Problema com Grub e o Windows

Iniciado por Sapo Edgar, 13 de Agosto de 2009, 19:31

tópico anterior - próximo tópico

Sapo Edgar

Olá!

Vocês querem saber da história de como meu computador pifou?!
Bom, deixa pra lá, ela é dolorosa e saiu caro... :(

A questão é que quando voltou o computador, tendo eu consciência de que meu grub devia ter ido pro espaço, e provavelmente, com o ubuntu junto, o windows xp (que às vezes uso para jogos, e minha família também para outros fins) bootava normalmente.
Bom, foi só bootar o live, e ativar a flag de boot na minha partição do ubuntu, no caso, a /dev/sda2. Aí já começou o problema, porque o cara me criou uma partição extendida de 15GB e me criou só uma outra dentro da extendida para a instalação do windows dentro... vai entender!  ::) ::) ::)

Partição bootável, o grub funcionou zero bala.
Usei o Jaunty a noite toda, e quando voltei outro dia, depois de terem bootado o Windows, cujo grub tive que configurar na mão novamente porque o técnico me mudou as partições, tentei bootar o ubuntu e neca...
Gparted revela: Windows modificou a flag do boot sozinho... :(
É esse o problema!

Assim deixei agora, antes, a partição DADOS estava como boot.

Pelo fato de a partição DADOS estar com boot flag, acho que o grub está bootando por ela, e não pela WINDOWS... :/

Por via das dúvidas, aqui está o trecho do grub que cuida da partição do windows:
title           Microsoft Windows XP Professional
rootnoverify    (hd0,3)
savedefault
makeactive
chainloader     +1

Como disse, o win boota e muda a flag. É este o problema.
Tenho a forte impressão, se não certeza, de que o problema está neste trecho que eu passei.  ;D

Obrigado desde já!

jomafras

O Windows deve ficar numa partição primária (no seu caso está numa partição extendida).
O Linux tanto faz.
Para ficar tudo certo troque as partições sda1, NTFS, para Windows 25 Gb, sda 5, 15 Gb para Ubuntu.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog