Desse jeito o Linux nunca vai chegar ao nivel do Ruindows em Usuários

Iniciado por Marcelo_walmart, 23 de Junho de 2009, 11:37

tópico anterior - próximo tópico

Marcelo_walmart

Pessoal seguinte sou usuário de linux mas nunca tinha pasado  por este problema antes
e vi que assim nunca o linux vai chegar ao nivel de usuários do Ruindows, por que ?
Assim como eu muitos usuários não disfrutam de uma internet de banda larga , antes eu tinha mas por
motivos particulares fui morarm em uma região aqui de ctba que não tem banda larga de espécie nenhuma.
No meu trabalho tenho a maldita ADSL ai fusando em como instalar programas no linux sem ter internet achei
algums tutoriais mas nada deu certo , por exemplo:
Apt-oncd segui o tutorial certinho gerei o cd com os progs que eu queria cheguei em casa adicioneo o cd no
synaptic mas quando mando instalar os programas ele não instala não acha o cd e quando acha fica pedfindo as malditas
derpendencias abri o cd e levei 3 dias instalando os progs na mão dependencia por dependencias isso é um saco
para usuario ja experiente imagine usuários inicial.
Ai achei um tuto que dizia pra gerar um script baixar os progos por wget  e depois levar pra maquina sem net e instalar
Pois bem fui la fiz de novo gerei o tal script copiei para meu pen cheguei em casa fui la no synaptic fui em adicionar arquivos baixados mais nada acontece la fui eu instalar tudo na mão denovo .
Ai me pergunto to fazendo algo errado ?
tipo fiz tudo certinho como tava nos dois tutoriais aqui no trabalho testei e funfou tipo baixei os progs pelo script
depois despluguei a maquina da rede e instalaou pq la em casa não vai tipo
quando mando adicionar arquivos eles aparecem tipo em cinza e não da pra acesalos pensei que fosse problema de
permissão mas não é .
Posto isso eu pergunto ? por que o linux não padroniza o sistema de instalação de pacotes ? por que não cria pacotes que a gente possa baixar e clicar 2 vezes e instalar normalmente como no Ruindows ou o Mac ?
Assim fica dificil difundir o Linux .
Assim é facil o cara compra um pc com linux pq sai mais barato e pede pro pia do vizinho que ta fazendo cursinho de hardware instalar o Ruindows .
Sinceramente to ficando disiludido com o linux me pondo na pele dos usuários iniciantes .
Desciulpem não quero nunca parar de usar o Ubuntu mais diantes dessas cituações até eu conseguir uma forma de
instalar pacotes sem ter que ficar atras de uma carrada de dependencias antes eu vou usar Ruindows por enquanto
como todo usuário iniciante .
Por gentileza  me ajudem a voltar a usar o Ubuntu .

clcampos

O script gerado pela dica do tópico Como instalar programas sem internet permite que você baixe os pacotes em outro PC através dele (do script), ou veja quais os pacotes/dependências necessárias e baixe de forma manual. Chegando em casa basta baixar para o HD os pacotes, entrar o diretório e executar um simples dpkg -i *.deb.

Agora quanto a padronizar o sistema de instalação de pacotes é algo complexo... eu mesmo não gostaria disto, já que é melhor ter opções de escolha a ser obrigado a aceitar a forma como o sistema disponibiliza. Assim já deve imaginar que acho muito mais fácil instalar algo no linux que no windows.

E mesmo no Ubuntu você pode baixar um pacote e instalar ele com um simples duplo clique, desde que todas as dependências sejam satisfeitas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Marcelo_walmart

Ta nais e se cada distribuição arrumase um jeito de poder baixar um pacote levar para casa e instalar ?

Felix

Citação de: Marcelo_walmart online 23 de Junho de 2009, 13:10
Ta nais e se cada distribuição arrumase um jeito de poder baixar um pacote levar para casa e instalar ?

sim, elas tem. vamos pelas mais populares:
Debian e derivados usam pacotes .deb
RedHat e derivados usam pacotes .rpm
Para Slackware há os fontes .tar.gz (há um pacote específico para slackware, mas como já faz tempo que não uso me fugiu da memória agora).

Em posse destes pacotes junto com suas dependências é possível sim instalar programas em todas as distribuições mesmo sem internet.

Bruno Carvalho

Marcelo_walmart

Te endendo e estou passando pelo mesmo problema, to precisando instalar o ubuntu sem internet, baixei todos os pacotes criei o aptoncd, so que ele não funciona com os repositorios devidamente atualizados, que não tem como atualizar sem internet, estou procurando uma outra solução mas nada que ajude.

