Linux 10.10 trava, (congela)

Iniciado por luftec, 24 de Dezembro de 2010, 02:53

tópico anterior - próximo tópico

Congela, Será que alguem já tem a solução?

1
0 (0%)
2
0 (0%)

Total de membros que votaram: 0

luftec

Olá pessoal, sou novato em linux, venho notando que várias usuários tem tido problema
de congelamento, isso se ativar efeitos visuais, pelo que entendi lendo vários tutorias,
parece que o problema é causado por drive de vídeo, no meu caso é uma placa mãe
pcware pw-945gcx chip Intel, não sei se o drive esta instalado corretamente, alias nem
sei como ver isso, lá no windows tem o gererenciador de dispositivos, e no linux como
vejo isso?
estou tentando largar o Windows, mas estou meio complicado com algumas coisas,
principamente com relação a comandos de terminal, por isso levando em consideração
minhas limitações, me ajudem com informações bem claras.  

Pedru

Linux 10.10 não. Ubuntu 10.10. Ubuntu só se aproveita do kernel, que se chama Linux.

Eu ainda não instalei o Ubuntu 10.10 e te aconselho então a instalar o Ubuntu 10.04. Pelo o que eu saiba o 10.04 não tem tais problemas e vai ter um tempo de suporte muito maior que o Ubuntu 10.10.

Gerenciador de Dispositivos? Bem... eu não sei lhe informar...

luftec

Citação de: Pedru online 24 de Dezembro de 2010, 05:06
Linux 10.10 não. Ubuntu 10.10. Ubuntu só se aproveita do kernel, que se chama Linux.

Eu ainda não instalei o Ubuntu 10.10 e te aconselho então a instalar o Ubuntu 10.04. Pelo o que eu saiba o 10.04 não tem tais problemas e vai ter um tempo de suporte muito maior que o Ubuntu 10.10.

sim certo é ubuntu 10.10 maverick, mas esta não é a ultima versão que saiu? antes tinha instalado a versão 10,04 mas também congelava

ctsbc

Comece por procurar em Sistema | Administração | Drivers adicionais. Pode ser que o driver para sua placa de vídeo não esteja ativado.

Se ainda não resolver, escreva mais informações sobre seu pc, o mais completo possível: marca e modelo, se tem vídeo onboard etc.

Não desista porque o Ubuntu 10.10 funciona muito bem e não tem de travar, não.

Pedru

Citação de: luftec online 24 de Dezembro de 2010, 11:32

sim certo é ubuntu 10.10 maverick, mas esta não é a ultima versão que saiu? antes tinha instalado a versão 10,04 mas também congelava

Sim, o 10.10 é a última que saiu, mas o Ubuntu 10.04 é uma versão com suporte estendido e dura mais que o 10.10. Ela tem, em teoria, mais estabilidade que a 10.10 e quando a 10.10 deixar de ser suportada, a 10.04 continuará sendo suportada.

Suporte que eu digo é tipo você receber atualizações e a disponibilidade de download da versão. O suporte da 10.04 é de 3 anos, enquanto a da 10.10 dura apenas um ano, se não me engano.

O congelamento pode ser algum problema com o processador... você não experimenta tal congelamento no Windows?

luftec

Citação de: Pedru online 24 de Dezembro de 2010, 15:23
Citação de: luftec online 24 de Dezembro de 2010, 11:32

Sim, o 10.10 é a última que saiu, mas o Ubuntu 10.04 é uma versão com suporte estendido e dura mais que o 10.10. Ela tem, em teoria, mais estabilidade que a 10.10 e quando a 10.10 deixar de ser suportada, a 10.04 continuará sendo suportada.

Suporte que eu digo é tipo você receber atualizações e a disponibilidade de download da versão. O suporte da 10.04 é de 3 anos, enquanto a da 10.10 dura apenas um ano, se não me engano.

O congelamento pode ser algum problema com o processador... você não experimenta tal congelamento no Windows?

Ok entendi, quanto ao Windows, nunca travou primeiro tinha XP-SP3 depois vista, por fim estava usando Windows-7 com o Aero funcionando normalmente, primeiramente tinha instalado o ubuntu através do Win-7 beleza mas congelava também, ai pensei, poder ser por estar rodando junto com Win, resolvi instalar só o ubuntu mas não adiantou.   

luftec

Citação de: ctsbc online 24 de Dezembro de 2010, 11:39
Comece por procurar em Sistema | Administração | Drivers adicionais. Pode ser que o driver para sua placa de vídeo não esteja ativado.

Se ainda não resolver, escreva mais informações sobre seu pc, o mais completo possível: marca e modelo, se tem vídeo onboard etc.

