Kodak Imaging - Qual o similar no Linux

Iniciado por asqueroso, 10 de Setembro de 2009, 00:07

tópico anterior - próximo tópico

asqueroso

Olá pessoal, migrei essa semana para o Ubuntu, e estou curtindo muito... Agora estou a procura de um programa equivalente ao Imaging (que vinha de graça no win98, e passou a ser pago no XP com o nome de Imaging 4.0) pois estamos migrando do XP pro Linux aqui, (orgão público)e usamos esse programa para digitalizar documentos em TIFF (multi-page) e acrescentar páginas ao final ou no meio das páginas já digitalizadas, já tentei com o Xsane, mas ele ao final da digitalização não permite acrescentar e editar as páginas. Ex.: Eu digitalizo 10 páginas e agora necessito acrescentar 2 páginas entre a 4 e 5 página, o Imaging e outros similares Windows - pagos, tem esse recurso, já o Xsane não...

Gostaria de contar com a ajuda dos Experts em Linux para me ajudar nessa façanha e aumentar em mais um orgão público que dá adeus a MICROSOFT...

andrems

Não sei que programa faria isso graficamente mas... tenho uma solução.
O comando convert converte (entre outras coisas) qualquer arquivo tiff com várias páginas para várias imagens no formato jpeg numeradas começando em 0 (zero).

Exemplo, temos 2 arquivos tiff e queremos montar um só numa determinada ordem:
arq1.tiff (contém 2 páginas) e
arq2.tiff (contém uma página) e queremos montar:
arq3.tiff com arq1(1/2), arq2(1/1) e arq1(2/2). Ou seja, o arq2 vai no meio do arq1.

Os comandos seriam (em verde itálico são os arquivos que existem e em negrito é a saída):
convert arq1.tiff img.jpg
convert img-0.jpg arq2.tiff img-1.jpg arq3.tiff

asqueroso

:(, Infelizmente dessa forma não rola, pois o volume de informações digitalizados, e editados é grande e o pessoal que trabalha com esse serviço não tem esse conhecimento pra fazer isso...

fatecano

Para verificar programas equivalentes:
http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes
http://alternativeto.net/

Já tentou o gscan2pdf?
Ele trabalha com TIFF também.
Me indicaram nesses dias e eu estou gostando bastante dele!

obs.: se você for usar OCR no Línux, pode ser que tenha que quebrar um pouquinho a cabeça também.
Basta ver o meu exemplo. (rsrs)

Abraços

asqueroso

Testei o gscan2pdf, e depois de quebrar a cabeça configurando pra scanear entre páginas, a decepção maior apareceu, o Scanner HP laserjet 8200, deu umas incompatibilidades básicas, com o gscan2pdf, com o xsane funciona, mas não posso colocar novas digitalizações entre páginas.... Com outro scanner HP multifuncional funciona, mas o scanner 8200 da HP tem o alimentador automático...

andrems

Um simples script:
#!/bin/sh
#
# Programas necessários: convert (parte do ImageMagick), zenity
# Instale com:
# # apt-get install imagemagick zenity
#
# Autor: André Sant'Anna
#

# Variáveis ###########################################
FORMATO="tiff" # Escolha o formato do arquivo final
LOCAL=~/Documentos # Onde salvar o arquivo final
# Fim das variáveis ###################################

# Selecionar 1º arquivo
PRIMEIRO=`zenity --file-selection --title="Escolha o primeiro arquivo" --file-filter "*.tiff *.tif *.pdf"`
NUM=`echo "$PRIMEIRO" | tr -d [a-z][A-Z][0-9]"&_ .,-" | wc -c`
NUM1=`echo $PRIMEIRO | cut -d / -f $NUM | cut -d . -f 1`

# Selecionar 2º arquivo
SEGUNDO=`zenity --file-selection --title="Escolha o segundo arquivo" --file-filter "*.tiff *.tif *.pdf"`
NUM=`echo "$SEGUNDO" | tr -d [a-z][A-Z][0-9]"&_ .,-" | wc -c`
NUM2=`echo $SEGUNDO | cut -d / -f $NUM | cut -d . -f 1`

# Em qual posição/página será inserido o 2º aquivo?
POSICAO=`zenity --title="Organizador" --entry --text="Em qual posição/página será inserido o 2º aquivo? 0 (zero para o final)"`
POSICAO=`echo $POSICAO -2 | bc`

NOME="$NUM1""_""$NUM2"".""$FORMATO"

test -d /tmp/organiza || mkdir /tmp/organiza
cd /tmp/organiza

final() {
mv "$NOME" "$LOCAL"
rm /tmp/organiza/*
cd /tmp
rmdir ./organiza
MENSAGEM="O arquivo foi salvo em "$MENSAGEM$LOCAL" com o nome "$NOME
echo $MENSAGEM
zenity --title="Organiza 0.1" --info --text="$MENSAGEM"
}

if [ "${POSICAO}" = -2 ] ; then
convert "$PRIMEIRO" "$SEGUNDO" ./"$NOME"
final
exit 0
fi
if [ "${POSICAO}" = -1 ] ; then
convert "$SEGUNDO" "$PRIMEIRO" ./"$NOME"
final
exit 0
fi

convert $PRIMEIRO img.png | zenity --progress --text="Aguarde conversão - Fase 1/2" --auto-close --pulsate --auto-kill
convert img-[0-$POSICAO].png $SEGUNDO img-[`echo $POSICAO+1 | bc`-9999].png $NOME  | zenity --progress --text="Aguarde conversão - Fase 2/2" --auto-close --pulsate --auto-kill
final

exit 0

Mais simples não dá  :P.
Copie e salve este arquivo com o nome organiza.sh
altere as permissões para execução: $ chmod 755 organiza.sh
crie um atalho no menu aplicativos para que seus colegas possam chamá-lo diretamente do menu.

