Office no KDE Educx?

Iniciado por sumaya, 19 de Outubro de 2010, 11:15

tópico anterior - próximo tópico

Tota

Apenas um alerta aos colegas do serviço publico.

O Office 2007 ou qualquer versão, mesmo no GNU/Linux via wine requer a compra licença.

Funcionário público instalando software sem a devida e comprovada licença incorre em crime de fraude sujeito a demissão a bem do serviço publico.

Por favor, não cedam a pressões de chefia, colegas ou qualquer um que for.

Nunca instalem nada sem licença. Colem o número de licença nas maquinas e tenhas um cadastro do software instalado em cada maquina via número de patrimônio.

Já foi-se o tempo em que recebíamos máquinas sem sistema operacional e sem verba para comprá-los. Hoje a coisa está muito mais organizada e a fiscalização também.

[]'s

Mateusislaneo

Citação de: sumaya online 19 de Outubro de 2010, 13:49
Citação de: Nossile online 19 de Outubro de 2010, 13:38
Citação de: sumaya online 19 de Outubro de 2010, 13:07
não gostaram pelos dois motivos. eu explico que é sempre bom inovarmos, mas ai! Tem gente que não abre a mente...sei lá talves por falta de conhecimento  ou porque não querem mesmo. Quando cheguei aqui pra trabalhar, o XP já estava no PC, não sei se é original ou pirata, só sei que aquela mensagem de aviso de pirataria não aparece. O XP inicava normalmente. O técnico foi pra outro estado e a escola não quer pagar pelo serviço. A escola é pública sim, só que muito precária. :)

Hum... pelo que você relatou parece que só não gostaram porque é diferente, e por isso nem tentam realizar as tarefas que precisam. É como é dito em um, nada elegante, ditado " se a grama muda de cor, o usuário morre de fome"  ;D

Pelo fato da escola ser pública e muito precária então a mudança para o software livre deixa de ser importante e se torna imprescindível. As licenças de softwares proprietários geralmente são muito caras e esse dinheiro poderia ser poupado para outras atividades da escola.

Você citou o Windows XP, este é um produto da Microsoft, o MS Office é outro, e não é incluído. São dois produtos diferentes e necessitam de duas licenças. Dependendo do tipo de licenciamento, é necessário adquirir uma de cada produto (Windows e Office) para cada computador que se deseja instalar. E nisso o gasto vai nas alturas.

Como dito pelo irtigor o que falta é treinamento. Mas pelas similaridades entre o BrOffice e o MS Office não é muito complicado aprender a usá-lo. Quando surgir algum dúvida poste aqui que sempre tem alguém disposto a ajudar, ainda mais nesse caso que é refente à educação e a gasto de dinheiro público.

Falta mesmo, eu quero fazer pra poder ensinar pra eles..onde posso fazer esse treinamento? é pela net ou por alguma escola? sou do sudeste do Pará e aqui só tem Microlins, não dão cursos de como trabalhar com o Linux, eu já me informei e nada....triste né, é engraçado como há pessoas que querem ampliar seus horizontes enquanto outras nem ai! ficam paradas.  ;D
Ixi, ai no pará,como aqui no Mato grosso, é bem dificil encontrar escolas de informatica que ensine Linux. Aqui Linux só em curso de redes e servidores nisso linux reina absoluto. o Que você pode fazer é aprender na net e repassar os seus conhecimentos para os outros, (os que não quiserem aprender você da uns cascudos, kkkk..(brincadeira) ;D)
continue tentando, qualquer coisa poste!

vlw ;)
Mandriva 2010.1 kde4.5.2
kubuntu 10.10 kde4.5.2
Windows 7 Ultimate

Nossile

http://comunidade.cdtc.org.br/

Curso online gratuito baseado na plataforma Moodle.

Estão disponíveis vários cursos, e dentre eles o do BrOffice 3.

