Simples editor de texto rtf

Iniciado por Vkthor, 23 de Setembro de 2009, 12:29

tópico anterior - próximo tópico

Vkthor

Olá eneac.

Citação de: eneac online 30 de Setembro de 2009, 09:00
(snip) fico curioso sobre o que lhe leva a preferir editores especificamente para o formato RTF ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Rich_Text_Format ).

Por que não utilizar programas como o Abiword (ou o Kword) e, se realmente necessário, salvar em RTF?

Não se trata realmente de utilizar um editor de texto específico para o formato rtf. :-) até porque uso esse formato para «consumo próprio» e não para distribuir por clientes como é o caso indicado pelo Xterminator. Os meus tipos de trabalhos que envolvam texto têm normalmente de obedecer às exigências do cliente e se ele só usa o Microsoft Word faço o trabalho com o OOoWriter, verifico o aspecto final com o Word e mando-lhe sem pensar sequer em lhe insinuar que também há o formato Open Document :-D Ele paga, manda. LOL

Pessoalmente criei uma biblioteca de textos em formato rtf sobre os mais diversos assuntos, que agrupo muitas vezes sob a forma de nódulos virtuais com o Keynote http://www.tranglos.com/free/keynote.html (o site está actualmente em remodelação e o link não funciona mais. O autor parecia ter perdido a vontade de continuar a programar e acho que chegou a disponibilizar o programa em freshmeat.com para dar continuidade ao projecto. Há no entanto muitas versões espalhadas pela net). Este programa, tipo organizer ou todo manager trabalha directamente sobre o ficheiro rtf intercalando-o no resto do trabalho (em tabs e tree formats). Queria continuar a «manter» estes ficheiros e uso o Jarte para ver/editar vários em simultâneo (com as tabs) e o Qjot quando preciso por exemplo de mexer só com um.
São programas que não consegui encontrar compatíveis em Linux. Por exemplo o Notecase 1.9.8 Trabalha em teee mas o editor rtf é muito fraco... Também sou «obrigado» a usar o yWriter http://www.spacejock.com/yWriter5.html que da mesma maneira trabalha sobre os ficheiros rtf.

Habituei-me a ter um pequeno rectângulo onde escrevo, com diversos tipos de letra, cores e tamanhos, onde posso inserir imagens com um simples copy/paste e redimensioná-las, alterar a cor do fundo como nos post it's e tudo isto num ambiente gráfico «limpinho» sem desenho de folha, sem rullers, só os botões MESMO necessários para mim... etc. :-) O Abiword e outros do género ocupam-me mais de metade do ecrã do meu monitor :-( e com coisas que não quero para nada... Sei que são bons programas, pois como disse todo o meu trabalho, mesmo no mundo Windows :-) é feito com o OpenOffice, mas uma coisa é dar um duplo clique num ficheiro e saltar logo o qjot com ele outra bem diferente é para ver um texto de 20 linhas ter de esperar que o OpenOffice carregue. O Abiword embora bem mais rápido tem particularidades que eu não aprecio. Se diminuir o tamanho da janela, o zoom diminui e deixo de ver o que escrevo porque a página está definida para A4 ou tenho que andar sempre a mudar o tamanho dela, ou só escrevo em metade e tenho de usar a barra de deslocamento horizontal para ler o resto, os botões são enormes e não são personalizaveis, não permite definir como padrão o formato de gravação, tenho que ir sempre ao tipo de ficheiro, o que por vezes esquece e lá fico eu com um ficheiro .abw ou qualquer outra coisa :-D

Citação de: eneac online 30 de Setembro de 2009, 09:00
Mesmo assim, acho válido recomendar uma revisão do quanto de real necessidade e de simples hábito existe na sua busca. Eu mesmo perdi muito tempo tentando fazer as coisas do mesmo jeito que fazia no Windows para, bem depois, decobrir que havia muito mais praticidade nas opções que estavam ao meu dispor desde o início.

