Rodando o Windows dentro do Linux. [Resolvido]

Iniciado por r40n1, 25 de Setembro de 2009, 01:44

tópico anterior - próximo tópico

r40n1

Olá galera...
eu gostaria de saber sobre esses aplicativos pra virtualizar o windows dentro do linux, tipo o Wine.
Qual o melhor deles?
É de fácil instalação?
É 100% seguro e estável?
Roda qualquer programa do windows dentro dessa aplicação?
E,
onde posso achar?

sei que é muita coisa pra responder, mas agradeço desde já qualquer esclarecimento! ;)

Abração!!! =)

BrunoGom3s

O melhor que existe para rodar aplicativos do windows no linux, atualmente é o Wine. Agora para rodar jogos com qualidade, use o Cedega. Se bem que o Wine roda alguns jogos perfeitamente.

Abraços.
Vivendo e aprendendo.

coruja

Você também tem a opção de utilizar uma máquina virtual e instalar o windows nela se realmente for a necessidade.

um programa como o virtualbox por exemplo funciona bem.

att.

r40n1

Bacana...
e em relação aos programas (com exceção dos jogos), todos os programas do windows rodam dentro dessas apliações sem problemas???
no caso de instalar uma máquina virtual como o virtual box, qdo o windows estiver sendo virtualizado estará livre de vírus ou o risco são os mesmos?
Obrigado aos que estão colaborando! =)

Tota

Citação de: r40n1 online 25 de Setembro de 2009, 07:10
Bacana...
e em relação aos programas (com exceção dos jogos), todos os programas do windows rodam dentro dessas apliações sem problemas???
no caso de instalar uma máquina virtual como o virtual box, qdo o windows estiver sendo virtualizado estará livre de vírus ou o risco são os mesmos?

Sim rodarão sem problemas, mas para jogos, lembre que sua placa de video, processador e memória estarão sendo compartilhados com o Ubuntu, então lentidão e frames baixos podem ocorrer.

Não, seu Windows nunca vai estar livre de virus numa maquina virtual, ele vai continuar tendo acesso à rede, e como bom Windows ele vai continuar procurando todos os virus possiveis para se infectar, afinal ele foi desenvolvido para isto.

Porém, os virus do windows não vão "passar" para o Ubuntu. ( e isto é até divertido de se ver, entrar no mesmo site com malware pelo Win e pelo Ubuntu ao mesmo tempo)

Eu tenho Jaunty como principal e virtualizo o XP para poder usar Powerpoint em minhas aulas, mantendo ainda um disco virtual onde testo outras distros.

[],s

r40n1

Citação de: Tota online 25 de Setembro de 2009, 09:44
Sim rodarão sem problemas, mas para jogos, lembre que sua placa de video, processador e memória estarão sendo compartilhados com o Ubuntu, então lentidão e frames baixos podem ocorrer.

Não, seu Windows nunca vai estar livre de virus numa maquina virtual, ele vai continuar tendo acesso à rede, e como bom Windows ele vai continuar procurando todos os virus possiveis para se infectar, afinal ele foi desenvolvido para isto.

Porém, os virus do windows não vão "passar" para o Ubuntu. ( e isto é até divertido de se ver, entrar no mesmo site com malware pelo Win e pelo Ubuntu ao mesmo tempo)

Eu tenho Jaunty como principal e virtualizo o XP para poder usar Powerpoint em minhas aulas, mantendo ainda um disco virtual onde testo outras distros.

[],s

Humm... legal!
nesse caso seria inteligente usar a virtualização apenas para rodar os programas do windows que "ainda" fazem falta no Ubuntu, e usar o mesmo pra internet!  ;)
Não é mesmo?

Abraços!!! ;D

luiscarlos

Isso aí, acredito que daqui apouco não precisaremos virtualizar mais nada.  ;)

HelderC

Olá colega.

Eu uso aqui o "VirtualBox" para virtualizar o windows.. Não rodo nada pesado nele. Uso apenas para rodar o C++ Builder ou algum outro softwarede programação.

Devo lhe dizer que nunca tive problemas com o virtualbox ou com o windows que está nele...

[]s

max064

Citação de: Tota online 25 de Setembro de 2009, 09:44
Citação de: r40n1 online 25 de Setembro de 2009, 07:10
Bacana...

Muito pouco profissional essa sua afirmação de que "como bom Windows ele vai continuar procurando todos os virus possiveis para se infectar".

Se sabe que vírus só infectam sistemas de usuários que tem pouca atenção ao que estão fazendo.

Depreciar um ótimo sistema como o Windows apenas reforça o que todo usuário experiente sabe: que os usuários de Linux vivem à margem do Windows. Seja gastando 99% do tempo insultando o S.O., seja usando os programas do Windows no WINE.

clcampos

Citação de: max064 online 26 de Setembro de 2009, 15:11
Muito pouco profissional essa sua afirmação de que "como bom Windows ele vai continuar procurando todos os virus possiveis para se infectar".

Se sabe que vírus só infectam sistemas de usuários que tem pouca atenção ao que estão fazendo.

