Problemas para criar Ad-Hoc com adaptador USB

Iniciado por Cereal Killer, 12 de Março de 2010, 18:34

tópico anterior - próximo tópico

Cereal Killer

Olá, amigos. Tudo bem?

Recentemente adquiri um adaptador Wireless USB da Ralink, modelo rt2870
Segue foto:

O intúito é criar um ponto de acesso para me conectar usando meu Nintendo Ds. Já que o adaptador funciona em modo Infra-Estrutura e Ad-Hoc.

No Windows correu tudo bem e utilizando o assistente da própria Ra-Link consegui configurar o Ad-Hoc e me conectar usando o Ds. Tudo perfeito.

Mas como não uso Windows desejo instalar e configurar o adaptador no Ubuntu.

Passei algumas horas pesquisando em fóruns e sites e finalmente consegui instalar o adaptador. O driver está instalado, os módulos são carregados no boot do sistema e ele é reconhecido pelo comando "iwconfig".

Segui este tutorial: http://guevara2012.wordpress.com/2009/12/15/instalando-driver-ralink-rt2870-usb-stick-no-ubuntu-9-04/

Usando outro tutorial consegui configurar o adaptador para entrar em Ad-Hoc, SSID, Máscara de rede, Ip, e a chave WEP.

Segui esse tutorial: http://matheusengcomp.wordpress.com/2009/05/08/configurar-rede-ad-hoc-no-ubuntu-9-04/

O problema é que o Ds e nenhum outro aparelho WiFi consegue encontrar o ponto de acesso.  :-\

É como se ele não estivesse ativo.

Não sei se fiz certo, mas tentei criar uma conexão sem fio usando o Network Manager, depois de tudo configurado ele não consegue se conectar. Pede sempre a chave WEP e depois avisa que não foi possível se conectar.

Não consigo definir minha chave WEP no Network Manager. Não importa o que eu digite, ele sempre modifica para um valor pré-determinado. Será esse o problema?

Meu computador está com o Ubuntu 9.04 (fiz um downgrade, pois no 9.10 estava tendo problemas durante o boot)
A internet é Velox, com um modem D-Link 500B, não roteado.

Comprei o adaptador pois quero apenas me conectar com o DS, então seria um custo maior comprar um roteador wireless apenas para essa finalidade.

Segue a saída do comando "iwconfig"
Citarlo        no wireless extensions.

eth0      no wireless extensions.

pan0      no wireless extensions.

ppp0      no wireless extensions.

ra0       RT2870 Wireless  ESSID:"Casa"  Nickname:"RT2870STA"
          Mode:Ad-Hoc  Frequency=2.412 GHz  Cell: C6:09:05:F6:46:8C   
          Bit Rate=1 Mb/s   
          RTS thr:off   Fragment thr:off
          Link Quality=10/100  Signal level:0 dBm  Noise level:-97 dBm
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:0  Invalid misc:0   Missed beacon:0

Desde já agradeço pela atenção.

Abraços!

zekkerj

CitarBit Rate=1 Mb/s   
RTS thr:off   Fragment thr:off
Link Quality=10/100  Signal level:0 dBm  Noise level:-97 dBm

Alguma coisa me diz que vc vai sofrer pra fazer esse treco funcionar. :(
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Cereal Killer

Descobri que estou seguindo pelo caminho errado.

Não tenho que criar um Ad-Hoc.

O que preciso fazer é instalar o Firestarter e usa-lo para compartilhar minha conexão com a internet.

Instalei o firestarter, configurei, mas ainda estou tendo problemas. Aparentemente o dispositivo carece de maiores configurações.

Já editei o arquivo de configuração, mas ele parece não aplicar as modificações quando uso o comando "sudo ifconfig ra0 up"

Também tentei os comandos:

# ifconfig wlan0 192.168.0.1 netmask 255.255.255.0 up
# iwconfig wlan0 mode managed
# iwconfig wlan0 essid ubuntu
# iwconfig wlan0 channel 10

As configurações são aceitas, mas ainda não consigo encontrar o ponto de acesso.

Alguém pode me ajudar?

Obrigado!

zekkerj

Não é preciso setar o canal, quando vc trabalha em modo infra-estrutura (managed). O canal é setado automaticamente para o canal definido no AP.

