Remover do menu Gnome as opções: Locais e Sistemas

Iniciado por denis.cs, 24 de Fevereiro de 2010, 11:18

tópico anterior - próximo tópico

denis.cs

Bom Dia,

Sou usuário do Ubuntu versão 9.04, e estou precisando de remover a opção Locais e Sistemas que aparecem no menu do Gnome, e deixar apenas Aplicativos.
pelo editor de menu Alacarte, não estou conseguindo retirar tudo que quero.

Se não for possível isso, já me ajuda bastante remover da opção Locais as opções Redes, Computador, e algumas outras.

Existe alguma forma de fazer isso, mesmo que seja via terminal?

Abraço a todos!

clcampos

Uso de caixa alta.

Conforme discutido neste tópico aqui adequamos o plugin existente no fórum para aviso do uso de Caixa Alta a pedido da comunidade, mas passamos a trancar automaticamente os tópicos quando o usuário faz uso da caixa alta, já que o mesmo é avisado "on-line".

Pedimos que quando quiser dar enfase a um texto (ou parte dele) use negrito, itálico, sublinhado, ou até mude a cor do texto evitando sempre o uso da caixa alta, já que é vetado pelas Regras de Utilização do Fórum.

Assim pedimos que acerte tanto o título quanto o texto da primeira mensagem.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Alyscom

Porque você quer remover do menu Gnome as opções locais e sistemas? Se remover-las como ira acessar a sua pasta pessoal? :P
O que posso fazer é explicar como mudar a aparência, pode ser assim?
Lá vai então, clique com o botão direito do rato sobre o painel e em adicionar ao painel, depois que abrir a janela de seleção role o scroll para baixo, você verá o item "Menu principal" selecione ele e clique em adicionar e depois fechar.

Espero ter ajudado de alguma forma! :)

[]'s

Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real

denis.cs

Olá, já fiz isso, porém não me serve, porque ele resume tudo dentro de um único menu, e lá ainda fica o acesso a tudo.

Explicando melhor, tenho um funcionário que apenas precisa de acessar a internet, e alguns aplicativos, como OpenOffice, etc.
e se ele precisar gravar algo, pode ser dentro do desktop, ou dou acesso a ele a sua pasta pessoal, através de um link no desktop
se for o caso. Não precisa de mais nada.

Mas não quero que ele tenha acesso ao restante do disco e principalmente da rede local, e opções de configurações.
Seria algo do tipo que tem no Windows XP: GPedit, que vc trava tudo, quero fazer isso também com o Ubuntu.

Mas, no meu caso também resolveria apenas restringir acesso a estes dois menus: locais e sistemas

Tem jeito?

Alyscom

Você pode remover do painel o menu principal e adicionar somente os atalhos dos aplicativos que irá utilizar no painel ou na área de trabalho! :)

[]'s

Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real

overlock@

Citação de: denis.cs online 24 de Fevereiro de 2010, 13:46
Olá, já fiz isso, porém não me serve, porque ele resume tudo dentro de um único menu, e lá ainda fica o acesso a tudo.

Explicando melhor, tenho um funcionário que apenas precisa de acessar a internet, e alguns aplicativos, como OpenOffice, etc.
e se ele precisar gravar algo, pode ser dentro do desktop, ou dou acesso a ele a sua pasta pessoal, através de um link no desktop
se for o caso. Não precisa de mais nada.

Mas não quero que ele tenha acesso ao restante do disco e principalmente da rede local, e opções de configurações.
Seria algo do tipo que tem no Windows XP: GPedit, que vc trava tudo, quero fazer isso também com o Ubuntu.

Mas, no meu caso também resolveria apenas restringir acesso a estes dois menus: locais e sistemas

Tem jeito?

Você pode colocar somente os ícones dos programas que quer no panel e remove-lo clicando com o botão direito do mouse em cima do menu e selecionar remover(mas ao faze-lo você ficará sem o menu,sendo assim você só terá acesso via terminal ok?)ou se colocar o menu novamente indo em add to panel.
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

denis.cs

Blza.. eu fiz assim, mesmo...
mas achei que teria alguma forma mais "forte", segura, tipo se o usuário clicar com o botão direito ele adiciona isso fácil ao painel, se ele tiver um pouco de curiosidade...

mauricar20

Instala o Ubuntu Tweak (tem no repositorio)

depois em vá em:

Configurações do GNOME, e marca a opcao "Bloqueio de todos os Paineis".

Isso impede dele adicionar e remover aplicacoes do painel.

lfcb

Olá,

Instala o GnoMenu... depois vai a propriedades (do gnomenu) --» Preferências e "seta" Desactivar Locais e Sistema na lista de programas... e pronto!
K + Ubuntu 12.04 Lts