Enviar arquivo via rede

Iniciado por HelderC, 01 de Março de 2010, 11:40

tópico anterior - próximo tópico

HelderC

Pessoal, eu gostaria de saber porque é tão lenta no Ubuntu a transferência de arquivo via rede.
No windows vista/xp a transferência vai rápido, mas no caso do Ubuntu, a coisa vai muito lenta!

zekkerj

Com base nos detalhes que você deu (nenhum), eu concluo que é um caso de Mau Feng-Shui. Use bits amarelos, em vez de verdes.

Mas com alguns detalhes insignificantes, como:
- Versão do Ubuntu
- Tipo de rede (cabeada, wireless, etc)
- De onde você está transferindo (local/remoto, cabo/wireless, linux/windows, http/samba/ftp)
- Pra onde você está transferindo (local/remoto, cabo/wireless, linux/windows)

poderemos dar uma opinião mais embasada.

Desculpa a brincadeira, mas realmente só dá pra entender o motivo desse problema se você explicar pra gente o ambiente em que você está trabalhando.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

HelderC

Ok, então respondendo as perguntas do zekkerj:

- Versão do Ubuntu: 9.10
- Tipo de rede: Cabeada
- De onde e para onde você está transferindo: local/local ou seja é de um computador da rede local para outro na mesma rede. O meu tem o Ubuntu, e estou transferindo para um com windows xp.

Mais alguma pergunta?  ;)

zekkerj

Que tipo de transferência é? FTP, HTTP, Samba ou SSH?

Qual programa você está usando para a transferência?

No sentido inverso, o problema ocorre?

Há alguma outra transferência ocorrendo em paralelo? Atualização do Windows ou do Ubuntu, por exemplo?

Cabo direto, ou vc passa por switch?

Você tem algum tipo de firewall habilitado em alguma das máquinas?

Sabe dizer se o IPv6 está habilitado no Ubuntu?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

HelderC

Que tipo de transferência é? FTP, HTTP, Samba ou SSH?
Samba

Qual programa você está usando para a transferência?
O próprio Nautilus

No sentido inverso, o problema ocorre?
Não sei, nunca testei.

Há alguma outra transferência ocorrendo em paralelo? Atualização do Windows ou do Ubuntu, por exemplo?
Não... normalmente só estou usando o navegador junto.

Cabo direto, ou vc passa por switch?
Passo por um switch de 100mbs

Você tem algum tipo de firewall habilitado em alguma das máquinas?
Só no windows o próprio firewall.

Sabe dizer se o IPv6 está habilitado no Ubuntu?
Não sei dizer...

zekkerj

então provavelmente o IPv6 está habilitado no Ubuntu.

você, além desse switch, tem algum roteador? Mesmo que seja um modem roteado.

HelderC

Citação de: zekkerj online 01 de Março de 2010, 14:04

Sim, tem o modem do speedy ligado ao hub (desculpe, me enganei,, não é switch é hub)

zekkerj

Citação de: HelderC online 01 de Março de 2010, 14:06
Citação de: zekkerj online 01 de Março de 2010, 14:04

Sim, tem o modem do speedy ligado ao hub (desculpe, me enganei,, não é switch é hub)

É switch sim. Não se fabricam mais hubs há muito tempo.

Veja só, eu estou trabalhando com duas hipóteses:

1) O IPv6 habilitado no Ubuntu está te atrapalhando. Isso seria potencializado por alguns roteadores e switches.

2) O Driver da placa de rede do Ubuntu está com algum problema, e por isso a transferência está lenta.

Vamos atacar primeiro o IPv6. Se o arquivo /boot/grub/menu.lst existir, edite-o ("gksu gedit /boot/grub/menu.lst").
Procure pelo trecho abaixo:

## additional options to use with the default boot option, but not with the
## alternatives
## e.g. defoptions=vga=791 resume=/dev/hda5
# defoptions=[b]quiet splash vga=normal[/b]

Mude a última linha, de forma que fique assim:

# defoptions=ipv6.disable=1 quiet splash vga=normal

Não retire o "#" do início da linha. Salve o arquivo (lembre-se, vc precisa estar editando o arquivo como super-usuário, pra poder salvá-lo), depois atualize as referências do Grub:

sudo update-grub

Depois reinicie o sistema.
PS: Se vc estiver usando o Grub2, provavelmente isso não vai funcionar.

HelderC

Então nem vou tentar... o Ubuntu 9.10 usa o Grub2....

Há mais algo que eu possa fazer?

zekkerj

Citação de: HelderC online 02 de Março de 2010, 23:36
Então nem vou tentar... o Ubuntu 9.10 usa o Grub2....

Há mais algo que eu possa fazer?

Eu tenho 3 máquinas instaladas com o Kubuntu 9.10 e nenhuma delas tem o Grub2. Confirme aí, qual o grub em uso.

HelderC

A versão é 1.97beta4... Seria a 2?

zekkerj

Essa é a versão do Grub2, mesmo. Tem como fazer o bloqueio do IPv6 com o grub2 também, mas eu não sei como --- como disse, todas as minhas máquinas, até as virtuais, estão instaladas com o grub antigo...