Acessar Servidor e Computadores Copartilhados

Iniciado por Jarraum, 13 de Janeiro de 2010, 11:58

tópico anterior - próximo tópico

Jarraum

Olá, sei que o assunto é bem discutido mas não encontrei nenhuma solução que me atendesse.
Estou com o 9.10 instalado no notebook, numa rede onde todos outros tem W$XP, estão compartilhadas, e temos tbm um servidor de arquivos, que tme o Ubuntu server.
Acontece que não sei como acessar os arquivos, vou em locais - rede, aparece tudo certinho mas quando é para acessar, não dá, dá falha, e nem pede para colocar o usuário e senha do servidor.
Flata instalar algum programa? Samba?
Agradeço a ajuda

zekkerj

O nome do usuário que você usa no notebook precisa se cadastrado no servidor de arquivos. Sendo Ubuntu com Samba, vc tem que usar os comandos:

sudo adduser usuario-do-notebook
sudo passwd usuario-do-notebook
sudo smbpasswd -a usuario-do-notebook

Obviamente, isso tem que ser feito por um usuário com poderes de sudo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Jarraum

mas veja, os computadores com windows, não precisam estar cadastrados no servidor, e um consegue enxergas as pastas dos outros.
Eu consegui instalar as 2 impressoras que  estão ligadas na rede, enxergo os grupos e o servidor, mas não consigo acessar.

zekkerj

Chegou a tentar o que eu falei? Tente, por favor. Se não funcionar, aí sim você diz que não funcionou...  ::)
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

Esse servidor que vc tentou acessar é XP ou 2003/2008/etc Server?

Jarraum

o servidor é Linux, Ubuntu Sever.
a rede é toda windows XP

zekkerj

junniox

Jarraum

Citação de: zekkerj online 14 de Janeiro de 2010, 13:50
vc tem acesso à configuração de lá?

não, mas os pc com windows xp acessam tudo normalmente
seria o drive z:\\ coloca o usuario e senha e tudo certo....
com  sbm4k eu consegui acessar uma pasta de um pc q está na rede apenas, o resto não

Jarraum

Citação de: junniox online 14 de Janeiro de 2010, 14:17
Dá uma olhada:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=61550.msg346656#msg346656

Pode ser que resolva !!!

QQ coisa posta aí !! valew!!

[]'s

ão adiantou amigo, todos os programas já estava instalados, e mesmo assim não consigo acessar, enxergo mas não acesso

Jarraum

Citação de: zekkerj online 13 de Janeiro de 2010, 17:50
Chegou a tentar o que eu falei? Tente, por favor. Se não funcionar, aí sim você diz que não funcionou...  ::)

fiz os procedimentos, o que mudou foi que em network agora aparece meu notebook, mas quando tento acessar o servidor da empresa ou a rede aparece a seguinte mensagem

Não foi possível montar a localização
Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor

estou repostando pois não posso reproduzir o q o ubuntu me dice em caixa alta