Negar acesso a sua própria pasta. (Resolvido)

Iniciado por mauricar20, 28 de Julho de 2010, 16:48

tópico anterior - próximo tópico

mauricar20

Olá amigos!

Eu montei um CD Live do Ubuntu usando o Remastersys com um sistema padrao para ser usado quando o sistema operacional dos computadores aqui do trampo nao funcionarem, assim o usuario tem uma opção ate a OS ser atendida.
Como gerei a partir de uma instalacao limpa, usei a opcao de fazer backup do sistema no remastersys que me traz todas as configuracoes do usuario que deixei moldada (papel de parede, menu, painel), enfim, ficou como eu queria, o Live CD sobe com usuario que configurei.

Agora o meu problema:

Quando o usuario salva arquivos na area de trabalho ou nas suas pastas ele perde assim que o computador é reiniciado. Como nao tem jeito de salvas arquivos no CD, eu quero negar acesso a escrita de dados no seu proprio perfil, nao deixando assim o que o usuario grave nada no live cd, e perca dados, assim obrigando-o a gravar num pendrive, ou na rede.
Seria facil colocar um aviso para ele nao gravar dados no live cd, pq os perderia, mas foi ordem da diretoria que o acesso fosse restringido mesmo.

Tentei definir permissao da pasta /home/usuario para somente acessar arquivos, mas quando inicio a sessao ele da erro de .ICEauthority, e nao faz login. Sou obrigado a voltar atras na permissao de usuario.

Outra coisa que pensei, é executar um script restringindo a escrita quando usuario logar, porem quando ele encerra sessao e comeca de novo, nao funciona, ja que as pemissoes foram dadas pelo scrip na sessao anterior.

Gostaria de saber: Existe um modo de eu negar acesso a escrita na pasta do usuario pra ele mesmo e o login acontecer?
Existe a possibilidade de um script negando acesso de escrita ao usuario quando se loga, e um outro para permitir acesso assim que o usuario faça o logoff para que possa iniciar e encerrar sessao?

PS. eu faço a configuracao em uma maquina, e crio novamente a ISO do Live CD, como se fosse uma copia exata do meu sistema só quem em live CD.

Agradeço.

Mauricio

mauricar20

Amigos, andei lendo mais hoje, e vi que pode ter uma solucao com dois arquivos eu se encontram na $home /usuario. Eles teoricamente deveriam executar comandos quando se faz login e logoff.

.bashrc (tentei criar o .bash_login, mas nao funcionou)
acrescentei  a linha chmod -R 577 /home/usuario

.bash_logout
acrescentei  a linha chmod -R 777 /home/usuario

Quando executo esses dois arquivos no terminal, ele seta as pemissoes as quais preciso. Mas preciso que isso funcione no login e no logout,  e nao deu certo.

Se alguem souber algo a respeito fico grato.

mauricar20

Coloquei um script pra ele dar permissoes na hora do login, mas o suario nao deve fazer logout...

Existe algum modo de tirar o Botao "Encerrar Sessao do Usuario" do menu principal?

Obrigado!!

Fabricioemmerick

mauricar20

Kamei Hyoga

Citação de: mauricar20 online 02 de Agosto de 2010, 18:10
Coloquei um script pra ele dar permissoes na hora do login, mas o suario nao deve fazer logout...
(...)

Mas se ele fizer, quando entrar, não vai carregar o script outra vez e "confirmar" as permissões? Ae não teria problema nisso.

Ou você testaria as permissões. Se forem as que você quer (já tiver sido configurado antes), o script não faz nada. Se não for, ae ele muda as permissões.

mauricar20

Então....

Como é um Live CD, toda vez que ele é inciado (e quando é desligado, volta o estado original), a pasta /home/usuario esta com permissao de leitura e escrita, e assim que o login é feito o script restringe o acesso. Mas quando o usuario faz somente logout, a pasta ainda fica com permissao de somente leitura, dando erro para inicializar novamente a sessao. Se eu conseguisse que o usuario nao fizesse logout, e só pudesse reinciar ou desligar o computador ja resolveria meu problema.

O ideal seria setar as restringir acesso no login, e liberar no logout, mas nao consegui fazer isso.

Kamei Hyoga

Esqueci que é um liveCD... por enquanto, você poderia retirar todos os atalhos que levem ao logout, incluindo tirar os atalhos do teclado.

Também to perquisando aqui pra ver se te ajudo.

Kamei Hyoga

Acho que encontrei: http://www.mail-archive.com/ubuntu-br@lists.ubuntu.com/msg24313.html

1.2 Sem Logout

Acesse o menu "Ferramentas do Sistema>>Editor de Configurações";
        Marque a chave "/apps/panel/global/disable_log_out".

Esta opção desaparece com o ícone de Sair do painel e com a opção de
Sair do menu principal. Desta forma os usuários não podem desligar nem
deslogar pelo sistema gráfico.

mauricar20

A dica foi boa, mas eu ja tinha tentado... ;D quando ele desabilita o Logout, também desabilita o botao de desligar.

Hoje tentei localizar os arquivos que montam o menu no painel para tentar fazer a customização, mas nao encontrei de jeit nenhum.

O pior é que ainda tenho que ficar ouvindo que no Windows da pra fazer com o Poledit, ou permissoes bem mais facil que no Linux. >:(

Nunca imaginei que fosse ter que restringir acesso ao usuario a suas proprias pastas.  :o

mauricar20

Inclusive, quando se descansa o mouse em cima do "Encerrar sessao do usuario" tem um erro de traducao e concordancia na janelinha de ajuda, ja queria também corrigir isso.

Esqeuci de dizer... estou usando Ubuntu 10.04 LTS 32bits

Kamei Hyoga

Mas se o problema for só que ele também desabilita o botão desligar, basta você "recriar" o mesmo, como um atalho, ou na área de trabalho ou no painel superior.

mauricar20

mauricar20

Kamei,

Consegui resolver da seguinte forma:
Criei um script com o comando chmod -R 577 /home/usuario para definicar as pemissoes de pasta do usuario na inicializacao (adicionei em aplicativos de sessao no centro de controle)
Depois digitei alt+F2  e executei gconf-editor => app/panel/global/ marque : disabeble_lock_screen e disable_log_out.

Criei um lançador para o aplicativo no painel com os parametros: gnome-session-save --shutdown-dialog

Simples assim.

Muito obrigado!!

Kamei Hyoga

Opa, fico feliz que tenha resolvido! Já pode pedir um aumento pra diretoria kkkk