Conexão 3G trava micro

Iniciado por linux-admin, 20 de Setembro de 2009, 21:38

tópico anterior - próximo tópico

linux-admin

Caros,

Estou com um problema interessante ???

Tenho conexao 3G, modem BandLuxe C120 que hoje esta com Vivo (recomendo Oi)

Não conecto com gnome-ppp nem kppp, pois nao funcionam. Quando ponho para testar, ficam so iniciando registro;e se conecta cai.Uso o padrão do Ubuntu 9.04 que já fica disponivel no painel do gnome. (ppp, acho). O fabricante do modem (Telsec) aconselha a usar o kppp, no site tem manual, ate para inserir string, porem nao funcionou mesmo assim e como falei o ppp funciona bem.

Toda hora cai a conexao, :-[ geralmente quando exijo mais dela, tipo amule ou algum download, ou quando esta num horario de pico mesmo. E quando começa a dar ruidos nas caixas de som ja sei que irá cair a dita.

Tá, ate ai é um problema de sinal da operadora. Mas o porem, é que trava o micro todo(teclado, tela,etc), nao vejo mais nada na tela, fica toda embaralhada,totalmente...só no botão da CPU(um Athlon 64 x2, 2GB de RAM)

Seguindo alguns conselhos da web, antes de conectar desmonto a unidade de CD que aparece quando espeto o modem. Meu drive é Nvidia 180 e desabilitei os recursos visuais para teste e mesmo assim travou. Tambem seguindo conselho da operadora, habilitei DNS.

Alguem tem algum palpite ou ajuda? Não achei nada no forum nem no são google.
Os mundos eletrônicos tem razões que a propria razão desconhece.

dtomadon

Quanto ao resto ainda não tenho uma sugestão, quanto a conexão cair sugiro o seguinte:

sudo ping -i 5 google.com ( ou outro site que vc queira )

no meu caso tim-web melhorou e muito a estabilidade da conexão, até mais!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

mstr

linux-admin

Citação de: mstr online 21 de Setembro de 2009, 01:12
vê se esse link te ajuda tirado do /etc/usb_modeswitch.conf

http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/bb/viewtopic.php?t=71

Cara, nao entendi direito. Tenho que instalar esse "usb_modeswitch.conf" ? E pelo entendi ele serve para atrasar alguma coisa antes de conectar, é isso? Me explica ae.

Quanto a "ping da morte" vamos ver...

maquiavelho

Esse ruído na caixa é sinal de que vc está conectado via 2g. E pode ser que inicialmente a conexão é 3g e depois é mudada para 2g, confundindo todo o sistema. Não se trata de conclusão, mas um palpite.

Até.

dtomadon

Vamos melhorar as coisas, primeiro pluga o modem na porta usb espera a luz vermelha ( no meu caso ) mudar para verde +ou - 30 segundos,

abre um terminal e dê o comando lsusb posta o resultado aqui.

O sistema identifica o modem como uma unidade de disco o usb_modeswitch transforma esta unidade em modem usb, isso com mais alguns arquivos que se instala no sistema

mas depois te explico melhor, primeiro coloca o resultado dos comandos que te passei.!

dtomadon

Citação de: maquiavelho online 21 de Setembro de 2009, 13:16
Esse ruído na caixa é sinal de que vc está conectado via 2g. E pode ser que inicialmente a conexão é 3g e depois é mudada para 2g, confundindo todo o sistema. Não se trata de conclusão, mas um palpite.

Até.

Para evitar este problema, que já tive também, entre no seu rwindows,use o software do fabricante que geralmente só da suporte ao rwindows, nas configurações de rede do

modem, opte por apenas banda larga ou gsm, isso evita conflito no sistema,quanto ao ruído se estiver em 2g ( gsm ) não consegui nada a respeito no linux  para resolver isso!

linux-admin

Citação de: dtomadon online 21 de Setembro de 2009, 15:24
Vamos melhorar as coisas, primeiro pluga o modem na porta usb espera a luz vermelha ( no meu caso ) mudar para verde +ou - 30 segundos,

abre um terminal e dê o comando lsusb posta o resultado aqui.