Instalar programas offlines tem como, so baixar o .deb o problema que nem todos os programas estão compilados em .deb, e mesmo se tiver tem as dependecias, vc precisa ter todos os pacotes e dependencias para instalar offline

O linux é pratico pra qm tem internet, porem para quem não tem a praticidade vai para o espaço, a verdade é que ele é totalmente dependente de internet, por isso para min so foi possivel usar o Ubuntu quando coloquei banda larga

CitarAgora quanto a padronizar o sistema de instalação de pacotes é algo complexo... eu mesmo não gostaria disto, já que é melhor ter opções de escolha a ser obrigado a aceitar a forma como o sistema disponibiliza. Assim já deve imaginar que acho muito mais fácil instalar algo no linux que no windows.

clcampos a padronização nem precisaria ser de forma geral, somente nas distros quem tem como foco desenvolver o linux mais facil possivel, como no caso do ubuntu, isso iria facilitar a vida de muita gente e abrir as portas para pessoas que ainda não tem acesso a internet rapida e para as pessoas que estão acostumados com o Windows

clcampos

Citação de: Bruno Carvalho online 23 de Junho de 2009, 13:41
Marcelo_walmart

Te endendo e estou passando pelo mesmo problema, to precisando instalar o ubuntu sem internet, baixei todos os pacotes criei o aptoncd, so que ele não funciona com os repositorios devidamente atualizados, que não tem como atualizar sem internet, estou procurando uma outra solução mas nada que ajude.

Instalar programas offlines tem como, so baixar o .deb o problema que nem todos os programas estão compilados em .deb, e mesmo se tiver tem as dependecias, vc precisa ter todos os pacotes e dependencias para instalar offline

O linux é pratico pra qm tem internet, porem para quem não tem a praticidade vai para o espaço, a verdade é que ele é totalmente dependente de internet, por isso para min so foi possivel usar o Ubuntu quando coloquei banda larga

Como disse acima, se você souber todos os pacotes que vai precisar (as dependências e o programa em si) basta baixar em outra máquina e rodar um dpkg que tudo é instalado. Se não sabe como fazer acima já deixei o link que explica bem facil a forma.

CitarAgora quanto a padronizar o sistema de instalação de pacotes é algo complexo... eu mesmo não gostaria disto, já que é melhor ter opções de escolha a ser obrigado a aceitar a forma como o sistema disponibiliza. Assim já deve imaginar que acho muito mais fácil instalar algo no linux que no windows.

clcampos a padronização nem precisaria ser de forma geral, somente nas distros quem tem como foco desenvolver o linux mais facil possivel, como no caso do ubuntu, isso iria facilitar a vida de muita gente e abrir as portas para pessoas que ainda não tem acesso a internet rapida e para as pessoas que estão acostumados com o Windows

Primeiro ponto para mim é que quem esta mudando de sistema (de windows para linux) não pode vir procurando aquilo que tinha lá, porque se for para ser igual ao windows que use ele de uma vez. Eu mesmo (que conheci primeiro o unix) não consigo me adaptar ao windows, e ai nem migro, usando apenas para aquilo que é obrigatório fazer por ele.

Quanto a padronização de distros mais fáceis (como Fedora, e Ubuntu), é complicado porque cada uma é derivada de um "sistema" diferente, e muitas das vezes serve até para laboratório para estas "distros mãe", então elas devem seguir a padronização que vem delas, e não buscar uma própria.

Eu não vejo dificuldades em se achar pacotes para debian e seus derivados, principalmente para o Ubuntu, que tem tutoriais para praticamente tudo que se precisa. Posso não servir de base, mas muito raramente posto alguma dúvida, e isto porque usando o google a gente acha tudo que se precisa.

Para você divertir recomendo ler o texto Uo constante do computador causa amnésia crônica!, que fala bem destas dificuldades da mudança de windows para linux, e das dificuldades que se tem ao iniciar também no windows.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Bruno Carvalho

Como disse acima, se você souber todos os pacotes que vai precisar (as dependências e o programa em si) basta baixar em outra máquina e rodar um dpkg que tudo é instalado. Se não sabe como fazer acima já deixei o link que explica bem facil a forma.

Dei uma olhada no link acima achei bastante interessante vou testardepois falo o que virou

Primeiro ponto para mim é que quem esta mudando de sistema (de windows para linux) não pode vir procurando aquilo que tinha lá, porque se for para ser igual ao windows que use ele de uma vez. Eu mesmo (que conheci primeiro o unix) não consigo me adaptar ao windows, e ai nem migro, usando apenas para aquilo que é obrigatório fazer por ele.

Quanto a padronização de distros mais fáceis (como Fedora, e Ubuntu), é complicado porque cada uma é derivada de um "sistema" diferente, e muitas das vezes serve até para laboratório para estas "distros mãe", então elas devem seguir a padronização que vem delas, e não buscar uma própria.

