Office no KDE Educx?

Iniciado por sumaya, 19 de Outubro de 2010, 11:15

tópico anterior - próximo tópico

sumaya

Bom dia amigos!

Sou iniciante e gostaria muito que vcs me esclarecessem uma coisa!  ???

Trabalho numa escola onde todo mundo estava habituado só com o Windows XP, ai derrepente o governo manda 10 computadores, todos linux EDUCX tipo em parceria com a positivo, por favor me corrijam se eu estiver usando o termo errado. Não sei quase nada sobre o mundo "Linux". Então o pc velinho que rodava o XP parou de funcionar. Agora o pessoal aqui tá me pressionando pra instalar o office 2007 ou versão anterior no Linux. Eu sei que não é legal pedir essa dica, já que o incentivo  maior é que a pessoa migrem para o S.O que é assunto principal desta comu.

Eu agradeceria muito se alguém me enviasse um tuto específico, ou uma dica do "KDE", o que tem um pinguim. Acho que falei certo, não sei. :)

clcampos

Tem o site dessa distro? A tal Linux Educx?

Esse fórum (ou comunidade como você diz) é dedicada ao Ubuntu e seus derivados.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Mateusislaneo

Olá
Bem eu acho que o nome do sistema é Linux Educacional que é baseado no Kubuntu 8.04. Aqui na minha escola também instalaram ele e todo mundo reclama, até eu, ele bem meia boca mesmo.

para instalar o Office 2007 no linux a varios tutoriais no google como este:
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Office_2007_em_linux

Eu usei esse e funcionou, com alguns bugs, mas da pro gasto principalmente pra quem depende de alguma coisa que não tem no openoffice
Mandriva 2010.1 kde4.5.2
kubuntu 10.10 kde4.5.2
Windows 7 Ultimate

sumaya

sim tenho

e tipo esse aqui:http://linuxeducacional.com/

só que tem inferface gráfica KDE, seria esse o termo correto?

obrigada! ;)

sumaya

Mateus

Esse tuto  serve pra instalar em qualques distribuição?

Até mesmo nesse Linux Educacional (KDE)?

Vou dar uma olhada lá...daquia a pouco volto caso eu tenha dúvidas!

Obrigada amigo! :)

Nossile

O OpenOffice não atenderia nesse caso?

A vantagem do MS Office sobre o OpenOffice BROffice é concentrada nas tarefas avançadas, para tarefas do dia-a-dia no uso doméstico e em escritório ele atende muito bem. Talvez a instalação de uma versão mais atual do BROffice seja um solução mais prática (Se é baseado no Kubuntu 8.04 a versão instalada deve ser antiga).

E ainda tem a questão da interface nova do MS Office 2007, para quem está acostumado com as versões anteriores desse pacote de programas o uso BROffice é menos "traumático" que o 2007.

Edit: Melhor chamar de BROffice, que é o nome do OpenOffice no Brasil.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Mateusislaneo

Citação de: sumaya online 19 de Outubro de 2010, 11:54
sim tenho

obrigada! ;)
Sim, o termo correto é esse.

Citação de: sumaya online 19 de Outubro de 2010, 11:58
Mateus

Opa, serve sim no Linux educacional. você segue aqueles passos com calma que você consegue (o tutorial está em português de portugal, mas eu acho que não é complicado de ententer) há também muitos videos no youtube(mas em inglês) que são muito bons.
Qualquer divida posta ai, como o Linux educacional é derivado do kubuntu nós podemos te ajudar. :)
Mandriva 2010.1 kde4.5.2
kubuntu 10.10 kde4.5.2
Windows 7 Ultimate

sumaya

Citação de: Nossile online 19 de Outubro de 2010, 12:13
O OpenOffice não atenderia nesse caso?

A vantagem do MS Office sobre o OpenOffice BROffice é concentrada nas tarefas avançadas, para tarefas do dia-a-dia no uso doméstico e em escritório ele atende muito bem. Talvez a instalação de uma versão mais atual do BROffice seja um solução mais prática (Se é baseado no Kubuntu 8.04 a versão instalada deve ser antiga).

