Luz para aqueles que como eu não conseguem instalar o Nvidia

Iniciado por LinkSSJ6, 22 de Junho de 2006, 18:42

tópico anterior - próximo tópico

LinkSSJ6

O post é o primeiro e vai ser longo, por tanto tempo que eu tentei ativar a aceleração 3D, primeiro vamos a uma pequena história:

Deletei tudo que eu tinha dando adeus a um HD de 160GB lotado de coisas adquiridas durante o ano de 2005/2006.
Minha esperança era o linux, fugindo do uso de um OS pago, resolvi que iria prontamente me aventurar a usar um OS conceituado e sobretudo de respeito como o Ubuntu.
Eu tinha um cd com o hoary 64 mas devido a desapontamentos com a arquitetura 64 resolvi botar a mão no tão falado Dapper, mas resolvi utilizar a versão 32.
Pois bem, Um Athlon 64 3200 numa placa mãe Asus A8V com uma GF 6600GT, o sonho mais ousado de minha vida de micreiro (comecei com um TK2000 nos idos dos anos 80) só precisava de algo que não fosse tão imperialista como o OS utilizado pela maioria dos PCs. Não só baseado nisso, como sou Funcionario do Banco do Brasil, e a politica de TI lá está sendo de substituir todas as maquinas com a "JANELINHA" para linux, minha decisão estava tomada: WIN nunca mais!

Baixei a Iso, queimei o CD e coloquei pra rodar.
Tudo lindo e perfeito e em um minuto o LiveCD estava prontinho, rodando som, com a net funcionando e o icone maravilhoso de instalar.
Maravilha de instalação! Nunca vi algo tão simples e eficiente, já tinha tentado RED, kurumin, debian, e nenhum deles foi tão sem trauma quanto o Dapper.
Pensando que meus problemas estavam resolvidos, liguei meu MP3 para ver o ultimo resquício do nosso amigo WIN, algumas musicas em MP3, quando nada tocou, coloquei um DVD, e muitas outras coisinhas que eu não sabia que não vinham na distribuição, mas isso não me abalou, buscando ajuda, consegui chegar até aqui. Tudo resolvido!
Multimidia ok, até som 5.1. M-A-R-A-V-I-L-H-A!

Faltava então aquele gas para dizer: hahahaha nunca mais WIN. E o gas era a aceleração 3D. Como os topicos sobre isso eram em grande parte todos baseados em baixar glx-nvidia pensei: Mamão com Açucar! To feito! Em 30 min estou jogando FEAR no linux.

O mundo caiu.
Um dia, Edita xorg.conf, reboota, muda isso, inclui aquilo, e nada
Dois dias, Edita xorg.conf, reboota, recupera xorg.conf antigo muda parametros de boot e nada.
Tres dias,Quatro dias,Cinco dias,Seis dias,Sete dias,Chegou o Fim de semana novamente
ADEUS LINUX, BEM VINDO NOVAMENTE WIN.Epa! Mesmo erro????
Como assim! Indignado eu estava quando meus amigos
Aquele travamento maldito que desligava o sistema presente no windows, algo está errado (ou começando a ficar certo)
Pego o CD de instalação da placa mãe, quando me deparo com o arquivo VIA All 4 in 1.
Instalei ele, ele instalou algumas coisinhas e também uma nova versão do AGP.
AGP? minha placa é AGP pode ser por isso que não funciona o linux!
Novamente dei um chute no WIN e vamos para o Linux de novo. Depois de pesquisar me deparei com o seguinte cenário:

cat /proc/driver/nvidia/agp/status
Status:          Disabled

cat /proc/driver/nvidia/agp/card
Fast Writes:     Supported
SBA:             Supported
AGP Rates:       8x 4x
Registers:       0xff000e1b:0x00000000

cat /proc/driver/nvidia/agp/host-bridge
Host Bridge:     PCI device 1106:0282
Fast Writes:     Not Supported
SBA:             Supported
AGP Rates:       4x
Registers:       0x1f000a09:0x00000000

Notem que coisa: Minha placa mãe (não acredito que um socket 939 seja tão pobre assim) só roda AGP 4x e sem Fast Writes
E o AGP da Nvidia está desabilitado.

Podemos começar e ver e encerrar de uma vez por toda esse problema, pois pra mim está claro que os travamentos relatados, não só por mim mas por uma grande maioria dos posts sobre esse assunto, estão relatando.

galactus

Manja de Inglês?

Dei uma busca rápida no Fórum Gringo e achei um cara com a mesma configuração que a sua, com o mesmo problema, mas com a solução!  :D

O problema se encontra no AMD64_AGP. Você terá que desabilitá-lo e usar o VIA_AGP!

