Ubuntu em um Pentium III 866, 256MB + 512MB Ram, Placa Asus CUV4X-C OK!!

Iniciado por Sgt David, 22 de Setembro de 2009, 19:57

tópico anterior - próximo tópico

Sgt David

Pessoal

Sou um usuário "fuçador". Formato meu PC, reinstalo SO (hehehe, grande coisa) e até consegui instalar o ubuntu no meu note dell vostro 1000.
Recebi de herança um PC das antigas, Placa Asus CUV4X-C, video Vodoo 3D, P III 866 MHZ, e nem após ler todas as dicas, colocar as linhas de comando das dicas daqui (nopci, etc, etc) a instalação não tem sucesso. Ocorre erros tipo SQUASHFS unable to read page, e outros.
Tentei o XUbuntu e os erros são os mesmos. Já está chegando mais 512 de RAM que comprei.
Peço aos entusiastas que me dêem uma mão... Quero mandar o XP para o espaço.
Ah, o HD está formatado, tem 80 Giga. O de 10 que tem o XP, saquei fora.
O início da instalação vai bem, depois começam os erros...
Agradeço!

bred81

Lubuntu, Slitaz, Damn Small Linux, Débian, Puppy Linux
Procura por esses ai!
Eu prefiro o Slitaz, mas não vem com o gcc (pudera, o Slitaz, tem, no total, 25mb e só o gcc são 50mb).
Um que eu vi e gostei muito foi o Lubuntu...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

monux

- Tambem tive problemas muitos..e muitos mesmo, com o "SQUASHFS unable to read page" por inumeras vezes parei por ai, troquei varias midias (cds/dvs) , e nao adiantava nada.
- Acabei conseguindo um Leitor de CD/DVD de uma outra maquina e resolvido .
- Para mim foi a soluçao !
. Roda qualquer Live CD e com 256 de ram / 40gb hd e particionado com o Linux MInt7 e  XP sp3 (customizado)  dual boot
- Falou
- Abraço a todos

velox256

Eu usava o 7.04 em um Pentium III 450Mhz com 198MB de ram SDRAM (nem era DDR), placa de vídeo GForce2 MX 400, placa de som SB16 ISA e funcionava relativamente bem, mas depois tive que colocar o Debian Sarge pois o Ubuntu não reconhecia a placa de som. Isso que está acontecendo com a sua instalação parece ser problema do kernel com a bios da sua placa-mãe, tente usar o Debian Lenny para ver se funciona. Pode ser problema de memória também, ou mesmo problema no seu drive de cd/dvd, mas eu acredito mais em kernel x bios.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

carlosaluisio

Citação de: Sgt David online 22 de Setembro de 2009, 19:57
Pessoal

Sou um usuário "fuçador". Formato meu PC, reinstalo SO (hehehe, grande coisa) e até consegui instalar o ubuntu no meu note dell vostro 1000.
Recebi de herança um PC das antigas, Placa Asus CUV4X-C, video Vodoo 3D, P III 866 MHZ, e nem após ler todas as dicas, colocar as linhas de comando das dicas daqui (nopci, etc, etc) a instalação não tem sucesso. Ocorre erros tipo SQUASHFS unable to read page, e outros.
Tentei o XUbuntu e os erros são os mesmos. Já está chegando mais 512 de RAM que comprei.
Peço aos entusiastas que me dêem uma mão... Quero mandar o XP para o espaço.
Ah, o HD está formatado, tem 80 Giga. O de 10 que tem o XP, saquei fora.
O início da instalação vai bem, depois começam os erros...
Agradeço!

Noa quero te decepcionar, mas nao vai ser memoria ram que vai resolver nao.

O kernel deixou de ser compativel com vários hardwares antigos. Provavelmente nao conseguirá usar essa máquina. Tentei em uma pc-chips desta mesma época, com vários linuxes, e nada.

