Simples editor de texto rtf

Iniciado por Vkthor, 23 de Setembro de 2009, 12:29

tópico anterior - próximo tópico

Vkthor

Olá.

Utilizo o Ubuntu 9.04 e preciso de encontrar um simples programa editor de texto em rtf. Em Windows uso muito o Qjot http://xtort.net/xtort-software/qjot/ e o Jarte http://www.jarte.com/ e pretendo algo semelhante que simplesmente leia e grave ficheiros *.rtf, use meia dúzia de tipos de letras diferentes, algumas cores, bold, sublinhado... poucas coisas. Se possível poder inserir imagens directamente do clipboard.

Já tentei usar os programas anteriores com o Wine (versão estável e também a última em desenvolvimento), mas não funcionam muito bem.

Não preciso de muitas potencialidades como as prestadas pelo Writer do OpenOffice, nem as do Abiword. Algo mais simples, um simples bloco de apontamentos.

Alguém pode dar uma ideia?

Obrigado.

Vkthor.
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor

Xterminator

Vkthor

Olá Xterminator.

Já tinha encontrado este programa, mas não o consegui instalar. Acho que sou muito «Windows dependente» já que para mim instalar um programa se devia resumir a dar um duplo-clique num ficheiro :-D

Fazendo isso em ted-2.17-1.i386.rpm o gestor de arquivos diz-me:
Incapaz de abrir "ted-2.17-1.i386.rpm"
Tipo de arquivo não suportado.

Tentei seguir os procedimentos indicados para os ficheiros tar, e descarreguei os ficheiros Ted_2.17_Linux_ix86.tar.gz e Ted_2.17_Linux_ix86.lsm além do script installTed.sh que tentei executar da seguinte maneira:
- Coloquei-os numa pasta tedtemp
- Chamei a consola
- Escrevi cd tedtemp
- Verifiquei que os três ficheiros estavam dentro do directório através do comando dir
- Escrevi sudo sh installTed.sh

e... saiu isto:
WARNING: No Ted distributions found in "/home/vkthor/tedtemp"

Ted is not installed as /usr/local/bin/Ted.
vkthor@Hap:~/tedtemp$

Já tinha tido esta dificuldade antes :-( e nunca consegui ajuda para a ultrapassar.

O que é que estou a fazer de errado?  ???

Vkthor

Vkthor

VB5

Código:

Incapaz de abrir "ted-2.17-1.i386.rpm"
Tipo de arquivo não suportado.

Isso explica tudo, .RPM não é um tipo de arquivos nativo no Ubuntu.  A solução é fácil: baixe pelo Synaptic o Alien e use-o para converter o pacote .RPM num pacote .DEB. Depois, aí sim basta um duplo clique...  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Vkthor

Olá VB5

Citação de: VB5 online 23 de Setembro de 2009, 22:32
A solução é fácil: baixe pelo Synaptic o Alien

Sistema > Administração > Gestor de pacotes Synaptic
Introdução da senha
Digitei Alien em pesquisa rápida
- Um quadradinho verde em Alien 8.73
convert and install rpm and other packages

Alien allows you to convert LSB, Red Hat, Stampede and Slackware Packages
into Debian packages, which can be installed with dpkg.
It can also generate packages of any of the other formats.
This is a tool only suitable for binary packages.

- Um quadradinho verde em rpm 4.4.2.3-2ubuntu1
Red Hat package manager

If you want to install Red Hat Packages then please use the alien
package. Using rpm directly will bypass the Debian packaging system!

Como os quadradinhos verdes significam que o pacote está instalado...
Done :-)

Citação de: VB5 online 23 de Setembro de 2009, 22:32
e use-o para converter o pacote .RPM num pacote .DEB.

Errrr.... e como?
Não o encontro em Acessórios, nem Ferramentas!
Pesquisa com o Tracker: só dois documentos meus com a palavra «ALIENar» :-(
Pesquisa no Ambiente de trabalho [F12]: 55 ficheiros de documentos que perecem referentes a um jogo. Nenhuma aplicação.
mas tem um ficheiro Readme que me envia para http://kitenet.net/~joey/code/alien/ e que diz que devo ter instalado um perl 5.004 ou superior. Tenho o perl 5.10.0-19ubuntu1.1

E agora? como posso converter o pacote?  ???

