[Resolvido] Ubuntu/Windows, não reconhece endereço de servidor.

Iniciado por entaotoloko, 23 de Fevereiro de 2010, 17:09

tópico anterior - próximo tópico

entaotoloko

Boa tarde, possuo um domínio na internet, para utilizar meu nome próprio em e-mail, ficando assim: e-mail@meunome.com.

Desde o dia 19,02/2010, tanto o ThunderBird, que é o meu programa padrão de e-mails, como o Evolution e ao logar no Windows, o Outlook, me dão a mensagem, que não foi possível localizar o servidor: mail.meunome.com.
Intrigado com isso, entrei em contato com o provedor que hospeda meu servidor de e-mail, e segundo eles, tudo normal.
Mexi bastante, busquei alternativas, comandos, etc., para poder testar a existência deste servidor na internet, cheguei até a ligar para o meu provedor, achando que ele pudesse ter bloqueado o hostname.
Todos dizendo que funcionava perfeitamente...
Voltei ao notebook, tentava "pingar" no host, e nada, sempre a mensagem que o mesmo não existe...
Como o meu roteador é o LinkSys Wrt54G, fui até Administração/Diagnósticos, e executei o ping por lá, e funcionou perfeitamente, tanto quanto o rastreamento de rota.
A pergunta é: por qual motivo, quando tento pingar pelo terminar ou prompt, ou tento baixar os e-mails via cliente de e-mail, recebo a mensagem que o servidor não existe?
Não há bloqueio no roteador, não tenho firewall configurado para bloquear este endereço, não fiz nenhuma alteração em lugar algum, simplesmente, parou de funcionar...
O que pode ter ocorrido?
Aguardo resposta, porque utilizar webmail, pra mim, ainda é muito sem sentido...
Amazon PC
Optimum - Turion X2 1.60Ghz 4GB de RAM HD de 250GB

zekkerj

Qual a configuração de DNS que vc está usando em sua estação de trabalho?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

web2000

Se você conecta usando DHCP, tente mudar no roteador a configuração de seu DNS para:

8.8.8.8
8.8.4.4

Espero ter ajudado.

entaotoloko

Citação de: zekkerj online 23 de Fevereiro de 2010, 17:58
Qual a configuração de DNS que vc está usando em sua estação de trabalho?

o DNS, é o padrão da empresa que disponibiliza o link (CTBC Telecom): 200.225.197.37 e 200.225.197.34
Mas para completar a informação, eu possuo outras contas de e-mail configuradas (Terra e gmail) e consigo baixar as mensagens normalmente...
Fiz o teste em mais de uma rede, usando sempre a CTBC como a empresa que disponibiliza o link de internet e a resposta é sempre a mesma: servidor não encontrado.
Amazon PC

zekkerj

tente consultar diretamente o servidor DNS que é responsável pelo seu domínio:

host www.dominio.com 200.xxx.xxx.xxx
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

entaotoloko

Infelizmente, de todas as dicas que recebi, nenhuma ajudou... :'(
Por esse motivo, estou disponibilizando os nomes de hosts, e os resultados de ping e traceroute:

C:\Users\Glauco>tracert glaucobueno.com

Rastreando a rota para glaucobueno.com [74.55.33.50]
com no máximo 30 saltos:

1     1 ms     1 ms     1 ms  192.168.3.1
  2     2 ms     3 ms     3 ms  192.168.1.1
  3     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  4     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  5     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  6     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  7     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  8     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  9   227 ms   231 ms   228 ms  server12.meudns12.com [74.55.33.50]

Rastreamento concluído.

C:\Users\Glauco>

C:\Users\Glauco>tracert mail.glaucobueno.com
Não é possível resolver o nome do sistema de destino mail.glaucobueno.com.

C:\Users\Glauco>

Alguém que possa me ajudar?
Amazon PC

zekkerj

$ host -t ns glaucobueno.com
glaucobueno.com name server ns2.meudns12.com.
glaucobueno.com name server ns1.meudns12.com.

$ host mail.glaucobueno.com
Host mail.glaucobueno.com not found: 3(NXDOMAIN)

$ host www.glaucobueno.com
www.glaucobueno.com is an alias for glaucobueno.com.
glaucobueno.com has address 74.55.33.50

$ host -t mx glaucobueno.com
glaucobueno.com has no MX record

Sem MX no seu domínio, não tem correio eletrônico, ponto final. Entre em contato com o responsável pelo seu domínio e peça a correção da informação do seu DNS.

entaotoloko

Citação de: zekkerj online 25 de Fevereiro de 2010, 00:11
$ host -t ns glaucobueno.com
glaucobueno.com name server ns2.meudns12.com.
glaucobueno.com name server ns1.meudns12.com.

$ host mail.glaucobueno.com
Host mail.glaucobueno.com not found: 3(NXDOMAIN)

$ host www.glaucobueno.com
www.glaucobueno.com is an alias for glaucobueno.com.
glaucobueno.com has address 74.55.33.50

$ host -t mx glaucobueno.com
glaucobueno.com has no MX record

Sem MX no seu domínio, não tem correio eletrônico, ponto final. Entre em contato com o responsável pelo seu domínio e peça a correção da informação do seu DNS.

zekkerj
,
Obrigado pelo auxílio, era exatamente isso que estava errado no meu caso, mas diante das respostas da empresa, que vivia dizendo que o problema era minha máquina, minha rede, meu provedor, meu link de internet, etc., resolvi cancelar o serviço de hospedagem com eles... Mas valeu a dica, agora, meus e-mails são gerenciados pelo Google Apps.
Amazon PC