E ainda tem a questão da interface nova do MS Office 2007, para quem está acostumado com as versões anteriores desse pacote de programas o uso BROffice é menos "traumático" que o 2007.

Edit: Melhor chamar de BROffice, que é o nome do OpenOffice no Brasil.

Eu uso o BR office legal, o que ocorre é que os funcionários daqui não gostaram do linux, estão enfrentando muitas dificuldades. Eu trabalho numa cidade do interior, quase todos aqui são semi-analfabetos digitais. È uma pena. Muitos nem sabem mexer no Office 2007, eu ainda quebro o galho quando estou no meu horário de trabalho, mas quando não estou eles se enrolam pra valer. Acho que a solução seria rodar os dois sistemas no linux ou rodar apenas o office 2007. Só que eu não sei como fazer essa virtualização. Ai já seria outro assunto, quase não entendo a linguagem do linux. O membro desta comu me indicou um tuto, to lendo, só  que um pouco confusa ainda...se vc também me ajuda...te agradeceriam muito. :)

sumaya

Citação de: Mateusislaneo online 19 de Outubro de 2010, 12:31
Citação de: sumaya online 19 de Outubro de 2010, 11:54
sim tenho

obrigada! ;)
Sim, o termo correto é esse.

Citação de: sumaya online 19 de Outubro de 2010, 11:58
Mateus

Opa, serve sim no Linux educacional. você segue aqueles passos com calma que você consegue (o tutorial está em português de portugal, mas eu acho que não é complicado de ententer) há também muitos videos no youtube(mas em inglês) que são muito bons.
Qualquer divida posta ai, como o Linux educacional é derivado do kubuntu nós podemos te ajudar. :)

Ok, tô lendo legal, se pinta dúvidas, eu venho aqui de novo ok! muito obrigada!

Nossile

Citação de: sumaya online 19 de Outubro de 2010, 12:35

Eu uso o BR office legal, o que ocorre é que os funcionários daqui não gostaram do linux, estão enfrentando muitas dificuldades. Eu trabalho numa cidade do interior, quase todos aqui são semi-analfabetos digitais. È uma pena. Muitos nem sabem mexer no Office 2007, eu ainda quebro o galho quando estou no meu horário de trabalho, mas quando não estou eles se enrolam pra valer. Acho que a solução seria rodar os dois sistemas no linux ou rodar apenas o office 2007. Só que eu não sei como fazer essa virtualização. Ai já seria outro assunto, quase não entendo a linguagem do linux. O membro desta comu me indicou um tuto, to lendo, só  que um pouco confusa ainda...se vc também me ajuda...te agradeceriam muito. :)

Mas não gostaram porque não atende o tipo de tarefa que realizam ou só porque é diferente? Se for só porque é diferente disponibilizar o MS Office não será uma boa ideia pois vai perpetuar essa situação de dependência dos funcionários.

E outro ponto importante, para instalar o MS Office você deve ter a licença de uso, mesmo para instala-lo no Linux. Se não tiver isso configura pirataria, o que já não é legal para uso doméstico e é pior ainda se for em equipamento público (a escola é pública não é?)

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

irtigor

Medo do diferente é "lugar comum", se não existe real necessidade, usar o "msoffice" emulado só tende a piorar as coisas.

O que ele precisam é de treinamento.

sumaya

Citação de: Nossile online 19 de Outubro de 2010, 12:49
Citação de: sumaya online 19 de Outubro de 2010, 12:35

Mas não gostaram porque não atende o tipo de tarefa que realizam ou só porque é diferente? Se for só porque é diferente disponibilizar o MS Office não será uma boa ideia pois vai perpetuar essa situação de dependência dos funcionários.