Vkthor

Vkthor

VB5

Errrr.... e como?
Não o encontro em Acessórios, nem Ferramentas!
Pesquisa com o Tracker: só dois documentos meus com a palavra «ALIENar» :-(
Pesquisa no Ambiente de trabalho [F12]: 55 ficheiros de documentos que perecem referentes a um jogo. Nenhuma aplicação.
mas tem um ficheiro Readme que me envia para http://kitenet.net/~joey/code/alien/ e que diz que devo ter instalado um perl 5.004 ou superior. Tenho o perl 5.10.0-19ubuntu1.1

E agora? como posso converter o pacote?  Hein?

Da maneira correta, claro - via linha de comando... o Alien não aparece nos menus, pois não tem interface gráfica. Apenas abra o terminal e digite:

sudo alien <caminho e nome do pacote .RPM>

forneça sua senha, se pedida, e pronto... por exemplo, se estivesse em uma pasta 'downloads' dentro da /home,  seria algo como:

sudo alien /downloads/pacote.rpm

Deverá encontrar um pacote .DEB com o mesmo nome dentro da pasta original. Aí é so dar dois cliques nele. Boa sorte!...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Vkthor

Olá VB5

Obrigado pela rápida resposta.
A instalação correu bem. Pena que não gostei do editor :-(
Continuo com o mesmo problema com que iniciei o thread  :-\
Se calhar vou ter mesmo de ficar com o Abiword e esperar que o pessoal que desenvolve o Wine consiga fazer com que um dia o Qjot e o Jarte funcionem na perfeição :-)

E agora para remover o «treco»? :-D
No gestor de pacotes synaptic não aparece, o help coloca-me o texto com 20 caracteres gigantes por linha, tudo sobreposto, pelo que não consigo ver sequer se fala disso, no instalar/remover também não aparece... :-(

Ainda tenho muito que aprender sobre Linux =|

Vkthor

Vkthor

VB5

E agora para remover o «treco»? :-D

Tente, no Terminal:

which  <nome-do-programa>

ou

whereis  <nome-do-programa>

Isso lhe dirá onde o programa está instalado. Experimente removê-lo com

sudo apt-get remove <nome-do-programa>

Caso não funcione, sabendo onde está, pode-se removê-lo à força. Mas antes poste aqui o resultado...

VB5

Vkthor

Olá VB5

Mais uma vez obrigado pela resposta

Citação de: VB5 online 29 de Setembro de 2009, 19:01
Isso lhe dirá onde o programa está instalado.

vkthor@Hap:~$ which Ted
/usr/local/bin/Ted
vkthor@Hap:~$ whereis Ted
Ted: /usr/local/bin/Ted /usr/local/Ted

Em /usr/local/bin/ tenho este ficheiro:

• Ted
Em /usr/local/Ted tenho estes:
Tenho ainda na pasta pessoal um directório .Ted que está vazio

Citação de: VB5 online 29 de Setembro de 2009, 19:01
Experimente removê-lo (snip)
Caso não funcione, sabendo onde está, pode-se removê-lo à força.

Pois, parece que vai ter de ser :-)
vkthor@Hap:~$ sudo apt-get remove Ted
[sudo] password for vkthor:
A ler as listas de pacotes... Pronto
A construir árvore de dependências       
A ler a informação de estado... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote Ted
vkthor@Hap:~$

Hmmmm... Será que tinha de estar posicionado nesse directório? O MS-DOS tinha dessas coisas. Vamos lá experimentar...
vkthor@Hap:~$ cd /usr/local/bin/
vkthor@Hap:/usr/local/bin$ /usr/local/bin/Ted
vkthor@Hap:/usr/local/bin$ sudo apt-get remove Ted
A ler as listas de pacotes... Pronto
A construir árvore de dependências       
A ler a informação de estado... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote Ted
vkthor@Hap:/usr/local/bin$

Nope, não deu. :-(
Está tudo no mesmo sítio.

