Instale o novo BrOffice 3.2.0 no Ubuntu

Iniciado por stremenx, 25 de Fevereiro de 2010, 19:43

tópico anterior - próximo tópico

stremenx

BrOffice.org é uma suíte de programas de escritório totalmente gratuita utilizada por milhões de brasileiros. Este tutorial explica como instalar a última versão do BrOffice.Org no Ubuntu 9.10 /10.04.

Passo 1 – Inicialmente vamos fazer Download Clique no link logo em baixo.

http://www.broffice.org/download

Passo 2 - Vamos desinstalar as versões anteriores do nosso sistema:

$ sudo apt-get remove openoffice*.*

Passo 3 - Vamos descompactar BrOffice baixado através do comando (Lembrando que você terá que ir no diretório onde se encontra o arquivo):

$ tar xzvf  nome da versão baixada .tar.gz

Passo 4 – Agora entre no seguinte diretório:

$ cd  nome do arquivo gerado após a descompactação
$ cd DEBS

Passo 5 – Instalando:

$ sudo dpkg -i *.deb

Passo 6 – Agora, vá para a pasta “desktop-integration” que está dentro da pasta DEBS e dê um duplo clique.
Ou entre pelo terminal pelo comando:
$ cd desktop-integration
$ sudo dpkg -i *.deb

Pronto.

Éderson

Acho que este tutorial serve como padrão para qualquer BrOffice lançado, estou certo? Caso sim, acrescente esta informação ao tópico.
Eu sempre fico na dúvida se devo deixar o OpenOffice que vem junto com o Ubuntu ou se instalo o BrOffice.
1 - O que o BrOffice tem e o OpenOffice não e vice-versa?
2 - Porque no Ubuntu sempre temos atualizações em pacotes openoffice já que isso não ocorre com o BrOffice?

stremenx

Entre no site :http://www.broffice.org/faq_principal
Pois ele responde esta e outras perguntas.

Tota

Citação de: Éderson online 25 de Fevereiro de 2010, 19:54
2 - Porque no Ubuntu sempre temos atualizações em pacotes openoffice já que isso não ocorre com o BrOffice?

O Ubuntu é uma distro internacional. Não haveria sentido se criar uma versão do Ubuntu só para o Brasil para "encaixar" o Broffice.

Éderson

Desculpem-me estar sendo chato, é que normalmente distribuo uma distro personalizada em DVD para um monte de gente, inclusive numa escola (até 10 anos) e isso me será perguntado:
1 - Quais pacotes devo instalar para habilitar os idiomas espanol e inglês no broffice?
Estes idiomas são utilizados aqui em casa pelos usuários cadastrados e nas aulas de língua estrangeira da escola.

2 - Se desejar desinstalar o broffice (para atualizar quando sair uma nova versão, voltar ao openoffice da distro ou qualquer outra coisa) qual comando devo executar?

3 - Tenho instalado aqui o pacote openclipart (várias figuras - muito usado na referida escola) que se liga diretamente à galeria do openoffice. Como fazê-lo entrar na galeria do BrOffice?

4 - Quando clicamos num arquivo de powerpoint (.pps) no openoffice nativo do ubuntu, ele já abre diretamente em tela cheia. Como fazer o mesmo no BrOffice?

sapomestre

odeio pacotes tar.gz , é muito chato de instalar e da muita dor de cabeça.(ainda mais para Noob como eu)

Sendo assim fiz de um modo mais Pratico, via Synaptic.

Vai em Busca e escreve Broffice e pronto. Só mandar bala e ja esta instalado.

Alyscom

Citação de: sapomestre online 26 de Fevereiro de 2010, 18:11

odeio pacotes tar.gz , é muito chato de instalar e da muita dor de cabeça.(ainda mais para Noob como eu)

Pode ser, mais você vai estar instalando a versão 3.1 e não a 3.2! :)

[]'s

Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real

livre1

Citação de: sapomestre online 26 de Fevereiro de 2010, 18:11

Você já baixou o pacote tar.gz do Broffice?

Eu tava lendo é parece que dentro do pacote vem um arquivo deb para instalar, mais não sei se é verdade, porque nunca fiz...

Éderson

Vem pacotes deb sim dentro do tar.gz
se você instala o pacote broffice via synaptic, continua o openoffice padrão do ubuntu. A única coisa que o pacote broffice faz é modificar os atalhos, tela inicial e nome do programa para BrOffice, não tranformando-o no BrOffice que temos aqui no Brasil e suas personalizações.

lagartixxa

fiz exatamente isso porém esta dando erro quando vou executar o "Desktop-Integration"

baixei a instalação 2 vezes pensando que poderia ser arquivo corrompido mas mesmo assim não deu certo no meu ubuntu.

alguém sabe algum repositório que tenha o BROffice 3.2 pra instalar?

stremenx

Vc desinstalou as versão anterior? Pois se não tiver dará erro mesmo, na hora de executar o arquivo dentro da pasta Desktop-Integration...
Agora se vc estiver feito isso a (desinstalou), vc poderia citar o erro que esta dando mais detalhado.

luisffaria

Resolvido. O link do criador do topico baixar o broffice com RPMS, baixei o broffice.deb e correu tudo bem

mkleber

Citação de: luisffaria online 06 de Março de 2010, 00:05
baixei o broffice do link acima e não acha esse pacote DEB, pesquisei na pasta e realmente não tem

Eu fiz assim

remover no synaptic o openoffice (marcar para remoção completa)
baixar no site versão correspodente - http://www.broffice.org/download - pegar debian / ubuntu

abrir nautilus clica em cima do arquivo e descompactar, clicar "extrair"aqui
entrar na pasta e no terminal dar comando na pasta DEBS
sudo dpkg -i *deb

entrar na pasta Desktop-integration e rodar o executável - ele vai criar os links no "iniciar" -> escritório
os bin estão na pasta opt

Soriedem

Tem que desinstalar o OpenOffice primeiro e em seguida instalar o BRoffice .Remover no synaptic o openoffice (marcar para remoção completa)
baixar no site versão correspodente - http://www.broffice.org/download - pegar debian / ubuntu
o resto é moleza.
Márcio Rocha Medeiros (TJ)

adrianojbr

Só ressalto que eu tive que fazer o downgrade para o OpenOffice 3.1, pois com a nova versão eu não conseguia mais acessar corretamente os arquivos contidos num servidor com Samba.