Não desista porque o Ubuntu 10.10 funciona muito bem e não tem de travar, não.

Ok, em sistema, administração, drives adicionais, não há nada pendente,
informações do PC, Processardo Celoron-D 1.8Ghz, 2Gb DDR2, Placa Mãe PCWare PW945GCX
chipset Intel 945GC, ICH7, Integrated Intel Grafhics Media Accelerator 950 (GMA 950) memória dinamica de Vídeo máxima de 224mb
Rede Integrada Realtek RTL8101E, Áudio Integrado IDT 92HD202

com o Windows funcionava perfeito, mesmo sendo um celeron não é muito lento, realmente não gostaria de voltar para o windows
gostaria de aprender mais sobre linux.

obrigado pela ajuda

rickmattar

Estou com uma EP31-DS3L, 4Gb DDR800, E7200@2.53Ghz, Geforce 8600GT 512Mb DDR3, sempre que atualizo o ubuntu 10.10 ele trava antes de entrar no ambiente gráfico, fica ubuntu 10.10 rodando as bolinhas e não sai dali, ai eu pensei vou instalar novamente, mas antes de reiniciar pós upgrade, vou instalar o driver da nvidia, mas da no mesmo.
Qualquer linux roda sem congelar, até ubuntu 9.04, esse 10.10 ta dando muito erro e bugado com o modulo geforce. Ate tentei baixar outros kerneis para ubuntu, mas dão no mesmo.. problema não é o kernel ou é o gnome ou é o Xfree86... eu cheguei a botar o kernel que vem com o livecd ele entra, mas nunca entra no ambiente gráfico com o driver ou sem driver da nvidia.
Esse é o terceiro ubuntu que tenho esse problema, eu tento, passo horas tentando resolver e não consigo, ninguem tem a solução para isso.
pensei que pela comunidade grande do ubuntu, alguem iria resolver esse tipo de problemas, veja que não é apenas comigo que acontece isso...

P.S: ele congela até com vídeo PCI antigo, coloquei o HD em uma G31 com vídeo GMA3100 e nunca sai dessa maldita barra para o login...

problema com ubuntu 10.10 mesmo...
O ser humano é ignorante e preconceituoso por natureza, só ajuda quem convém a ele ajudar. (Rick Mattar)
Opensource só existe no nome.

R.C.S.L.

Boa noite!

Geralmente, quando ocorrem travamentos assim (antes da inicialização do modo gráfico), o ideal seria pressionar "Alt + Enter" durante o plymouth (tela de carregamento) para verificar os processos do sistema e, portanto, identificar uma possível causa do problema.

Abraços,
R.C.S.L.

crixtiano

Você já experimentou fazer um memtest para verificar se sua memória RAM está ok?

Felipe La Maral

Pessoal...
Aqui onde trabalho existem 10pcs, onde todos usam linux Ubuntu. Antes a versão 9.04.
A uma semana atraz resolvir instalar em todos  o ubuntu 10.10.
Instalei legal só que no mesmo dia eles começaram a congela (todos). oK
Resolvir atualizar já convicto que o problema não era de hardware. Depois de todos atualizados fiz e testes e continuava a mesma coisa. Então resolvir instalar o Windows XP. Funcionaram perfeitamente todos.
Agora Instalei de novo o Ubuntu 10.10 e continua o mesmo problema.
Resumindo: (o problema é com o sistema mesmo)
Vamos tentar resolveer isso galera..

Tota

Citação de: Felipe La Maral online 01 de Junho de 2011, 10:51
Resumindo: (o problema é com o sistema mesmo)

Ola,

Tudo bem que congela, mas onde congela, qual argumentos de inicalização tentou, qual suas placas de video, se como live cd funciona, etc. etc.

Ajude ao forum com mais informações.

[]'s

Gyohwanih

Olá luftec, eu estava com o mesmo problema aqui, também achei que podia ser a placa de vídeo, uma GeForce MX4000, aí desinstalei todos os drivers nativos Linux para ela e tentei instalar o driver do próprio fabricante, mas o problema continuou. Reparei que sempre que estava com várias janelas abertas e ia mexer na Aparência (gosto de temas dark, e fico testando um por um) o sistema congelava por completo. Comecei a usar temas mais leves, nativos do próprio Ubuntu (esses que já estão na janela Aparência, modificando apenas ícones e bordas de janela para obter uma tema dark, e já faz um tempo que não trava. Porque não tenta isso, se for o caso, claro... Espero ter ajudado. Se isso resolver posta aí e marca o tópico como resolvido, valeu?

té +