Diversas versões do Ubuntu na inicialização

Iniciado por salaame, 15 de Fevereiro de 2011, 09:46

tópico anterior - próximo tópico

salaame

Olá, já atualizei várias vezes meu sistema, e tenho W7 instalado no notebook também. Portanto quando ligo ele pede para escolher o sistema.
Aparecem diversos Ubuntu's, cada um de uma versão. Como faço para desinstalar as antigas? Pois com certeza estão ocupando espaço no HD.

Obrigado, Kauê.

RonaldoRG

Não são versões do Ubuntu e sim versões do kernel (núcleo) do sistema. Eles são importantes porque se o mais novo der problema, pode utilizar o mais antigo.

Eu uso o Ubuntu Tweak desinstalar versões do kernel antigos.

T+.
Ubuntu 12.04

libonati

Use o sudo apt-get autoremove. Mesmo com o comando sudo update-grub o boot aínda ficará mostrando os kerneis antigos. Deve-se remover os alguns arquivos da pasta /boot,  abi, config, initrd.img, system.map, vmcoreinfo e vmlinuz. Não retire o arquivo de valor mais alto. Por exemplo:
abi-2.6.35-22-generic
abi-2.6.35-25-generic
Retire o abi-2.6.35-22-generic e deixe o abi-2.6.35-25-generic e assim sucessivamente para cada conjunto de arquivos.
Após esses procedimentos use o comando sudo update-grub e reinicie seu computador.

Atenção. Os procedimentos acima descritos, quando feitos equivocadamente, poderão deixar seu sistema sem inicialização.

Tudo é por sua conta e risco.

zekkerj

Eu de tempos em tempos faço uma busca por Kernels antigos:

dpkg-query --list linux-image\* | grep ii

Isso dá as versões do kernel instaladas. Quando eu vejo que são muitas, eu vejo quais são, e removo-as uma a uma. Por exemplo:

sudo apt-get purge linux-image-3.7.33-27-generic
sudo apt-get purge linux-image-3.7.33-28-generic

(OBS: Claro que o Kernel 3.7 não existe. Estou colocando os números errados pra que ninguém execute os comandos acima e saia removendo o que não deve... ;))

A cada kernel removido com os comandos acima, o GRUB é automaticamente atualizado.

Uma dica que sempre deixo é manter sempre duas versões do kernel: a atual e a anterior.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D