Eu bem tento encontrar, por isso este thread ;-)

Vkthor
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor

Xterminator

Para remover o pacote, não é necessário passar seu nome completo
você pode usar o dpkg para listar.
dpkg -l ted (explicando dpkg espaço hifen ele(não é um pipe) espaço ted)
e
Para remover
dpkg -r nome mostrado com o comando anterior.

Amigos, um jeito prático e fácil de remover pacotes instalados manualmente
é abrindo o Gerenciador de pacotes Synaptic, Clicando em Estado e se dirigindo a sessão Instalado Local / Obsoleto.
Certamente o pacote estará nesta sessão.

Fuiiiiiiiiiii

Vkthor

Olá Xterminator

Citação de: Xterminator online 30 de Setembro de 2009, 13:24
Pelo que pude "entender", ele quer um programa pequeno os 2 que ele citou como exemplo realmente são bem pequenos coisa de alguns kbs, o qjot tem 600kb e não precisa nem ser instalado podendo ser rodado diretamente de algum dispositivo USB,

É isso, pequenos, rápidos e fiáveis, mas acima de tudo pela forma como trabalho com eles, como já expliquei ao eneac. Em qualquer lugar, mesmo a partir de um email de texto posso editar com o qjot e fazer os meus apontamentos.

Citação de: Xterminator online 30 de Setembro de 2009, 13:24não sei se ele tentou rodar pelo Wine, este tipo de programa por ser pequeno deve ter boa compatibilidade.

Infelizmente não. O qjot nem sequer aparece na AppDB do wine e o Jarte também não funciona a 100%. O pior é que por vezes bloqueiam do nada. Seleccionar todo o texto com o qjot ou um duplo clique fora da linha é bloqueio certo, janela de erro atrás de janela, que nunca mais acaba, muitas vezes só reiniciando o Ubuntu :(

Isto quando se está a trabalhar é no mínimo inconveniente  ;D

Vkthor.

Vkthor

Vkthor

Olá outra vez Xterminator

Citação de: Xterminator online 30 de Setembro de 2009, 15:40
Para remover o pacote, não é necessário passar seu nome completo
você pode usar o dpkg para listar.
dpkg -l ted (explicando dpkg espaço hifen ele(não é um pipe) espaço ted)
e
Para remover
dpkg -r nome mostrado com o comando anterior.

done! :-D
vkthor@Hap:/$ dpkg -l ted
Desired=Unknown/Install/Remove/Purge/Hold
| Status=Not/Inst/Cfg-files/Unpacked/Failed-cfg/Half-inst/trig-aWait/Trig-pend
|/ Err?=(none)/Hold/Reinst-required/X=both-problems (Status,Err: uppercase=bad)
||/ Nome           Versão        Descrição
+++-==============-==============-============================================
ii  ted            2.17-2         Ted, an easy Rich Text Processor
vkthor@Hap:/$ dpkg -l Ted

O pior é perceber o que ali está :-D mas dá ideia que o nome era mesmo em minúsculas. Vou apontar mais estas dicas (PS. Que falta faz aqui o «meu» qjot! LOL) Remover assim, não removi. Vou experimentar a dica seguinte.

Citação de: Xterminator online 30 de Setembro de 2009, 15:40Amigos, um jeito prático e fácil de remover pacotes instalados manualmente é abrindo o Gerenciador de pacotes Synaptic, Clicando em Estado e se dirigindo a sessão Instalado Local / Obsoleto.
Certamente o pacote estará nesta sessão.

Fuiiiiiiiiiii

Et voilá... Tudo gone! Ficou só a pasta .Ted na minha pasta pessoal, mas já foi direitinha para a reciclagem! :-D

Obrigado a todos os que leram e de qualquer forma ajudaram. Fico à espera é de retornarmos à origem do thread, ok?
Um simples, compacto, pequeno, leve, etc, etc, editor de textos que grave em rtf ;-)

Vkthor

Vkthor