CitarO BRoffice é um conjunto de softwares livres de automação de escritório com o objetivo de fornecer todas as funcionalidades de pacotes comerciais destinados para esse fim, sem a necessidade de aquisição de licenças de uso por ser de livre distribuição.
Duração: 4 semanas. Carga horária: 9 horas.

Teacher: Yuri Aranha Kawagoe
Teacher: Pedro Ernesto de Brito Ferreira

Tem matrícula aberta para início em 25/10 e 01/11
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Adriano R.N.

Camarada, boa noite!
Entendo a sua preocupação em relação a resistência da equipe, em um dos meus locais de trabalho, apesar de ser um ONG com características de forte militância social, não conseguimos implantar o broffice, nem GNU/Linux nas máquinas, o máximo que conseguimos foi montar um laboratório apenas com Ubuntu.
O técnico que está ensinando teve que aprender a usar as ferramentas disponíveis, porém, foi um grande camarada e se lançou no desafio, hoje os jovens adoram usar o laboratório porque é mais rápido e mais fácil.
Se alguém sabe usar a ferramenta da Microsoft, também saberá usar o broffice, veja que a ideia de formatar é igual seja no ms, br, gnome office, koffice, lotus imb..... formatar é formatar e pronto. A resistência é inicial, mas com o tempo diminui, principalmente quando eles perceberem que o programa trava muito menos, salva em vários formatos, gera diretamente pdf, ao salvar comprime automaticamente, logo, ocupa menos espaço no HD.
Se você pudesse não utilizar o wine, seria a melhor alternativa.
Um questão: Dá para instalar o Ubuntu nessas máquinas? Se sim, avalie a possibilidade de instalar a versão 10.04. Com isso você terá um GNU/Linux mais robusto, atualizado e essa comunidade para lhe ajudar com muito mais propriedade.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

sumaya

Citação de: Adriano R.N. online 19 de Outubro de 2010, 18:47
Camarada, boa noite!
Entendo a sua preocupação em relação a resistência da equipe, em um dos meus locais de trabalho, apesar de ser um ONG com características de forte militância social, não conseguimos implantar o broffice, nem GNU/Linux nas máquinas, o máximo que conseguimos foi montar um laboratório apenas com Ubuntu.
O técnico que está ensinando teve que aprender a usar as ferramentas disponíveis, porém, foi um grande camarada e se lançou no desafio, hoje os jovens adoram usar o laboratório porque é mais rápido e mais fácil.
Se alguém sabe usar a ferramenta da Microsoft, também saberá usar o broffice, veja que a ideia de formatar é igual seja no ms, br, gnome office, koffice, lotus imb..... formatar é formatar e pronto. A resistência é inicial, mas com o tempo diminui, principalmente quando eles perceberem que o programa trava muito menos, salva em vários formatos, gera diretamente pdf, ao salvar comprime automaticamente, logo, ocupa menos espaço no HD.
Se você pudesse não utilizar o wine, seria a melhor alternativa.
Um questão: Dá para instalar o Ubuntu nessas máquinas? Se sim, avalie a possibilidade de instalar a versão 10.04. Com isso você terá um GNU/Linux mais robusto, atualizado e essa comunidade para lhe ajudar com muito mais propriedade.
Boa noite Adriano! Então, além da reistência toda, eu ainda to enfrentando outro problema! Fizemos vários docs importantes no office 2007, com formato em tabelas, enfim..quando eu fui passar hoje pro linux e abrir lá no office, veja o que aconteceu!!! as tabelas e atas da escola e dos 23 anos que fizemos sairam todas deformadas e vai dar um trabalho imenso pra reformatar tudo de novo,já pesquisei na net e não encontrei um plugin, ou um complemento.Algo que pudesse ajeitar esses docs direitinho dentro do Br Office que está na versão 3.1. Por isso eu quero intalar o Office dentro do Linux, pelo menos por enquanto até as pessoas aqui começarem a se adaptar a nova realidade. Estou lendo um tuto que me foi passado e ainda não compreendi algumas coisas.  ???

Adriano R.N.