O sistema identifica o modem como uma unidade de disco o usb_modeswitch transforma esta unidade em modem usb, isso com mais alguns arquivos que se instala no sistema

mas depois te explico melhor, primeiro coloca o resultado dos comandos que te passei.!

Segue comando lsusb
usuario@usuario:~$ lsusb
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 002: ID 1a8d:1002 
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

linux-admin

Citação de: dtomadon online 21 de Setembro de 2009, 15:31Esse ruído na caixa é sinal de que vc está conectado via 2g. E pode ser que inicialmente a conexão é 3g e depois é mudada para 2g, confundindo todo o sistema. Não se trata de conclusão, mas um palpite.

Até.

Citação de: maquiavelho online 21 de Setembro de 2009, 13:16Para evitar este problema, que já tive também, entre no seu rwindows,use o software do fabricante que geralmente só da suporte ao rwindows, nas configurações de rede do

modem, opte por apenas banda larga ou gsm, isso evita conflito no sistema,quanto ao ruído se estiver em 2g ( gsm ) não consegui nada a respeito no linux  para resolver isso!

-> Bom, o ruido nao incomoda muito, tem horas que é mais forte mas a maior parte do tempo é tranquilo. Só mencionei o ruido porque dá um ruido forte quando ira cair a conexao e sei que ira travar o micro.

-> Pra terem uma ideia, tive que reiniciar no botao mais de 3x só pra responder um topico. Acredito que foi pelo horario de pico e o sinal fica lento demais, e nao tava fazendo nenhum download só abrindo um site numa aba no firefox. Ontem a noite, reiniciei o micro pelo botão mais de 10x em menos de hora, devido ao travamento. Não sei se ajuda mas, se espeto o modem quando ele ta lendo a BIOS na inicialização trava o micro e nao inicia, tenho que desligar no botao e iniciar o micro de novo.

-> Quanto a windows, nao possuo. Só no VirtualBox e para alegria, nao consigo testar porque o virtualbox nao enxerga o modem pelo usb, só como CDROM.

-> No inicio falei que tava configurado o dns como fixo, mas olhando o /var/log/messages hoje, vi que esta dinamico.

linux-admin

Caros,

ontem consegui resolver o problema do VirtualBox ler usb e configurei o aplicativo do modem pelo windows para só conectar no 3G..Vou testar a noite para ver porque agora de manha tá tranquilo, lento mas pelo jeito nao ira cair.

Quanto a pingar sem parar, ontem a tarde deixei pingando e fazendo download, mas quando retornei estava do mesmo jeito, ou seja, travado e sem conexao no modem.

linux-admin

Colegas,

Tendo resolvido o problema do virtualbox ler usb, talvez tenha resolvido o problema.

Vamos lá:

-> Adicionei as linhas no arquivo /etc/rc.d/rc.local - dica do site http://www.vivaolinux.com.br/dica/USB-no-VirtualBox/
Citar## Liberando portas de memória flash
mount -o remount,devmode=666 /proc/bus/usb

-> No mesma página do site, utilizei a dica postada em um comentário

CitarInseri no fstab
none /proc/bus/usb usbfs defaults,devmode=0666 0 0

-> Como também no mesmo dia utilizei a dica do colega ai para alterar no software do modem para "somente 3G" e aproveitei e fixei DNS.

Testado 2 dias nos horários críticos, "até o momento" não sofri mais com os travamentos(e o HD tambem). Acredito que uma das duas sugestões ai do site para liberar o usb deve ter resolvido mas, se alguém quiser me explicar melhor, agradeço.

Quanto a lentidão, temos que aguardar a boa vontade da operadora liberar o sinal, visto que já passou o tempo deles.

Obs. O modem é da empresa Telsec e o modelo é o Bandluxe C120 (comprado com a Oi)
       a operadora em questão é a Vivo - problemas que não tive com a Oi, e o detalhe, não havia cobertura na cidade.