O tópico é este aqui: http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=151743&highlight=Asus+A8V

A solução está na página 2. Mas é bom ler tudo.  

Este é uma caso bastante específico. Não dá para relacionar os problemas de travamentos e falhas do X dos outros com este seu problema.

Pra você ver só, o papa dos Guias de instalação de Drivers Nvidia, o tseliot, possui a mesma placa mãe que você, mas outra placa de vídeo (uma FX 5500) e outro processador e não tem esse problema. O Hardware dele e de muitos outros usuários do Fórum gringo pode ser visto aqui: http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=88639&highlight=Asus+A8V
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

LinkSSJ6

Galactus,

Primeiramente obrigado pela ajuda.

Com meu inglês meia-boca entendi o procedimento, só que lá ele diz somente como remover o AMD64_AGP, fiz e não tem mais o maldito.
Porém o VIA_AGP que aparecia junto com ele, não aparece mais. Como faço para recarregar?

galactus

Na BIOS da sua placa mãe tem como mudar isso?

Eu não tenho certeza. Como o tópico está trancado no Fórum Gringo, só mandando MP para o autor do tópico.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

LinkSSJ6

Pois é Galactus, vou relatar o começo meu desta manhã na epopéica jornada de instalar a aceleração 3D na minha maquina.

Quando tudo parecia perdido, resolvi pelo menos deixar o dive nv funcionando pois um pouco de 3D o sistema estava conseguindo.
Reinstalei o Dapper, rodei o glxgears deu uns 110.000Fps e resolvi dar aquela "limpeza" na maquina. Fui pegar alcool isoprop. e pra minha surpresa achei uma 440MMX.

A coitada estava esquecida e com mais poeira que as ventoinhas do micro. Ai o "espírito de porco" se apossou de mim.
Maldita (ou Bendita) plaquinha, tu vai é ser espetada já, encherei novamente seus circuitos de eletricidade.
Nem fiz questão de olhar nada pra ver como instalava o driver pra ela: apt-get mandabalaplaquinha
CTRL+ALT+BS = logo Nvidia e X funcionando. GLXGears 1100.000FPS. M-A-R-A-V-I-L-H-A. Se funcionou com a plaquinha, vai funcionar com a placona. Adeus plaquinha, eu não ia dar nem o prazer dela sentir novamente o poder da energia elétrica correndo em suas veias. Tirei, coloquei assobiando feliz da vida a 6600GT, e...

MESMO Problema.

Bem vinda novamente plaquinha MMX440 com 64Mb.

Intruder_A6

Citação de: "LinkSSJ6"Pois é Galactus, vou relatar o começo meu desta manhã na epopéica jornada de instalar a aceleração 3D na minha maquina.

Quando tudo parecia perdido, resolvi pelo menos deixar o dive nv funcionando pois um pouco de 3D o sistema estava conseguindo.
Reinstalei o Dapper, rodei o glxgears deu uns 110.000Fps e resolvi dar aquela "limpeza" na maquina. Fui pegar alcool isoprop. e pra minha surpresa achei uma 440MMX.

A coitada estava esquecida e com mais poeira que as ventoinhas do micro. Ai o "espírito de porco" se apossou de mim.
Maldita (ou Bendita) plaquinha, tu vai é ser espetada já, encherei novamente seus circuitos de eletricidade.
Nem fiz questão de olhar nada pra ver como instalava o driver pra ela: apt-get mandabalaplaquinha
CTRL+ALT+BS = logo Nvidia e X funcionando. GLXGears 1100.000FPS. M-A-R-A-V-I-L-H-A. Se funcionou com a plaquinha, vai funcionar com a placona. Adeus plaquinha, eu não ia dar nem o prazer dela sentir novamente o poder da energia elétrica correndo em suas veias. Tirei, coloquei assobiando feliz da vida a 6600GT, e...

MESMO Problema.

Bem vinda novamente plaquinha MMX440 com 64Mb.

Você já pensou na hipótese desta sua placa 6600GT estar com algum defeito que só aparece com aceleração 3D ( era para ter funcionado perfeito com ela do mesmo jeito que com a MX440, só que bem mais rápido ). Às vezes isto acontece, só testando numa outra máquina e/ou com outro SO ( o Ruindows por exemplo ), ou até com o Kurumim, ai se tiraria a prova se a placa de vídeo está com defeito ou não.

LinkSSJ6

Perfeitinha no Ruindows, com outro sistema baseado em linux, não funciona.