Se for imprescindível o 2007, tudo bem, lembre-se que o melhor é instalar o básico word, excel e PowerP. .
No sítio do wine tem uma dica simples para instalar no ubuntu, veja se é útil.
http://www.winehq.org/download/deb
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

sumaya

Citação de: Adriano R.N. online 21 de Outubro de 2010, 00:52
Se for imprescindível o 2007, tudo bem, lembre-se que o melhor é instalar o básico word, excel e PowerP. .
No sítio do wine tem uma dica simples para instalar no ubuntu, veja se é útil.
http://www.winehq.org/download/deb
Adriano, bom dia!
fui lá e tá em inglês, mas deu pra sacar os passos, agora eu pergunto: - serve pra versão que eu tenho lá no meu trabalho: Lnux Educacional, ambiente gráfico KDE versão 3.5.9  - 2.6.24-22 generic, agora o membro daqui falou que a distro éra Kumbutu...a que tem o pinguim junto com um quebra-cabeça colorido....que engraçado, eu to me referindo ao um sistema que nem criança  :D. Mas é assim mesmo, quando a gente não entende só da nisso ai.rs

obrigada pelo esclarecimento!

sumaya

Citação de: Mateusislaneo online 19 de Outubro de 2010, 11:52
Olá
Bem eu acho que o nome do sistema é Linux Educacional que é baseado no Kubuntu 8.04. Aqui na minha escola também instalaram ele e todo mundo reclama, até eu, ele bem meia boca mesmo.

para instalar o Office 2007 no linux a varios tutoriais no google como este:
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Office_2007_em_linux

Eu usei esse e funcionou, com alguns bugs, mas da pro gasto principalmente pra quem depende de alguma coisa que não tem no openoffice
Bom dia Mateus!
Ontem eu fiz o teste lá no PC com o tuto que vc me recomendou. A dúvida é o seguinte: -  a versão do Wine lá é 1.0, então eu não preciso desinstalar certo!? O passo seguinte seria instalar mais componentes usando o Winetricks percebi que pra que isso aconteça é preciso ter uma conexão, vi isso por causa do endereço de um site que tem lá junto com os comandos ok! e o incrível é que a escola não tem internet, o que eu fazia era levar meu modem 3G da Claro, um ZTE MF 100 HSDPA (compatível com Fedora 8, ubuntu 7.10 e Ubuntu 8.04) tá escrito lá na caixa! e quando eu fui instalar o danado, ele simplismente não conectou..eu vou procurar aqui na comu um post referente a conexões 3G para linux! Mas voltando ao assunto principal os passos seguintes são aqueles então?

Obrigada amigo pela atenção e pela paciência! ;)

Mateusislaneo

Olá amigo,

Se a versão é 1.0 então você não precisa fazer esses passos.
CitarAdicionar os Repositórios

Inicie o Terminal em Aplicações -> Acessórios -> Consola. Isto pode não soar bem para novatos, mas os mais experientes sabem que isto não é nada de anormal.

-Introduza o seguinte comando :

wget -q http://wine.budgetdedicated.com/apt/387EE263.gpg -O- | sudo apt-key add -

Espere até obter um sinal de OK.

-Agora introduza o seguinte comando se estiver a utilizar Ubuntu 8.04 Hardy Heron (consulte comandos para outras versões do Ubuntu aqui):

sudo wget http://wine.budgetdedicated.com/apt/sources.list.d/hardy.list -O /etc/apt/sources.list.d/winehq.list

-Depois disto, introduza o comando :

sudo apt-get update

Os repositórios estão agora adicionados.

Você deve seguir os passoa adiante agora.

Citare o incrível é que a escola não tem internet
Nossa, em nenhum lugar a escola tem internet?

