiS!

jomafras

Quantos GB tem cada uma das partições e o espaço não alocado?
As partições são todas primárias? Qual o sistema de arquivos de cada uma?
O espaço não alocado está em que posição em relação às partições?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Turisas

http://img847.imageshack.us/i/capturadetela.png/ Bom, tirei esse print usando o Live CD do Ubuntu.

jomafras

Dá fazer um print com as partições exibidas pelo gparted do Live CD?
Tem uma diferença aí que não estou entendendo.
Para abrir o gparted do Live CD : sudo gparted no terminal.
Canal do YouTube - Blog

Turisas

Imagem editada pela moderação por ter mais de 40kB

http://img98.imageshack.us/i/capturadetelagj.png/][IMG]http://img98.imageshack.us/img98/429/capturadetelagj.png
Imagem editada pela moderação por ter mais de 40kB

jomafras

Na hora do particionamento manual vc deve escolher /dev/sda2 para instalar o Ubuntu.
Não tem nenhum problema desde que vc não toque na sda5 que é a partição de dados.
Agora eu sugeriria que vc redimensionasse a /dev/sda2 (já que vc quer instalar nela não vai ter problema se o Windows der pau) deixando 35 GB para o Windows e criasse uma swap de 300 mb e com o restante uma Ext4 para o Ubuntu. No caso aí a swap e a Ext 4 serão primárias.
Isso para vc não retirar o Windows.
Suas partições ficariam assim : /dev/sda1 = espaço reservado; /dev/sda2=Windows; /dev/sda3=Ubuntu; /dev/sda4=swap e /dev/sda5=Dados.
Mas se não quiser vc formata a sda2 e cria uma swap e outra Ext4 para o Ubuntu, ficando desse jeito: sda1=reservado; sda2=Ext 4; sda3=swap e sda5=Dados.
Deu pra entender ou ficou confuso?
Canal do YouTube - Blog

Turisas

Deixa ver se eu entendi: No caso, na hora do particionamento, eu só ia ter que diminuir o volume da dev/sda2 pra 35 Gb e manter o Windows. Nisso, vai sobrar mais ou menos 13 Gb de espaço não-alocado, dos quais eu tiro 300 Mb pra fazer uma partição swap e o resto uma ext4 pro Ubuntu, e dessa forma eu vou ficar com o Windows e o Ubuntu ainda, correto?

jomafras

Correto. Só que é mais conveniente vc fazer tudo isso usando o gparted do Live CD.
É melhor entrar na instalação com as partições já preparadas. Ok?
Canal do YouTube - Blog

Turisas

Só tive um pequeno problema: Quando eu redimensionei a partição, ficou assim: http://img821.imageshack.us/i/gparted1.png/

Eu fiz do jeito que você falou: Diminuí o volume da dev/sda2 pra 35 Gb, dos 14 que sobraram, fiz a partição pro Ubuntu (ext4, rótulo "/") e quando fui criar a swap, apareceu isso. E agora?

jomafras

Não dá para ter mais de 4 partições primárias no mesmo HD. Esqueci que esse espaço reservado é uma partição primária.
Uma opção para colocar a swap seria vc deletar essa sda1 mas isso pode corromper o Windows.
Outra opção seria redimensionar a partição extendida (sda5) deixando o espaço para criar uma unidade lógica para a swap mas nessa partição de Dados não é bom mexer se vc não tiver backup.
Resta a alternativa de ficar sem swap ou então detonar o Windows junto com esse espaço reservado, instalar o Windows de novo e depois o Ubuntu ou ficar mesmo sem Windows.
Canal do YouTube - Blog

Turisas

Pois é, eu pensei em ficar sem swap. Eu tinha lido em algum lugar que ela é mais necessária quando se tem pouca memória ram, é isso? Eu acho que vou instalar sem o swap mesmo.

jomafras

Não tem muito problema mesmo não. Boa sorte!
Canal do YouTube - Blog