Como meti (finalmente) a impressora/scanner Lexmark x2230 a funcionar.

Iniciado por Nosferatu Arucard, 10 de Julho de 2010, 19:50

tópico anterior - próximo tópico

Nosferatu Arucard

Para quem precisa de uma solução de recurso para meter uma impressora/scanner Lexmark do qual não existem drivers nativos, no meu caso foi necessário instalar a versão completa do Virtual Box  :( e instalar o Windows 2000 como máquina virtual guest.
Eu escolhi de propósito uma versão antiga do Windows por não consumir recursos e não ter funcionalidades inúteis  ;D
Além disso a impressora só tem drivers para o Windows 2000/XP e não funciona bem no Vista nem no 7 (excepto se usar o Windows XP Mode, do qual o método é similar ao realizado ao Virtual Box).

O tutorial é simples de seguir...  :P

1º Instale o Virtual Box completo (a versão non-free contêm o controlador USB para máquinas guest) e para tal basta...
Editar o ficheiro /etc/apt/sources.list  como root e adicionar a linha (no caso do Ubuntu 10.04):
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian lucid non-free

Depois instale a chave criptográfica:
wget -q http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/oracle_vbox.asc -O- | sudo apt-key add -

Isto permite a instalação autenticada do software:
sudo apt-get update
sudo apt-get install virtualbox-3.2

Se existir dependências, deverá aceitar a sua instalação.  :)

2º Arranque o Virtual Box e aceite a licença para completar a instalação (Aplicações > Ferramentas > Oracle VM VirtualBox)
Deverá ter a mão a ISO ou o cd do Windows 2000 SP4 ou o Windows XP.
Crie uma máquina virtual e siga as configurações padrão (no caso do Windows 2000, são um disco de 4Gb e 168 Mb de RAM  ;D)
Instale o sistema guest e em seguida instale as ferramentas adicionais do Virtual Box (Dispositivos > Instalar Adições de Convidado), sem isso terá a máquina virtual com uma resolução gráfica ridícula (640*480 a 256 cores  :P)
Além disso, necessita das adições para partilhar ficheiros entre a máquina real (Ubuntu) e a máquina virtual (Windows).

3º Abra Sistema > Administração > Utilizadores e Grupos e adicione o seu nome de utilizador ao grupo vboxusers.
Ao fazer log in novamente a máquina virtual poderá controlar dispositivos USB.
Crie uma pasta (VMShare) na sua directoria pessoal e adicione-a às pastas partilhadas da sua máquina virtual.
Aproveite para instalar alguns programas como o 7-Zip ou o Sumatra PDF na máquina virtual de modo a completar o sistema virtual  ;)

4º Por fim, ligue a impressora (do qual avisará que não existem drivers nativos) e accione o dispositivo USB no menu da máquina virtual.
Feche qualquer aviso e insira o CD da impressora, do qual deverá instalar os drivers (o que leva alguns minutos) e ficar operacional.
Agora a impressora previamente incompatível já imprime e digitaliza graças à máquina virtual guest, mas não deixa de ser uma solução pouco elegante.  :(

Para imprimir deverá escolher na aplicação Linux a opção Imprimir para ficheiro, exportando-a como PDF e salvando-a na pasta VMShare.
Depois arranca-se a máquina virtual e activa-se a impressora pelo menu Dispositivo. Abre-se como o levíssimo Sumatra PDF e escolha Imprimir para poder imprimir os textos. Para digitalizar, basta arrancar a máquina virtual e digitalizar o pretendido. Em seguida copia-se os ficheiros para a pasta partilhada e ficam acessíveis na máquina real.

Espero que o suporte ao USB no WINE progrida (já é um projecto em separado) de modo a que seja possível carregar os drivers Win32 e as ferramentas de interligação ao CUPS e ao SANE de modo a evitar usar uma máquina Windows (o 2000 até funciona com 128 Mb de RAM!) e ter uma integração tal que não necessite do complexo esquema que descrevi.  ::)

platao

Ola ,tudo bem explicadinho muito bacana seu tutorial ja estou previnido com a dica.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

libonati