Partições - quero aumentar a do Vista - tenho duas Swaps

Iniciado por polidori, 21 de Agosto de 2009, 01:22

tópico anterior - próximo tópico

polidori

Pesquisando nos tópicos eu criei coragem, coloquei o Live Cd e abri o Geparted sem fazer backup, pois acredito que não há problemas.
Mas então percebi que meu HD está dividido da seguinte maneira:

/dev/sda3           ext3                   118 Gb        (onde está o Ubuntu)
/dev/sda4           linux-swap         5 Gb
/dev/sda1           ntfs                    17 Gb          (onde está o Vista)
unallocated                                  2,5 Gb
/dev/sda2           extended           5,75 Gb
       /dev/sda5  linux-swap           5,75 Gb        (esta parece que está dentro do sda2, pelo gráfico)

Alguém sabe explicar esta organização? Porque tem uma parte desalocada, e porque tem dois swaps, e parece mais de 11 Gb em sda2 e sda5 inuteis!

Minha intenção é usar estes Gb ociosos e/ou diminuir o espaço do ubuntu pra aumentar a partição do Vista.
Valeu companheiros!
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

Joseph

Provavelmente essa desorganização veio de alguma outra distribuição linux que você usou, aconteceu comigo com o mandriva, onde ele teimava de fazer as partições como queria, no meu caso, eu salvaria um backup de ambos os sistemas em cd ou dvd, e faria uma nova instalação começando do Vista, e depois partindo pro Ubuntu e fazendo uma partição manual, criando apenas uma extendida e outra swap, o meu está assim: 60gb pro XP, dev/sda1, 80 pro Ubuntu, dev/sda2 e o restante pra swap, /dev/sda3.

polidori

Então irmão Joseph,
Eu concordo contigo, acho que foi justamente este o problema.
Acabei de formatar pra poder deixar o Vista em Dual Boot com o Ubuntu e acho que ficou esta desorganização.
(Vou aproveitar que até agora coloquei pouca coisa de meu backup de volta pra formatar de novo - é uma droga formatar mas...)
Agora... Recomendo para quem pretende fazer o mesmo, que instale o Windows antes com um espaço maior, já que parece que é mais fácil ceder espaço do "C:" pro "/" do Ubuntu do que o contrário, ou estou errado? Pergunto aos universitários hehehe.
E outra, existe um bom tutorial pra fazer essa formatação geral? Pergunto isso porque acredito que este problema se deu justamente porque não consegui excluir as tais partições da outra vez. Segui com o procedimento de instalar os 2 SO por achar que naturalmente o Ubuntu apagaria as swaps e instalaria o seu sistema em todo o espaço não ocupado pelo Windows.
Outra alternativa, não sei se neste caso eu não teria de abrir outro tópico mas aí vai:
Tentar manter o Vista instalado, e na nova instalação do Ubuntu, tentar consertar a desorganização e ceder mais espaço pro Vista... É possível? Caso não, tenho de seguir o tal bom tutorial...
Valeu
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

polidori

Perdi a paciência e estou a mexer adoidado no Geparted, se não der zebra agora, não dá mais pra ninguém!
Pra deletar ou excluir as swaps eu mosqueei... Tem que desativar elas pra poder mexer...
Depois posto se tudo deu certo... Senão vou ter de reinstalar tudo de novo
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

polidori

Pessoal... Até agora tudo funcionando 100%!!!

Vou postar aqui então...
Situação anterior:
Como descrita, com pouco espaço na partição do windows vista, que estava em dual boot com o Ubuntu 9.04.

Procedimento:
Usando o Live Cd do 9.04, mandei usar o ubuntu sem instalar (sem mexer no computador).
Então usei o Geparted, graficamente, fui arrastando uma partição pra lá, apaguei outras (pra apagar as swaps tem que desativá-las). Deu um erro pra mim, porque acho que teve uma ação do Geparted que não pode ser executada devido uma coisa que tinha feito antes. Mas continuei mexendo de novo (fiz em duas etapas).

Situação posterior:
Pra resumir, eu diminui a partição onde estava o Linux e apaguei a swap extra, ocupando ele com a partição ntfs do vista.
Um detalhe foi que teve uma parte não alocada que eu formatei como ntfs que ficou entre o swap e a partição linux. Essa eu posso usar pra dados.
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit