Duvida sobre drivers no ubuntu

Iniciado por hugobst, 24 de Novembro de 2009, 13:29

tópico anterior - próximo tópico

hugobst

galera tbm? eu uso o ubuntu 8.04 64bit.

meu pc tem uma placa mãe ga-ep43-ds3l ;

e uma placa de video 1bg 8600 nvidea

queria saber como eu faço para saber so o ubuntu esta com os driver certinho?

pq minha placa mae no windows ascende umas luzes interna, mas no ubuntu elas não ascendem.

vlw aguardo ajuda

vinicius_aleao

Bom, o que vou dizer aqui não é garantia de você ter os drivers corretos, mas pode ser de alguma valia.

Instale o Sysinfo, que você encontra nos repositórios. Ele aparecerá em Aplicações > Ferramentas do Sistema > Sysinfo. Na coluna esquerda, clique em Hardware e expanda Host Bridge. Aqui, ele mostra certinho o modelo da minha placa-mãe. Com isso, eu presumo (sem ter certeza) que os drivers da minha placa-mãe estão ok. Se você fizer isso aí e não aparecer o modelo de sua placa, pelo menos você terá a certeza de que tem coisa errada.

Boa sorte.

hugobst

apareceu isto aqui]

intel corporation 4 series chipset DRAM controller (rev 02)

subsytem: Giga-byte technology device 5000

mas num falo nada sobre o modelo dela nao.

e agora?  ???

Tota

Um bom indicativo de como os modulos ( drivers ) são reconhecidos no GNU/Linux é o comandosudo dmesg

Com ele voce vai ver todos os módulos sendo carregados ( pode olhar em log do sistema também )

Só tenha em mente que os modulos do Linux são diferentes e tem nomes diferentes do windows.

Ex: eu tenho uma web cam falsa marca LG

Nos drivers do windows ela responde como LG electronics pois o driver foi igualmente "fraudado"

No Linux ela é reconhecida pelo firmware gravado na C-Mos ou seja microdia ( o verdadeiro fabricante da cam é Chinês e desconhecido para mim )

Então espere que uma placa nvidia xyz seja reconhecida como nvidia 400/8000 sli-ce no Linux, ou seja nada a ver com a caixa dela escrita para Windows.

Em principio, se está funcionando 100%, foi reconhecido o driver correto no Linux.

[],s