O que ainda falta ao Ubuntu?

Iniciado por nq6, 01 de Agosto de 2009, 12:57

tópico anterior - próximo tópico

nq6

Há um tempo atrás tivemos alguns tópicos aqui no fórum que debatiam o que seria mais urgente no Ubuntu e o que deveria ter nele para suprir suas deficiências.  Abaixo temos o link do tópico da época. O que seria necessário ao Ubuntu hoje para que ele fosse melhor? Confesso que algumas das soluções já foram implementadas, mais faltam algumas coisas.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=15967.0

Seria um painel de controle mais organizado? Integração de drivers proprietários? Carregamento do Firefox e OpenOffice mais rápidos? Substituição de algum programa default?  

Hoje temos o http://brainstorm.ubuntu.com/ que é um site da Canonical que reuni idéias para o ubuntu. Entre as idéias mais populares temos.

1ª Fornecer uma interface gráfica simples para gerenciar a rede
2ª Melhorar a função suspender e hibernar
3ª Simplificar o menu de preferências e administração.
4ª Criar uma partição home na instalação ou usar uma já existente
5ª Melhorar a experiência de compartilhamento de pastas pelo SAMBA
6ª Melhorar a compatibilidade de Webcans e microfones
7ª Reforçar a sincronização com dispositivos moveis.
8ª Melhorar o suporte ao Wifi
9ª Recuperar o GRUB através do CD de instalação do Ubuntu
10º Criar um concurso através do DevianArt para se escolher um tema para o Ubuntu.
11ª Forma fácil de fazer o backup dos documentos e configuração do Ubuntu
12ª Um gerenciador de discos por padrão na instalação do Ubuntu
13ª Extensão do botão do mouse "aproveitar todos os botões do mouse"
14ª Incluir um programa na instalação defult do Ubuntu para editar o boot "grub"
15ª Fornecer uma interface simples para rotular as unidades externas e partições
16ª Melhorar o suporte a DVD.
17ª Um gerenciador de hardware eficiente.
18ª Monitorar melhor as ferramentas de configuração e suporte
19ª Tornar o Ubuntu mais rápido
20ª Avisar quando o Uuntu tem pouco espaço em disco
21ª Configuração gráfica de dispositivos de som 5.1 ou 7.1
22ª Melhor suporte ao bluetooth  
23ª Parceira da Canonical com grande desenvolvedores de jogos como EA
24ª Fornecer um repositório exclusivo para jogos
25ª Usar BitTorrent como protocolo primário para o apt-get
26ª Melhorar a adicionar/remover programas
27ª Melhorar a integração com o WINE
29ª Webcam no pidgin!  
30ª Impedir que aplicativos roubem foco

O que ainda falta ao Ubuntu?
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

asghan

Na minha opnião:

1 - Centro de controle
2 - Aplicativo gráfico para instalar/configurar placas de TV
3 - Arrumar o configurador de rede q não segura as alterações de DNS
4 - Talvez um gerenciador de pacotes próprio
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

STIG

nq6

Abaixo eu fiz uma lista das minhas sugestões.

