Ubuntu não inicia modo gráfico sem o monitor

Iniciado por douglasfp, 10 de Fevereiro de 2011, 19:39

tópico anterior - próximo tópico

douglasfp

Boa Noite,
Tenho o Ubuntu 10.10 instalado no servidor da empresa, sei que não é o mais aconselhável, que o server é o ideal, mas como estou começando agora preferi o modo gráfico.

O problema é que não quero deixar o servidor com monitor, teclado, mouse... resolvido usando a área de trabalho remota, só que quando não tenho o monitor conectado no servidor, ele não inicia o modo gráfico, e consequentemente, não consigo mexer em nada pelo Real VNC, com o monitor conectado o modo gráfico entra na hora, alguma solução para esse problema?

Agradeço desde já,
Douglas

zekkerj

Provavelmente vc configurou o VNC pra pegar o console real. As configurações antigas do VNC usavam um console virtual, totalmente independente do console físico. Talvez fosse o caso de vc voltar pra esse esquema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

douglasfp

Eu não mexi nas configurações do VNC, a questão é que ele só funciona quando o ubuntu está no modo gráfico, e o Ubuntu no servidor não inicia o modo gráfico quando não tem o monitor conectado.

zekkerj

Pois é, isso é novidade: antigamente o VNC funcionava independente do modo gráfico, mas vc não tinha acesso ao console, quem te acessava não podia ver o que vc está fazendo.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

bryan

Configura um acesso SSH ao servidor.

depois você conecta no mesmo via SSH e levanta o VNC, assim o servidor criará uma console virtual

em seguida você acessa o servidor via VNC

ex:  utilizando o vnc viewer.......    nome do computador: host:1

douglasfp

bryan, será que você pode me explicar com mais detalhes? Encontrei alguns tutoriais para configurar o SSH, mas não vi nenhum que se encaixe no meu caso, a maioria fala para como controlar outro computador de linux para linux.

Configurando o SSH como você falou, será possível o controle da máquina pelo vnc ainda em modo texto?

zekkerj

O SSH libera o acesso ao servidor em modo texto, ponto. Sem VNC. Pra acessar, vc usa um cliente SSH, como o PuTTY ou o Teraterm, no Windows.

Uma alternativa muito interessante é o FreeNX. Com esse sistema vc tem acesso gráfico ao servidor com a mesma segurança do SSH (conexão criptografada, coisa que o VNC não tem) e muita agilidade, por uso de compactação JPEG no vídeo.

bryan

1 - O SSH pode ser linux pra linux ou utilizando o software " putty " entre outros de windows p/ linux

2 - Quando conectado você inicia o VNC e depois você acessa via VNC.

3 - utilizando a vnc viewer

ou pode utilizar a dica do zekkerj que também é uma ótima opção.