Citaro que eu fazia era levar meu modem 3G da Claro, um ZTE MF 100 HSDPA (compatível com Fedora 8, ubuntu 7.10 e Ubuntu 8.04)
Então ela é compativel com o Linux Educacional. lembre-se Ubuntu e Kubuntu são a mesma distro, a unica coisa que difere é o ambiente grafico que no ubuntu é Gnome e no Kubuntu é KDE

CitarMas voltando ao assunto principal os passos seguintes são aqueles então?
Isso, agora é só seguir os passos finais e instalar. Se der algum erro pode postar ele aqui. ;)

vlw :)
Mandriva 2010.1 kde4.5.2
kubuntu 10.10 kde4.5.2
Windows 7 Ultimate

sumaya

Citação de: Mateusislaneo online 21 de Outubro de 2010, 13:00
Olá amigo,

Inicie o Terminal em Aplicações -> Acessórios -> Consola. Isto pode não soar bem para novatos, mas os mais experientes sabem que isto não é nada de anormal.

wget -q http://wine.budgetdedicated.com/apt/387EE263.gpg -O- | sudo apt-key add -

-Agora introduza o seguinte comando se estiver a utilizar Ubuntu 8.04 Hardy Heron (consulte comandos para outras versões do Ubuntu aqui):

sudo wget http://wine.budgetdedicated.com/apt/sources.list.d/hardy.list -O /etc/apt/sources.list.d/winehq.list

sudo apt-get update

Citaro que eu fazia era levar meu modem 3G da Claro, um ZTE MF 100 HSDPA (compatível com Fedora 8, ubuntu 7.10 e Ubuntu 8.04)
Então ela é compativel com o Linux Educacional. lembre-se Ubuntu e Kubuntu são a mesma distro, a unica coisa que difere é o ambiente grafico que no ubuntu é Gnome e no Kubuntu é KDE

Isso, agora é só seguir os passos finais e instalar. Se der algum erro pode postar ele aqui. ;)

Olá Mateus, só há Net na escola Sede aqui do nosso Município! nas outra não, a verba vem , o problema é que o governo não manda técnicos especializados pra ajeitar os pc daqui..se escangalhar um ai já era! fica lá no canto mesmo..inclusive o meu modem só pegava no pc (o sistema era Windows XP)o que parou de rodar, quando eu fui tentar formatar ai deu pau....Mas enfim, tentei esse modem lá no linux, instalei o pacote que ja vem dentro e nada...quando aperto no discador da claro..ele só faz mensão que vai abrir e nada.....! já procurei um tópico aqui específico pra intalar corretamente e não achei, so o pra instalar o vivo ZTE MF 100, mas o procedimento não é o mesmo creio eu...!

Obrigada, vou seguir os passos que vc me indicou...quando pegar lá eu posto aqui dizendo que tá ok!

Muito obrigada pelas instruções...valeu! :D

musinet

não gostaram pelos dois motivos. eu explico que é sempre bom inovarmos, mas ai! Tem gente que não abre a mente...sei lá talves por falta de conhecimento  ou porque não querem mesmo. Quando cheguei aqui pra trabalhar, o XP já estava no PC, não sei se é original ou pirata, só sei que aquela mensagem de aviso de pirataria não aparece. O XP inicava normalmente. O técnico foi pra outro estado e a escola não quer pagar pelo serviço. A escola é pública sim, só que muito precária. :)

Esse é o típico caso de tiro que sai pela culatra. Acho louvável que o Governo federal incentive o uso do software livre, mas ações como essa são apenas uma parte do que realmente deveria ser feito. Que adianta "jogar" uma máquina linux no colo de um servidor e esperar que ele, por conta própria, corra atrás do conhecimento básico necessário para migrar de plataforma? Vou te dizer...

Sumaya, parabéns pela abnegação e perseverança. Manter o bom humor com uma "bola nas costas" como essa é sinal de grandeza de espírito.

Abs.
Cassiano

sumaya

Citação de: musinet online 21 de Outubro de 2010, 17:17

Esse é o típico caso de tiro que sai pela culatra. Acho louvável que o Governo federal incentive o uso do software livre, mas ações como essa são apenas uma parte do que realmente deveria ser feito. Que adianta "jogar" uma máquina linux no colo de um servidor e esperar que ele, por conta própria, corra atrás do conhecimento básico necessário para migrar de plataforma? Vou te dizer...

