Configurar dois monitores em Intel 945

Iniciado por Lex Luthor, 03 de Julho de 2009, 17:47

tópico anterior - próximo tópico

Lex Luthor

Pessoal,

Estava eu com o Ubuntu jaunty instalado aqui e funcionando perfeitamente. Tenho um Thinkpad T60, e nele tenho uma placa de vídeo Intel Corporation Mobile 945GM/GMS, 943/940GML Express Integrated Graphics Controller (rev 03).
    Aqui no trabalho tenho um monitor CRT de 21', que ligo no notebook. Pelo próprio gnome, coloquei meu laptop a resolução de 1024x768 e no CRT coloquei 1600x1200 (máximo dele), e configurei para que o CRT ficasse na direita do meu laptop. Tudo certinho e funcionando...
    Ontem eu resolvi instalar o KDE para testá-lo. Apenas adicionei o pacote kubuntu-desktop. Quando entrou estava tudo certinho, perfeito. Daí eu resolvi hoje instalar o Kubuntu do zero, visto que da outra forma, vários processos gnome estava em concorrência. Baixei o CD do Kubuntu e instalei.

Aí que começaram meus problemas, os monitores só aceitam ficar clonados. de forma alguma, pela interface gráfica eles ficam como duas áreas separadas.
     Depois de pesquisar muito e muito na internet, achei esse site: http://www.thinkwiki.org/wiki/Xorg_RandR_1.2 , que explica muito bem o funcionamento desse esquema, e após ler todo, consegui um grande avanço. Adicionei no meu xorg.conf a linha: Virtual 2048 2048, e utilizando o urandr, consegui configurar meu CRT para 1024x768 ligado à direita do meu laptop... Segundo o artigo, essa placa aceita no máximo 2048x2048 de resolução...

Poxa, mas aí ficam as perguntas: como no gnome eu conseguia colocar mais resolução no CRT e no KDE não consigo ? E porque na interface do KDE eu não posso fazer tudo isso ? tive que configurar na mão o xorg.conf... Se a placa tem resolução máxima, como eu conseguia colocar mais quando eu tinha o gnome ?

Gostaria então de saber se alguém tem alguma  idéia de como eu volto a ter a antiga resolução do meu CRT rodando como uma área de trabalho separada no meu LCD....

Abraços.....
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

MaikoID

poxa tenho exatamente o mesmo problema, só que pela minha sorte ainda tenho o gnome. Mas nem vou mexer com xrand, deixa assim vou ficar usando o gnome mesmo.

Esse lixo de GUI pra configurar os monitores não funcionam pra droga nenhuma não consigo extender a área de trabalho de jeito nenhum, fica só o clone.. E na parte de multiplo monitores não aparece nada, diz que não tenho dois monitores ativos T_T

Até agora não achei um jeito de arrastar os icones no painel (relogio, system tray, ...)
O desktop sumiu, está apenas uma tela preta que não tem clique de contexto e até agora não achei a opção pra trocar o papel  de parede..

Esse kde é um lixinho viu, que interface mais tosca =/

Mil vezes o gnome..
Linux - Beginner Ç.Ç