Internet funciona... Mas em algumas vezes, ela para (exigindo reinicialização).

Iniciado por ren-br, 06 de Setembro de 2009, 02:25

tópico anterior - próximo tópico

ren-br

Boa noite companheiros de Ubuntu,

Sou um novo usuário desse sistema, e está sendo meu primeiro contato com o "mundo livre".

Confesso que tive certos problemas com o Ubuntu que fariam um ex-Windows querer voltar para as suas janelas (i.e. tive que formatá-lo, o Ubuntu, algumas vezes até aprender a fazer algo útil sem corromper audio, video e afins).

------------------------

Certo, agora sobre o estranho problema... Normalmente eu tenho conexão perfeita com a Internet utilizando o Ubuntu 9.04, mas em determinados momentos, ela simplesmente deixa de funcionar. O problema não é demasiadamente endêmico (não frequente), mas quando ocorre, preciso reiniciar o Ubuntu para voltar a ter as devidas funcionalidades.

Como usuário antigo do Windows, eu teria mais condições de detectar o problema, mas como novato no Ubuntu, estou com as mãos atadas. Por isso, amigos, se alguém puder fazer a gentileza de me auxiliar, deixaria um novo usuário contente com o Linux.

Bom, alguns detalhes que possam auxiliar: Estou utilizando Firefox 3.01 e o Shiretoko 3.5.2 (que é a versão atualizada pelo Synaptics), em meu Desktop existem certos elementos que exigem conexão com a Internet (menciono Screenlets, como o de condições climáticas). Alguns programas estão configurados para detectar atualização automática na Internet (se é que isso funciona além do Synaptics ou pelo gerenciamento automático de atualizações). O que mais? Minha conexão é por Router da D-Link DIR-300 (meu acesso está "wired", e não wireless); Outros computadores estão conectados ao Router. E finalmente, uso a placa off-board Realtek Fast Ethernet 10/100 RLT8139. OBS.: A placa está funcionando perfeitamente, pois no Windows está normal... O problema só ocorre no Ubuntu, e às vezes. Ah sim, o Ubuntu aqui instalado está plenamente atualizado.

Obrigado,
Ren-br.

fabio2paolini

Olá, a sua conexão é DHCP ou IP fixo?
Poste aqui a saída do comando ifconfig ou ifconfig -a.
Uma dica que pode ser útil quando cair a net é ao invés de reiniciar o PC tentar executar o comando /etc/init.d/networking stop e em seguida /etc/init.d/networking start
Um comando que pode ser útil para diagnosticar o problema é tail -f /var/log/syslog ou tail -f /var/log/messages
Você pode deixar um deles ligado e observar as informações que surgem quando cai a rede.

Por fim uma outra forma de reativar a interface ligada a sua placa é pelo comando ifup xxxx seguido de ifdown xxxx onde xxxx representa a interface, provavelmente eth0 ou eth1

ren-br

Perdoe-me a demora.

Muito obrigado pela ajuda, Fábio!

Minha conexão é DHCP, mas fica difícil averiguar o problema, pois é meio raro acontecer. Após algumas semanas de uso do Ubuntu, apenas ocorreu umas três vezes aquela necessidade de reiniciar o SO para reaver a internet.

Mas acho que os comandos que me ensinou irão ajudar, quando ocorrer novamente!

Assim que possível, coloco um novo feedback, se resolveu ou não essa questão.

Agradeço novamente,
Ren-br

Luciano Gardim

Também pode ver o que houve (se for questão de sistema) entrando em Sistema - Administração - Log do Sistema.
Um dia eu faço um blog... um dia.