Sumaya, parabéns pela abnegação e perseverança. Manter o bom humor com uma "bola nas costas" como essa é sinal de grandeza de espírito.

Abs.
Cassiano
Isso Mesmo Cassiano, deveriamos ter um treinamento nas escolas pra poder mexer no linux! Obrigada pela consideração feita.

Eu estou enfrentando um grande problema, mas não desisti...pra piorar a situação o linux lá não aceita o Modem da Claro 3G, fiz até um post sobre isso aqui! pois só com uma conexão é que eu posso alcançar o meu objetivo.

sumaya

Olá amigo,

sudo apt-get update

Bom dia Mateus!

Então eu segui os passos direitinho, só falta a conexão com a net mesmo pra poder intalar os componentes do winetricks...fiz um post sobre isso, pena que ainda não recebi uma resposta. Uma coisa eu lhe digo, se não fossem essas malditas atas no formato docx (office 2007) que são 23 anos de relatório escolar dos alunos terem voltado pra gente fazer algumas correções e imprimir pra poder enviar de novo eu mandaria o xp pro ar! sério mesmo...quando eu abro o formato docx no BR office fica todo desconfigurado ai já viu...mas sei que esse não é assunto pra cá...mas o meu objetivo é instalar esse bendito Office 2007 pra poder ajeitar essas atas escolares de alunos aprovados e reprovados....estão toda em formato tabela...santo Deus, meus superiores estão me pressionando pra resolver esse problema....estou tão desanimada.... :-[ com essa situação. Só preciso da net....outra coisa eu intalei aquele tal de CrossOver Demo...quando eu pensei que ia pra frente, ai o que acontece..ele pede conexão com a net pra poder registrar senão nada. Tá tudo num bolo só...nem durmo mais meu amigo...rs

sumaya

Olá amigo,

sudo apt-get update

Bom dia Mateus e os membros da Comu! :)
Antes de um membro me ensinar a instalar o Modem 3G da claro pra poder baixar os componentes necessários do Winetricks! eu fiz uma burrada sem tamanho, na ansiedade de resolver o problema eu fiz uns passos doidos ai...da uma olhada!
1)Aplicações>Wine>Browser C:\Drive
2)Wine>Configure Wine
3)Separador: Aplicações - selecionei "Windows Vista" para a verão Windows
4)Separador: Biblioteca, na caixa "nova substituição para" selecionei o ficheiro ""rpcrt4"" e adicionei e depois fiz a mesma coisa pro Ficheiro ""msxml3"".
5) depois novamente na caixa "substituição existentes" selecionei o ficheiro ""rpcrt4"" e cliquei no botão editar ao lado
6)nessa janlinha escolhi a opção "nativa (windows)" e cliquei no botão OK! Ai depois repeti todos esses passos pro ficheiro ""msxml3"". Depois apertei em aplicar e depois em OK

E Bahhhh...fui reiniciar e PC ai  deu pau!!...ficou uma tela preta com os dizeres: ""Please Wainting"...erro 15 e o cursor piscando sem parar...apertei todas as teclas pra ver se entrava na setup e tentar dar um jeito e nada!Agora além de um PC não prestar, esse também acabei de detonar... :-[

E agora? O que eu fiz de errado?

Obrigada aos  amigos da Comu pela generosidade por ter me ajudado todo esse tempo! :)

Mateusislaneo

Olá desculpa a demora em te responder, eu tive (estou tendo) um probema com meu pc aqui e por isso demorei pra responder.

CitarE Bahhhh...fui reiniciar e PC ai  deu pau!!
Por que vc reiniciou o pc?? ???

Citar""Please Wainting"...erro 15
Vou fazer umas pesquisas sobre esse erro e ver o que eu encontro.

fui ;)
Mandriva 2010.1 kde4.5.2
kubuntu 10.10 kde4.5.2
Windows 7 Ultimate