E outro ponto importante, para instalar o MS Office você deve ter a licença de uso, mesmo para instala-lo no Linux. Se não tiver isso configura pirataria, o que já não é legal para uso doméstico e é pior ainda se for em equipamento público (a escola é pública não é?)

não gostaram pelos dois motivos. eu explico que é sempre bom inovarmos, mas ai! Tem gente que não abre a mente...sei lá talves por falta de conhecimento  ou porque não querem mesmo. Quando cheguei aqui pra trabalhar, o XP já estava no PC, não sei se é original ou pirata, só sei que aquela mensagem de aviso de pirataria não aparece. O XP inicava normalmente. O técnico foi pra outro estado e a escola não quer pagar pelo serviço. A escola é pública sim, só que muito precária. :)

Nossile

Citação de: sumaya online 19 de Outubro de 2010, 13:07
não gostaram pelos dois motivos. eu explico que é sempre bom inovarmos, mas ai! Tem gente que não abre a mente...sei lá talves por falta de conhecimento  ou porque não querem mesmo. Quando cheguei aqui pra trabalhar, o XP já estava no PC, não sei se é original ou pirata, só sei que aquela mensagem de aviso de pirataria não aparece. O XP inicava normalmente. O técnico foi pra outro estado e a escola não quer pagar pelo serviço. A escola é pública sim, só que muito precária. :)

Hum... pelo que você relatou parece que só não gostaram porque é diferente, e por isso nem tentam realizar as tarefas que precisam. É como é dito em um, nada elegante, ditado " se a grama muda de cor, o usuário morre de fome"  ;D

Pelo fato da escola ser pública e muito precária então a mudança para o software livre deixa de ser importante e se torna imprescindível. As licenças de softwares proprietários geralmente são muito caras e esse dinheiro poderia ser poupado para outras atividades da escola.

Você citou o Windows XP, este é um produto da Microsoft, o MS Office é outro, e não é incluído. São dois produtos diferentes e necessitam de duas licenças. Dependendo do tipo de licenciamento, é necessário adquirir uma de cada produto (Windows e Office) para cada computador que se deseja instalar. E nisso o gasto vai nas alturas.

Como dito pelo irtigor o que falta é treinamento. Mas pelas similaridades entre o BrOffice e o MS Office não é muito complicado aprender a usá-lo. Quando surgir algum dúvida poste aqui que sempre tem alguém disposto a ajudar, ainda mais nesse caso que é refente à educação e a gasto de dinheiro público.

sumaya

Gente eu li o tutorial todo....confesso que não etendi quase nada...pouca coisa, a parte mais difícil é ter que instalar o Wine versão atual, fui no baixaki e to fazendo o dawload do Wine 1.3.5, mas lá no PC tem uma versão dele, apenas vou verificar se é atual. Os códigos pra inserir na "console" (tomara que eu ão tenha errado  :-[) estão em azul e preto, tem tipo um link...qual devo inserir? Gente eu tô dando trabalho né?

Peço desculpa e agradeço sempre a atenção e a boa vntade de  todos vcs...se eu acertar venho aquii pra dizer. :)

sumaya

Citação de: Nossile online 19 de Outubro de 2010, 13:38
Citação de: sumaya online 19 de Outubro de 2010, 13:07

Hum... pelo que você relatou parece que só não gostaram porque é diferente, e por isso nem tentam realizar as tarefas que precisam. É como é dito em um, nada elegante, ditado " se a grama muda de cor, o usuário morre de fome"  ;D

Pelo fato da escola ser pública e muito precária então a mudança para o software livre deixa de ser importante e se torna imprescindível. As licenças de softwares proprietários geralmente são muito caras e esse dinheiro poderia ser poupado para outras atividades da escola.

Você citou o Windows XP, este é um produto da Microsoft, o MS Office é outro, e não é incluído. São dois produtos diferentes e necessitam de duas licenças. Dependendo do tipo de licenciamento, é necessário adquirir uma de cada produto (Windows e Office) para cada computador que se deseja instalar. E nisso o gasto vai nas alturas.

Como dito pelo irtigor o que falta é treinamento. Mas pelas similaridades entre o BrOffice e o MS Office não é muito complicado aprender a usá-lo. Quando surgir algum dúvida poste aqui que sempre tem alguém disposto a ajudar, ainda mais nesse caso que é refente à educação e a gasto de dinheiro público.

Falta mesmo, eu quero fazer pra poder ensinar pra eles..onde posso fazer esse treinamento? é pela net ou por alguma escola? sou do sudeste do Pará e aqui só tem Microlins, não dão cursos de como trabalhar com o Linux, eu já me informei e nada....triste né, é engraçado como há pessoas que querem ampliar seus horizontes enquanto outras nem ai! ficam paradas.  ;D