Como funciona:
Ele abre uma janela perguntando onde está o 1º arquivo. Depois pergunta pelo segundo. Por fim ele pergunta em que parte do 1º o 2º será inserido (1 para início, 0 para por no fim, qlq outra página para por no meio).

Obs.: não coloquei nenhum tipo de verificação de erros, como tiff vazio, nº de página que não existe, ou caso a pessoa entre com letras no lugar de número.
Obs2.: tem que instalar o zenity pra usar este script.

asqueroso

Andre, valeu pelo esforço, mas eu acho que esse script não rola, pois a situação é a seguinte : tenho um documento pra ser digitalizado de umas 100-200 pag., acontece que depois da sessão em plenário (Camara de vereadores) esse documento será alterado e páginas serão acrescentadas, em ordem  aleatória, então com esse script não dá a não ser que ele possa colocar bem no local selecionado. Por exemplo: Tenho um documento de 100 pag., após a sessão, tenho que digitalizar 60 pag. e anexar na seguinte ordem 20 pag. entre as pag. 28 e 29 do documento original de 100 páginas, 10 pag. entre a pag. 60 e 61 e o restante após a 100 página... Este é o problema, pois com o iMAGING era possível fazer graficamente a inserção, e com o XP ele não vem + gratuito, (estava sendo digitalizado com win98), e como agora vamos migrar pra linux temos que encontrar uma solução que faça isso com tiff ou PDF, para em seguida salvar no domínio (Server win2008).... :'(
???

coruja

Opa, olha parece que pelo "GIMP" editor de imagens dá para você fazer isso, pois ele vai tratar cada pagina como uma camada, basta você ordená-las na posição que você quiser, agora se você utilizar um formato como por exemplo o "PDF", existe um programinha, na minha opinião muito simples e prático para fazer isso, o "pdfsam".

espero ter ajudado.

asqueroso

Vou testar ele aqui, mas estou cada vez mais convencido que a solução será o uso de 2 programas, 1 pra scanear os documentos - Xsane, e outro pra inserir partes de um documento dentro de outro em ordem aleatória, o único problema será botar esses procedimentos na cabeça dos operadores, já que é um pessoal bitolado num determinado programa (Imaging) desde 98, vai ser uma lenda  ::)... Mas segunda-feira tenho que resolver de uma vez por todas.... Depois posto o resultado... vlw

coruja

Cara, trabalhar com pessoal que bitola, realmente é muito difícil, para se ter uma idéia estou tentando colocar na cachola dum pessoal que trabalha comigo para usar um banco de dados no lugar daquelas velhas "fichas de papelão", um arquivo de mais ou menos 20.000 fichas, todo santo mês tem de passar todas elas uma a uma.

Mas acho que um dia apresentando um banco de dados funcional e mostrando que o que eles levam cerca de 5 dias para fazer pode ser feito em questão de algumas horas, acho que aí eles aceitarão.

Vai com calma que o Ser-Humano é adaptável, quando apareceram as máquinas de escrever, foi a mesma coisa para eles largarem o punção e marreta em conjunto com algum tipo de pedar.

hehehe.

Um abraço.

andrems

O gimp carrega as páginas do tiff com camadas, mas parece que ele não salva tiff com mais de uma página.

Testei aqui o gscan2pdf, usei ele pra editar os tiff's, apagar, adicionar páginas, ele funcionou tranquilamente. Talvez tu tenha que escanear com o xsane e usar o gscan2pdf pra fazer as edições. O uso dele é realmente simples, ctrl+I (ou clicar no ícone) pra importar arquivos ou imagens, depois é arrastar e soltar pra mudar a ordem ou [Delete] pra deletar. Tem umas coisas chatas nele, como arrastar mais de uma página é meio estranho, tem que clicar na 1ª do intervalo, shift, clicar na última do intervalo e pra mover tem que ser arrastando a última, se não ele ignora ela. E escanear direto entre páginas parece sempre dar errado, tem que arrastar pro lugar certo depois.

A propósito, qual foi o problema que tu teve com o gscan2pdf? Aqui foi perfeito, mais fácil e mais prático do que o xsane.

asqueroso

Olha só no meu scanner de casa o Gscan2pdf, tem o seguinte sintoma, ele acende a luz do scanner, anda 2 cm e volta, (multifuncional Lexmark x1250) e no Xsane funciona normal, na CMF (Câmara do Vereadores de Fortaleza) utiliza-se o HP scanjet 8200 com alimentador automático, no Gscan2pdf, ele dá erro, e no Xsane funciona, numa multifuncional Samsung mesma coisa, já numa HP multifuncional (aquelas com fax - esqueci o modelo agora), que parece um fax mesmo, funciona o Xsane e o gscan2pdf.... Pra scannear entre páginas com o gscan2pdf, tem que ajustar uns lances de incremento, tem que colocar por exemplo 1 e 100 de incremento, pois quando vc quiser acrescentar mais páginas vc tem o "espaço de 100 páginas entre a página inicial e a seguinte" então na hora que vc quiser acrescentar basta colocar para digitalizar da 2 sem acrescimos... +- isso ehhh ehh, é que tô sem o scanner aqui pra explicar melhor... os procedimentos, e o Al e o Zaimer não estão ajudando.... ;D