Depreciar um ótimo sistema como o Windows apenas reforça o que todo usuário experiente sabe: que os usuários de Linux vivem à margem do Windows. Seja gastando 99% do tempo insultando o S.O., seja usando os programas do Windows no WINE.

É... estamos mesmo todos aqui em um fórum windows insultando seus usuários? Ou será que é o caso não é o contrário?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

max064

Vcs que estão. Vejo muitas respostas aqui agressivas e irônicas, seja com a MS(que vcs adoram escrever "Micro$oft"), "Ruindows" e contando coisas sem fundamento como "o Windows pega vírus".

Vcs que são moderadores, deveriam proibir esses usuários poucos esclarecidos de espalhar boatos.
Isso contribuiria pro Linux de tal forma que ele seria considerado um sistema independente e sério, com seus méritos e sem necessidade de se usar programas do Windows, no WINE.

r40n1

Em primeiro lugar, hoje, só pelo fato de estar conectado à rede você já pode estar sendo infectado. Em segundo, um antivírus só protege 30% de um PC. Em terceiro, o único S.O que foi realmente CRIADO e que é bastante robusto e estável chama-se Unix! ;)

Ninguém aqui vive a margem do windows, simplesmente a maioria dos usuários de informática são "alfabetizados" através dele até hoje... o que significa dizer que somos acostumados a trabalhar em seus programas, mas o Ubuntu e as outras distros do Linux possuem programas tão bons quanto os que rodam pra windows! ;)

Vlw a todos que estão contribuindo! :D

max064

Citação de: r40n1 online 26 de Setembro de 2009, 18:42

Em primeiro lugar, hoje, só pelo fato de estar conectado à rede você já pode estar sendo infectado.

É fundamental mostrar dados técnicos. O que garante que essa afirmação é verdadeira? O que vc diria se eu dissesse que só pelo fato de vc estar conectado à rede no Linux, vc pode estar sendo infectado?

Computador se baseia numa ciência, numa lógica. Se uma falha foi descoberta, é preciso verificar por A+B onde e como se deu essa falha.
Não é assim como pensam os 90% dos usuários de PC. Eles acham que existem virus mágicos: basta usar o Windows e de repente aparece um ninho de malwares.

Citação de: r40n1 online 26 de Setembro de 2009, 18:42"Em segundo, um antivírus só protege 30% de um PC."

Muito menos do que isso. Tanto que todo dia vemos pedido de ajuda em relação a vírus. Os usuários confiam totalmente em seus AVs.

o único S.O que foi realmente CRIADO e que é bastante robusto e estável chama-se Unix!

O único sistema que realmente veio pra revolucionar a informática foi o Windows. Só depois de muitos anos os adoradores das 4 milhões ou trilhões de distros Linux resolveram se sensibilizar e finalmente criaram o Ubuntu, Kurumin, entre outros, mais amigáveis, e se espera que daqui a alguns anos seja tão simplificado como é no Windows.

E o Linux não é genuinamente um Unix.
http://br-linux.org/linux/os-x-e-unix-linux-nao-e-entenda-o-que-isto-significa-e-a-razao

As palavras robustez e estável dependem de uma série de coisas.
Gnome travando:
http://www.vivaolinux.com.br/topico/UbuntuBR/Gnome-travando

Ninguém aqui vive a margem do windows, simplesmente a maioria dos usuários de informática são "alfabetizados" através dele até hoje... o que significa dizer que somos acostumados a trabalhar em seus programas, mas o Ubuntu e as outras distros do Linux possuem programas tão bons quanto os que rodam pra windows! ;)

Então por que usar o wine?

Tota

Bem,

Eu em realidade não quis de forma alguma depreciar um sistema operacional, apenas citei a fama que o mesmo possui, e ainda, pelo tom do meu texto, de forma digamos alegre.

Destarte explicado, poderia-se abrir um outro tópico para ser discutido este assunto, visto este aqui não ser o apropriado em função do título pedir informações sobre virtualização

Você poderia postar aqui suas experências com as varias modalidades e pacotes de virtualização, suas vantagens e desvantagens entre si, contribuindo de forma expressiva no sentido de esclarecer as duvidas geradas na formulação do tópico

Eu, como dentista e entusiasta de informatica realmente me considero um amador em TI, pois meu foco profissional é a Odontologia, então espero com grande expectativa que o assunto sobre virtualização seja minuciosamente explorado  por quem de maior conhecimento, oportunidade ímpar a ser explorada neste tópico, e com isto engrandecer cada dia mais este forum

coruja

Pegando embalo na última postagem do Tota,

CitarDestarte explicado, poderia-se abrir um outro tópico para ser discutido este assunto, visto este aqui não ser o apropriado em função do título pedir informações sobre virtualização

Você poderia postar aqui suas experências com as varias modalidades e pacotes de virtualização, suas vantagens e desvantagens entre si, contribuindo de forma expressiva no sentido de esclarecer as duvidas geradas na formulação do tópico

utilizei também para conhecimento o "QEMU" um outro programa para virtualizar PCs, achei ele muito bom também, porém um pouco mais complexo de usar, para quem exige um pouco mais das configurações para a máquina virtual pode ser uma opção.

:)