Eeebuntu ou Ubuntu Netbook Remix

Iniciado por Thiago Reisdorfer, 15 de Setembro de 2009, 09:52

tópico anterior - próximo tópico

Thiago Reisdorfer

Olá,

Estou com uma dúvida sobre qual S.O instalar no meu Netbook Acer AspireOne A250

Se o eeebuntu 3.01 NBR ou o Ubuntu Netbook Remix 9.04.

Qual o mais indicado e funcioa melhor neste netbook?

Desde já agradeço a atenção!

Abraços

Thiago Reisdorfer

lunga

Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

RamonB

Eu uso o eeeBuntu 3.01 NBR no meu Asus eeePC 1000H. Já usava o eeeBuntu 2.0 Standard. Quando saiu o Ubuntu 9.04, instalei o UNR (o 9.04 Netbook Remix) mas tive problemas e, como não consegui resolver, instalei o 9.04 Desktop até sair o eeeBuntu 3.01 NBR e até agora (já fazem uns 3 meses) está tudo OK e estou satisfeito.

Só que depois que havia instalado o eeeBuntu, descobri que o problema que o 9.04 UNR estava dando era um conflito com o Compiz e que bastaria ter desativado este (o que, aliás, o pessoal do eeeBuntu fez pois na versão 3.0 do NBR estava dando o mesmo problema e eles lançaram a versão 3.0.1 exatamente para corrigi-lo -- e o que fizeram foi simplesmente desativar o Compiz).

(Antes do problema, eu havia dado preferência ao 9.04 UNR por ele ser uma versão oficial e, quando tive o problema, coloquei um post aqui no fórum e um usuário (acho que o Pinduca) cantou a bola de que o problema era o Compiz mas acabei indo mesmo para o eeeBuntu.)
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Tota

Tem alguma confusão ( acho que minha)

Existe hoje em dia o Ubuntueee ( "pirata" pois usava o nome do Ubuntu ) e hoje oficialmente se chama easy peasy

Existe hoje em dia o EeeBuntu, que é o mesmo que Ubuntu netbook remix, já que a Canonical esta apoiando o projeto.

o UNR é o EeeBuntu com o desktop customizado para pequenas telas, o Standard é um Ubuntu com Gnome em cor azul, e o Base, que é aquele sem a parte de multimidia.

O Ubuntu UNR é o eeeBuntu só que em marrom.

em breve teremos o eeeXubuntu e em testes o Ubuntu Mobile => https://wiki.ubuntu.com/MobileAndEmbedded

Agora é só escolher...

Thiago Reisdorfer

Obrigado pessoal pelas respostas,

Tem também um Netbook de um amigo meu, vou fazer um live-usb para ele com o Remix e deixar ele brincar um pouco.
Ele vive tendo problemas com o XP.

Obrigado pessoal!

postenga

Já usei o eeeBuntu 3.01 NBR e o UNR e notei q o eeebuntu gasta menos bateria e o som é muiiito mais alto. Gostei bastante do eeeBuntu 3.01 NBR e so mudei pq to testando o Jolicloud. O kernel do eeeBuntu 3.01 NBR é modificado pra plataforma intel/atom, talvez seja por isso que o eeeBuntu é um pouco superior. A proposito, o rapaz q liderava o desenvolvimento do kernel modificado pro eeebuntu está agora trabalhando pra Jolicloud.

RamonB

Citação de: Tota online 15 de Setembro de 2009, 14:23
Tem alguma confusão ( acho que minha)

Existe hoje em dia o Ubuntueee ( "pirata" pois usava o nome do Ubuntu ) e hoje oficialmente se chama easy peasy

Existe hoje em dia o EeeBuntu, que é o mesmo que Ubuntu netbook remix, já que a Canonical esta apoiando o projeto.

o UNR é o EeeBuntu com o desktop customizado para pequenas telas, o Standard é um Ubuntu com Gnome em cor azul, e o Base, que é aquele sem a parte de multimidia.

O Ubuntu UNR é o eeeBuntu só que em marrom.

em breve teremos o eeeXubuntu e em testes o Ubuntu Mobile => https://wiki.ubuntu.com/MobileAndEmbedded

Agora é só escolher...

Tota, posso estar enganado mas acho que nenhum dos "ubuntu-like" para netbooks tem o apoio oficial da Canonical (além, é claro, da versão oficial do Ubuntu Netbook Remix, ou Ubuntu UNR). O que o eeeBuntu e o Easy Peasy fazem é pegar o Ubuntu e customizá-lo para eeePCs (e eles podem fazer isso porque o Ubuntu é software livre). (Como você disse, o Easy Peasy é o antigo "Ubuntu-eee" que teve de trocar de nome porque "Ubuntu" é marca de propriedade da Canonical.)

Além disso, o eeeBuntu não é, como você disse, o "mesmo que Ubuntu netbook remix". O eeeBuntu NBR é que o mesmo do Ubuntu UNR (ou netbook remix).

Além do eeeBuntu NBR, ele tem também a versão Standard (que é equivalente ao Ubuntu Desktop) e a Base (que é bem mais enxuta -- como vc disse, não tem a parte de multimídia).

E complementando para quem está chegando agora ao mundo eeeBuntu: o eeeBuntu 3.0 é baseado no Ubuntu 9.04 e o eeeBuntu 2.0 é baseado no 8.10.

Me decidi pelo eeeBuntu, na época, porque me pareceu que a turma dele era mais ágil que a do Easy Peasy pois eles já estavam na 2.0 (baseada no Ubuntu 8.10) enquanto o Easy Peasy ainda estava baseado no 8.04 (e me parece que, de novo, o eeeBuntu foi adaptado mais rapidamente ao 9.04 que o Easy Peasy).

Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Tota

Bem,

Eu me baseei no fato de que a  Canonical permitiu o nome eeebuntu ( que não é Ubuntu) mas, voce tem razão, no site oficial ele não é citado

almd

Pessoal,

Eu tenho um ASUS EeePC 1000 H que nem Ramon mas uso o kernel generic 2.6.28. Estou tendo problemas para reconhecer um modem zte mf100 3g da Vivo. Se eu instalar este Eeebuntu mencionado por Ramon, será que conseguirei resolver meu problema com o referido modem?

Abs.

André Luis

Tota

Citação de: almd online 27 de Setembro de 2009, 14:22
Pessoal,

Eu tenho um ASUS EeePC 1000 H que nem Ramon mas uso o kernel generic 2.6.28. Estou tendo problemas para reconhecer um modem zte mf100 3g da Vivo. Se eu instalar este Eeebuntu mencionado por Ramon, será que conseguirei resolver meu problema com o referido modem?

Abs.

André Luis

Sinceramente não.

Não há para a comunidade como prever que algém deseja instalar este ou aquele dispositivo.

Usando estar versões, tudo vai funcionar no seu eeepc, atalhos,teclado, mousepad, rede com e sem fio.

Qualquer coisa que não pertença a seu eeepc como impressoras, modem externo, bluetooth dongle, hd externo, etc vai ter que configurar.

[],s