1. Integração do Firefox com o notificador do Ubuntu
2. Instalação por defult do samba e do samba utilities
3. Configuração automática de rede entre o Ubuntu e o Windows, e entre o Ubuntu e outro Ubuntu ou outra distro Linux.
4. Possibilidade de compartilhamento automático da conexão de internet.
5. Pré-configuração de contas de e-mail como Gmail, Yahoo, Hotmail no leitor de e-mail padrão.
6. Novos programas defult.
   a. Gerenciador do Grub "inicialização"
   b. Sound Juicer  - Conversor de Mp3
   c. Avidemux ou PiTiVi Editor de vídeo
   d. Audacity - Editor de áudio
   e. DeVeDe- Criador de SVCD / DVD
   f. Audacious - Player simples de áudio + leve "2º player"
   g. Configurador do Compiz fusion
7. Papeis de parede diferentes em cada desktop
8. Comportamento individual de cada desktop "cada um pode ter ícones e atalhos diferente do desktop visinho" não seria um clone de cada desktop.
9. Todos os links da Canonical e Ubuntu já no favoritos do desktop. E em cada instalação regionalizada, pela escolha do idioma, os links nacionais de fóruns, planetas, etc...
10. A possibilidade de se instalar todos os plugins, codecs extras, proprietários ou não com apenas um clique. Assim como o JAVA, FLASH, Suporte a todos os formatos de áudio, suporte a todos os formatos de vídeo, arquivos compactados e DVD protegido.
11. Incluir no desktop o atalho para o Guia do Ubuntu em pdf
12. O Ubuntu deve ter um questionário opcional, em que o usuário preenche com suas impressões, inserindo suas dificuldades, expectativas, e sugestões.
13. Conta do usuário Ubuntu on-line. O usuário cria uma conta na instalação do Ubuntu, da qual será feito o upload de todas as configurações do Ubuntu, como as preferências de cada programa, as customizações do gnome, nautilus, f-pot, gimp, lista de programas instalados e desinstalados, etc... Numa nova instalação, mesmo o sistema sendo base, ele saberá quais os lotes de programas a serem instalados, o papel de parede, sendo assim ao terminar a instalação seu Ubuntu terá já personalizado.  
   a. Papel de parede
   b. Configurações do Gnome
   c. Atalhos de teclado
   d. Tema GTK e ícones
   e. Preferência dos programas, como o backup da conta de e-mail, extensões usadas no Firefox, informações pessoais do usuário.
   f. Lista de programas instalados, entre outros.
14. Em vez de mandar um CD do Ubuntu pelo correio, poderia se mandar um DVD, visto que hoje o valor da mídia do DVD é igual ao do CD, e os leitores de DVD estão em quase 100% das maquinas. A Canonical deveria remeter DVD´s de dupla camada com 8,5 Gb, contendo esses elementos citados abaixo.
   a. Ubuntu
   b. Kubuntu
   c. Xubuntu
   d. Endubuntu
   e. Ubuntu Netbook Remix
   f. Suporte total a linguagens de todos os países
   g. Os principais programas extras contidos no DVD com suas respectivas dependências.
   h. Vídeos explicativos do Ubuntu, dos principais programas e do mundo Linux. Com suas respectivas legendas para todos os países.
15. Incluir o menu usabilidade em todos os programas, para que o usuário dê sugestões de melhoria para uma melhor experiência.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

JFMMão de Ferro

Sugestão de um iniciante com pouco menos de um ano no Linux Ubuntu

Suporte a componentes, programas que permitam alterar, informar praticar aceleração da máquina (O. C.) BIOS, e pela experiência que tenho de fazer aceleração julgo que é preciso mais fiabilidade do S.O. Linux Ubuntu

João Fernando Machado Mão de Ferro

rjbgbo

Citação de: STIG online 01 de Agosto de 2009, 13:25
Adobe

Na área de webdesign e outras, eu nem discuto.
Mas na área que eu conheço e atuo de pré-impressão, penso que ñ precisamos mais da excelente Adobe, como já disse uma vez é só o mercado deixar o preconceito de lado.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

STIG

Citação de: rjbgbo online 01 de Agosto de 2009, 13:45
Citação de: STIG online 01 de Agosto de 2009, 13:25
Adobe

Na área de webdesign e outras, eu nem discuto.
Mas na área que eu conheço e atuo de pré-impressão, penso que ñ precisamos mais da excelente Adobe, como já disse uma vez é só o mercado deixar o preconceito de lado.
Eu acho que se deveria criar uma alternativa fiável aos produtos da adobe assim como a Apple fez.
Durante anos o suporte da adobe para mac era muito fraco.
A Apple lançou o Final Cut Pro e com o tempo algumas aplicações que substituíram por completo a necessidade da suite da Adobe. Quando a Adobe se apercebeu e lançou o CS4 com total integração com o Mac, já o Final Cut Studio é quase padrão na produção de video.
No campo da fotografia a Apple lanço o Aperture que substitui a 95 % o que o Photoshop faz.
Uma boa alternativa é o que precisamos!

ozin

Olha, eu uso linux a alguns anos, e assim, a maioria das pessoas geralmente pedem o que mais usam, por exemplo, discordo que tenha q usar o audacious, eu aqui em casa uso o banshee, então essas questões de "q programa usar" é muito pessoal, agora, uma coisa que eu mudaria seria, parar de encher de programas e...

- Na instalação, ter um menu "avançado" ou "default" onde no avançado cada pessoa escolheria que programas ele instalaria e por "default", ele instalaria os programas que já vem normalmente.

abraços