ubuntu parou de conectar...

Iniciado por pituca292, 21 de Fevereiro de 2010, 13:47

tópico anterior - próximo tópico

pituca292

Opa...
Sou novo aqui, estou tentando abandonar o windows e começar a usar o ubuntu....
até então estava tudo bem, mas hoje fui entrar naa internet e não queria mais conetar...
Fui tentando fuçar, procurando dicas na internet, tentei fazer "sudo pppoeconf", não deu certo, fui fuçando, acabei apagando a conexa
ão via cabo e agora não consigo nem criar a conexao novamente...
Como eu resolvo isso?

PS: tenho net roteada com um D-link DIR-300 entre um pc e um note, no note esta normal, uso DHCP...

zekkerj

Apague todo o conteúdo do arquivo "/etc/network/interfaces", deixe-o apenas assim:

auto lo
iface lo inet loopback

depois reinicie o computador.

A partir daí, esqueça o comando "pppoeconf", pq ele não é pra vc, OK?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

pituca292

CitarApague todo o conteúdo do arquivo "/etc/network/interfaces", deixe-o apenas assim:

Código:

auto lo
iface lo inet loopback

depois reinicie o computador.

A partir daí, esqueça o comando "pppoeconf", pq ele não é pra vc, OK?
Ok...
Mas o texto que tem nesse arquivo está igual a o que você mandou colocar, tentei, mesmo assim, apagar o que tinha e por denovo, mas ele diz que não tenho permissão pra isso...
Acho que vocês como configurar umu nova conexão, "do zero"...

zekkerj

Se já está assim, não precisa mexer.

Executa o comando "ifconfig" e cola o resultado aqui.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

pituca292

Citação de: zekkerj online 21 de Fevereiro de 2010, 22:07
Se já está assim, não precisa mexer.

Executa o comando "ifconfig" e cola o resultado aqui.

Apareceu isso:

eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:1b:fc:28:54:ee 
          endereço inet6: fe80::21b:fcff:fe28:54ee/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:7 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:6 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:2
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:614 (614.0 B) TX bytes:468 (468.0 B)
          Memória:ddec0000-ddf00000

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:06:4f:6a:ad:79 
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1

wmaster0  Link encap:Não Especificado  Endereço de HW 00-06-4F-6A-AD-79-00-00-00-00-00-00-00-00-00-00 
          UP RUNNING  MTU:0  Métrica:1

zekkerj

pituca292

Citação de: zekkerj online 22 de Fevereiro de 2010, 17:15
executa aí:

sudo dhclient eth0

AEE!!
Fiz esse comando e deu certo...
Só que quando reiniciei o pc, tive que faer dinovo pra conectar...
Tenho que faze toda vez que inicia o pc?
Outro detalhe, aqueles dois computadores que aparecem no canto da tela, não tao aparecendo...

zekkerj

Estranho, seu NetworkManager também não carrega automaticamente? O meu também parou de carregar, eu achava que era por causa da atualização do KDE 4.4, mas agora também estou em dúvida...

Bem, se vc conecta por cabo, pode fixar a configuração no "/etc/network/interfaces". Pra isso, vc tem que adicionar as seguintes linhas a ele:

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

Ah, vc antes disse que não conseguiu alterar esse arquivo, correto? Isso tem que ser feito por um editor de textos com permissão de super-usuário. Vc faz isso com o prefixo "sudo", em modo texto (e.g. "sudo mcedit /etc/network/interfaces"), ou com o prefixo "gksu", em modo gráfico (e.g. "gksu gedit /etc/network/interfaces"). Em ambos os casos, o sistema vai pedir a sua senha de usuário; e você tem que ser um usuário membro do grupo administrador (adm), pra poder fazê-lo.

pituca292

CitarEstranho, seu NetworkManager também não carrega automaticamente? O meu também parou de carregar, eu achava que era por causa da atualização do KDE 4.4, mas agora também estou em dúvida...

Bem, se vc conecta por cabo, pode fixar a configuração no "/etc/network/interfaces". Pra isso, vc tem que adicionar as seguintes linhas a ele:

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

Ah, vc antes disse que não conseguiu alterar esse arquivo, correto? Isso tem que ser feito por um editor de textos com permissão de super-usuário. Vc faz isso com o prefixo "sudo", em modo texto (e.g. "sudo mcedit /etc/network/interfaces"), ou com o prefixo "gksu", em modo gráfico (e.g. "gksu gedit /etc/network/interfaces"). Em ambos os casos, o sistema vai pedir a sua senha de usuário; e você tem que ser um usuário membro do grupo administrador (adm), pra poder fazê-lo.

Fiz isso e reinstalei o network-manager-gnome pelo synaptic e quando reiniciei conectou sozinho, mas continua sem aparecer os monotores no canto da tela...
Acho que a modificaçao em "/etc/network/interfaces" fez ele conectar sozinho, mas o network manager ainda deve estar com algum problema, EU ACHO (é apenas uma suposiçao)...

DonBZM

Eu tenho Ubuntu 9.10 em duas máquinas minhas (no meu PC no trabalho e no meu Notebook pessoal). Toda hora dá esse problema de conexão nos dois e eu tenho que limpar o arquivo "/etc/network/interfaces". No notebook ainda é pior pq tem a rede com cabo e wireless e internet em modo Bridge. Ubuntu é show de bola, tiro o chapéu para o sistema, mas ele dá uns problemas muito estranhos como esse.. Um usuário leigo tem que chamar um técnico pra resolver isso.

zekkerj

Posso te dizer uma coisa: quando você encontra um jabuti em cima do galho, pode ter certeza de que ou foi enchente, ou foi mão de gente.

Se vc é obrigado a limpar o arquivo "/etc/network/interfaces", é pq alguma coisa, ou mais provavelmente alguém, o está sujando...