Só adiantou colocando o gentoo, e com um kernel antigo. Depois, nem atualizei mais, a máquina foi para o espaço.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

bred81

Imaginei que todos iam falar essas coisas.
Citei várias distribuições leves pois elas são "feitas para rodarem" em computadores antigos.
Coloquei entre aspas porque não tenho certeza se isso é verdade, mas, sempre que o ubuntu não funciona em um computador, coloco um desses e pronto.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Xterminator

Atualmente em minha máquina doméstica utilizo o Parsix Kev, mas o Alpha 5 do karmic rodou muito bem na mesma, todo o hardware foi reconhecido e colocado em funcionamento.
Meu Hardware.
PIII 933@980Mhz 512MB
MOBO - Gigabyte-GA-6VEM
Hards OnBoard -Rede RTL8139C,Video Trident Cyberblade,Som Ac97
Hards Off - Som SBLive 5.1, video Riva TNT2 M64 Pro 32MB só não funciona 3D em distros novas.
HD IDE 40GB, 6GB partição raiz, 512MB Swap e o restante para dados

Com 512MB de memória e algum know-how você pode usar sim algumas distros, não sei quanto ao seu Hardware, mas inclusive rodo live-cds do karmic, e do parsix kev(unstable) em um PIII600Mhz com 512MB também...
as únicas observações para esta máquina de 600mhz é usar temas mais leves como o thinice (Veja bem isto rodando à partir do CD)

é isso ai não desista, em último caso pegue um uma distro um pouquinho mais antiga coisa de 1 a 2 anos.

Sgt David

Rapaziada,

Agradeço as dicas de todos... Vou tentar o que vocês estão dizendo...
Falei com um pessoal de informática aqui e todos falaram que o desafio deve ser grande...
Mas vou tentar...
Caso consiga, direi os passos aqui.
E conforme vou tentando vou informando.
Ah, e podem continuar sugerindo!

Valeu!

Sgt David

Bom dia pessoal...

Após alguns Cds queimados, muita pesquisa na Net, tentei com puppy linux, small dawn linux, Zeek Linux, Debian, e novamente xubuntu e ubuntu...
Puppy Linux, nada feito, não deu certo... A instalação travava.
O Debian, ficou no Grub como a instalação por continuar, pois não "consegue montar o CD", suspeito que me DVD está meio capenga...
O ZenWalk travou de cara...
Tentei o Xubuntu de novo, Instalei via Windows, reiniciei, ele ficou um tempo "verificando instalação" e depois uma tela azul, sem mais nada. Ficou instalado, mas não abre a tela de boas vindas... Só uma tela azul...
Me enfezei. E decidi tentar o ubuntu, via windows... Ele plotou a instalação do xubuntu, mandou desinstalar... Para resumir, após muitos boots e reboots, verificações de instalação, (Parecia que estava instalando aos poucos???!!!), funcionou!
Consegui instalar ubuntu no P III, placa ASUS, com duas memórias, uma de 256M e outra de 512M.
Tirei algumas "leigas" conclusões:
O Leitor de CD/DVD tem que estar em ótimas condições. (A mídia também)
256M de memória fazem diferença no tocante a ubuntu... Só 512Mb, não deu (nessa máquina)
O ubuntu está rodando legal. Ainda não identifiquei problemas.
Ficaram as dúvidas e curiosidades....:
Por que as outras distribuições não rodaram?????
Principalmente a Debian e Xubuntu? (tinha fé nelas ;))
Bom...
Agora é só dar um tempo e vou migrar 100% para o ubuntu.
Mas vou trocar o leitor de DVD, pois acho que foi isso que mais prejudicou as tentativas de instalar outras distribuições.

Abraços e muito obrigado!!!!!

barbas99

Eu instalei o Ubuntu no pentiumlll a 800 com 378 de memória. Demorou um pouco a instalação mas funciona muito bem.
  Em minha fraca opinião deve ser o leitor de Cds/Dvds.
  Boa sorte