Vc viu a questão do sinal? Tava muito fraco antes.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Cereal Killer

Citação de: zekkerj online 16 de Março de 2010, 10:50
Não é preciso setar o canal, quando vc trabalha em modo infra-estrutura (managed). O canal é setado automaticamente para o canal definido no AP.

Vc viu a questão do sinal? Tava muito fraco antes.

Ví. E, infelizmente não consigo alterar. No Windows tive o mesmo problema.

Aparentemente o sinal desse adaptador é fraco por natureza. Ele não tem entrada para antenas, então não há como aumentar a intensidade do sinal. E nem opções para isso. =p

Tentei, e mesmo sem setar o canal nada acontece. =/

O estranho e que quando coloco o adaptador em "Managed" ele continua exibindo "Mode: Auto", pelo iwconfig.

zekkerj

Está plugando o adaptador direto na porta USB, ou está usando extensor? Se não estiver usando o extensor, tente usá-lo. Se estiver usando, tente reposicioná-lo, pra pegar sinal melhor.

Cereal Killer

Tenho uma dúvida: Como o adaptador vai compartilhar a internet ele precisa de um gateway, certo?

Mas meu ip muda cada vez que me conecto a Velox.

No Windows não precisei configurar Gateway. Faço o mesmo com o Ubuntu?

zekkerj

CitarTenho uma dúvida: Como o adaptador vai compartilhar a internet ele precisa de um gateway, certo?
... se eu estou entendendo direito, não.

Vc só precisa de um gateway quando vc quer que os pacotes saiam por um determinado endereço. Pelo que eu entendi, vc tem que usar esse endereço como gateway da outra máquina, mas essa conexão não precisa de gateway.

Cereal Killer

Humn... Entendi. Obrigado, zekkerj! =D

Já tentei umas 20 vezes e nada. Eu configuro usando os comandos:

# ifconfig wlan0 192.168.0.1 netmask 255.255.255.0 up
# iwconfig wlan0 mode managed
# iwconfig wlan0 essid wireless

Depois ativo o firestarter, mas não adianta. Reinstalei os drivers, reconfigurei tudo novamente e nenhuma mudança. =/

zekkerj

Resolveu o problema do sinal??? Não dá pra tirar leite de pedra: sem sinal, sem conexão.

Cereal Killer

zekkerj, coloquei o adaptador em todas as portas USB do computador. Depois usei um extensor, troquei de lugar várias vezes e o sinal continua o mesmo: 0.  :-\

Pesquisei e não descobri mais nada. Em geral o pessoal tinha problemas apenas em instalar o driver do dispositivo, que funcionava bem depois disso.

fuzatto

Olá!
Li o post e notei sua citação sobre sinal fraco, o dispositivo não estaria com problemas? Pois usei um destes há um tempo atrás e não tive problemas com sinal. T+

Cereal Killer

Citação de: fuzatto online 17 de Março de 2010, 22:00
Olá!
Li o post e notei sua citação sobre sinal fraco, o dispositivo não estaria com problemas? Pois usei um destes há um tempo atrás e não tive problemas com sinal. T+

Olá, amigão. Acho que não está com problemas, uso normalmente no windows, tanto com o DS como com o notebook e o celular de um amigo.

O problema deve estar em alguma configuração... =/

zekkerj

Não é configuração, Cereal Killer. É sinal.

Na melhor das hipóteses, vc vai conseguir mais sinal mudando o driver (usando o driver windows, alguns drivers Linux têm problema exatamente com o sinal, captado mais fraco). Mas não espere milagres...

fuzatto

Bom dia!
Continuo achando que é o dispositivo está com problemas, pois você disse que mesmo no windows o sinal é baixo, e eu usei o ele justamente no windows e o sinal era bom. Se ele está com problemas e o driver para linux causa baixo sinal como mencionado pelo zekkerj, então vai ser difícil conseguir. Usei ele para dividar a conexão de internet aqui de casa com o notebook da minha irmã, pois até então não tinha um router sem fio, e foi muito bem sem precisar ao menos de extensores, com ele espetado na USB traseira do desktop, bem escondido, e o sinal ainda assim era bom. T+ :-\