como alterar o menu de boot

Iniciado por SIDARTA, 11 de Novembro de 2010, 11:58

tópico anterior - próximo tópico

SIDARTA

ola instalei o ubuntu em dual boot com o xp posteriormente instalei so o ubuntu em um hd separado usando o antigo como reserva agora no  menu de boot aparece um monte de opçao de inicializaçao nao gostaria de formatar o hd que esta com o xp o que fazer.

RonaldoRG

Não entendi muito bem, acho que faltou umas virgulas ai.
Você tinha o XP e depois instalou o ubuntu em dual boot, depois instalou outro ubuntu em outro HD. E agora você quer retirar alguma entrada do menu de boot.
É isso?
Ubuntu 12.04

platao

Ola Sidarta, capriche um pouco mais na pergunta, de mais detalhes, nao estou conseguindo entender o seu problema.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

SIDARTA

desculpem. vamos la. quando temos um pc em dual boot, com ubuntu e xp, por exemplo. ao iniciarmos a maquina aparece um menu para selecionarmos com qual sistema vamos inicializar , ok. pois bem gostaria de saber se e possivel e qual a forma de modificar este menu. pois como expliquei, tenho um hd com o ubuntu e o xp em dual boot. outro hd somente com o ubuntu. como estou migrando o escritorio para linux agora ainda nao posso formatar o antigo xp principalmente porque alguns hardwares nao funcionam por completo. ento o que fiz instalei o ubuntu e o xp,num primeiro momento em dual boot para eu me familiarizar com o sistema. passado duas semanas decidi instalar o ubuntu em definitivo em outro hd, usando o hd que estava em dual boot como escravo, porem quando inicio o pc o menu de boot aparece om muitas opçoes e a secretaria faz uma bagunça terrivel. o que eu gostaria de fazer e o seguinte. forçar o pc a iniciar direto pelo ubuntu ou pelo menos diminuir as opçoes do menu de boot, retirando, por exemplo os testes de memoria e a opçao do ubuntu que esta no hd escravo.  espero ter sido um pouco mais claro desta vez. e desculpem estou apenas iniciando em linux obrigado

Tota

JoeLinux

Sinceramente...
Entrei neste link enviado pelo Tota e fui caminhando.  Descobri que tenho a versão antiga do GRUB (0.97).
Continuei a leitura para tentar atualizar para o GRUB2.  Pediram um comando aptitude...    Minha versão 10.04 diz que este comando não existe.   Enfim...   às vezes parece aquele ditado: se podemos complicar... para que simplificar?  Tem muita coisa no Ubuntu que dá saudades do Windows, por mais que eu lute para não sentir saudades dele...

Tentei o caminho acima porque não funciona mais o antigo comando do grub find /boot/grub/stage1 que era usado para descobrir a partição do boot.  Até na última vez utilizei o comando acima  que fornecia como saída (hdx,y)
A seguir eu usava o  root (hdx,y)
E depois bastava dar o comando setup(hdx)   e pronto. 
Era tão simples quanto isso para recuperar o menu de dual boot.  E agora?

RonaldoRG

Primeiro que a 10.04 usa o grub2 e o aptitude já vem instaldo nessa versão, mas você pode usar o synapitc que é gráfico e muito bom.
T+.
Ubuntu 12.04