(Ops... estamos a sair do tema do tópico, mas também fica para o futuro, no caso de alguém instalar o Ted e depois o quiser remover ;D)

Vkthor

Vkthor

Solid One

acho que não deu porque "Ted" é diferente de "ted".

os nomes dos pacotes debian no ubuntu são case-sensitive. todo pacote debian que eu instalo através do apt-get têm seu nome escrito todo em letras minúsculas. se você tentar instalar o aMSN assim:

sudo apt-get install AMSN

ou assim:

sudo apt-get install AmSn

em ambos os casos, dará erro acusando que o pacote não existe.

Blau_Araujo

Salve!

De volta ao tópico, eu acabei de postar uma resposta onde constato a grande diversidade de demandas de software para usos específicos. Mas, no seu caso, ainda fico curioso sobre o que lhe leva a preferir editores especificamente para o formato RTF ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Rich_Text_Format ).

Por que não utilizar programas como o Abiword (ou o Kword) e, se realmente necessário, salvar em RTF?

Eu respeito muito a sua preferência, mesmo não a compreendendo.

Mesmo assim, acho válido recomendar uma revisão do quanto de real necessidade e de simples hábito existe na sua busca. Eu mesmo perdi muito tempo tentando fazer as coisas do mesmo jeito que fazia no Windows para, bem depois, decobrir que havia muito mais praticidade nas opções que estavam ao meu dispor desde o início.

Abraços!!!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Xterminator

Acho que na verdade a preferência pelo formato RTF é pelo fato dele ser universal reconhecido por qualquer processador de textos, isto faz diferença no meu caso eu prefiro este formato, inclusive para os clientes da empresa onde trabalho só envio em formato RTF, assim não importa se o cliente usa MS Word, Wordpad, OOo Writer,Wordperfect,Kword,Abiword etc... independente da versão.
Eu recomendaria o Abiword, mas nosso amigo deixou claro que não o queria.

Blau_Araujo

Citação de: Xterminator online 30 de Setembro de 2009, 10:17
Acho que na verdade a preferência pelo formato RTF é pelo fato dele ser universal reconhecido por qualquer processador de textos, isto faz diferença no meu caso eu prefiro este formato, inclusive para os clientes da empresa onde trabalho só envio em formato RTF, assim não importa se o cliente usa MS Word, Wordpad, OOo Writer,Wordperfect,Kword,Abiword etc... independente da versão.
Eu recomendaria o Abiword, mas nosso amigo deixou claro que não o queria.

Fala Xterminator!

A utilidade do RTF eu sei... o que não entendi ainda é pq não usar um processador de textos genérico e salvar como RTF. Nada contra! È só pra entender a motivação, mesmo. :)

Abração!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Xterminator

Pelo que pude "entender", ele quer um programa pequeno os 2 que ele citou como exemplo realmente são bem pequenos coisa de alguns kbs, o qjot tem 600kb e não precisa nem ser instalado podendo ser rodado diretamente de algum dispositivo USB, não sei se ele tentou rodar pelo Wine, este tipo de programa por ser pequeno deve ter boa compatibilidade.

Vkthor

Olá Solid One

Citação de: Solid One online 30 de Setembro de 2009, 08:30
acho que não deu porque "Ted" é diferente de "ted".

os nomes dos pacotes debian no ubuntu são case-sensitive. todo pacote debian que eu instalo através do apt-get têm seu nome escrito todo em letras minúsculas.(snip)

Sim, tomei cuidado com isso, é algo a que me estou a habituar :-)

Se eu pretender chamar o programa, tenho de escrever na consola Ted, pois ted retorna a mensagem seguinte:
bash: ted: command not found

Acho que procedi bem quando escrevi
sudo apt-get remove Ted

É certo que o ficheiro que instalei, através do tal duplo-clique se chama ted_2.17-2_i386.deb com minúsculas. Experimentei este nome em vez de Ted e também com e sem extensão .deb
sudo apt-get remove ted_2.17-2_i386 e sudo apt-get remove ted_2.17-2_i386.deb
O resultado foi o mesmo :-(

Verifiquei no entanto que este ficheiro, obtido do rpm através do Alien tinha um cadeado. Em propriedades > permissões diz que não sou o dono, pelo que não as posso alterar. o dono é a Rute :-D (Root)
Será que é este o problema?

Vkthor

Vkthor