Eu não vejo dificuldades em se achar pacotes para debian e seus derivados, principalmente para o Ubuntu, que tem tutoriais para praticamente tudo que se precisa. Posso não servir de base, mas muito raramente posto alguma dúvida, e isto porque usando o google a gente acha tudo que se precisa.

Para você divertir recomendo ler o texto Uo constante do computador causa amnésia crônica!, que fala bem destas dificuldades da mudança de windows para linux, e das dificuldades que se tem ao iniciar

Acho isso um ponto de vista de cada um, compartilho o mesmo ponto de vista de quem esta migrando para linux não encontre semelhança, mas a padronização do sistema não é chegar mais perto do windows ou coisa parecida e sim praticidade, o linux tem se mostrado bastante pratico, porem em termos de instalação ele é pratico somente para quem tem internet rapida, um exemplo

Se for considerar o tempo de uma instalação e configuração limpa do windows e linux, eu demoro o triplo do tempo para instalar e configurar o linux, (deixar ele rodando redondinho com tudo que preciso)e não é por eu ter mais pratica com o windows e sim por levar mais tempo baixando pacote, no windows instalo somente as atualização do windows os programas estão todos la, ja so clicar e instalar (detalhe eu guardo todos os instaladores dos meus programas e estão todos atualizados)

Eu sei que existe solução para isso, e vc citou uma, mas ficar baixando pacote em outro lugar ou na casa de um conhecido não é nada pratico

Não vejo por que não padronizar, isso é praticidade e vc não vai ficar menos livre por causa disso so manter as opções que tinham antes e deixar essa para os mais acomodados

E  isso não é um absurdo de se dizer, olha ao seu redor tudo esta mudando e se tornando mais pratico e não vejo por que o linux não possa ser mais pratico

Manoboy

Estranho o fato de falarem que linux só serve p/ quem tem internet.
Se você pegar um CD do Ubuntu e instalar em uma maquina sem internet ja poderá de cara, por exemplo, editar um texto, uma planilha ou uma imagem.
Quero ver fazer a mesma coisa só c/ o cd do Windows.
No serviço por obrigação trabalho c/ Windows mas em casa só tenho o Ubuntu na minha maquina. Concordo que cada um tem a sua peculiaridade mas a dificuldade de se usar um sistema operacional sem internet acredito que seja p/ ambos.
E quanto ao que foi comentado anteriormente sobre programas p/ se instalar c/ apenas 2 cliques, existe sim no Linux, basta ter junto as dependencias necessárias.

Abraço.

clcampos

Citação de: Bruno Carvalho online 23 de Junho de 2009, 16:38
...

Se for considerar o tempo de uma instalação e configuração limpa do windows e linux, eu demoro o triplo do tempo para instalar e configurar o linux, (deixar ele rodando redondinho com tudo que preciso)e não é por eu ter mais pratica com o windows e sim por levar mais tempo baixando pacote, no windows instalo somente as atualização do windows os programas estão todos la, ja so clicar e instalar (detalhe eu guardo todos os instaladores dos meus programas e estão todos atualizados)

É tudo bem questão de opinião mesmo, porque ao final da instalação do ubuntu eu tenho browser, programa para mexer com imagens, editor de texto, planilha eletrônica e etc, enquanto no windows tenho (além do sistema) o copas, paciência, paint e etc (não sou bom para falar disto, afinal quase não uso).

CitarEu sei que existe solução para isso, e vc citou uma, mas ficar baixando pacote em outro lugar ou na casa de um conhecido não é nada pratico

Mas para instalar coisas no windows você também tem que baixar da internet, a não ser que já tenha o CD, mas ter o CD é algo que pode acontecer em qualquer sistema.... assim não vejo diferença.

CitarNão vejo por que não padronizar, isso é praticidade e vc não vai ficar menos livre por causa disso so manter as opções que tinham antes e deixar essa para os mais acomodados

Existir essa padronização existe, só é mais difícil de funcionar, pois basta baixar os fontes e compilar ele na sua máquina, e muito provavelmente servirá para qualquer distro. Sei que isso não é o que você quer, pois é mais difícil, mas as coisas também não são sempre como queremos, e acho que a diversidade é algo muito bem quista pelos usuários antigos do Linux.

CitarE  isso não é um absurdo de se dizer, olha ao seu redor tudo esta mudando e se tornando mais pratico e não vejo por que o linux não possa ser mais pratico

Bem, vamos discutir aqui por anos, sem nunca chegar a um denominador comum, é legal a discussão, mas sempre tem ficado só na discussão... felizmente ou infelizmente, dependendo ai do ponto de vista.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Bruno Carvalho

CitarEstranho o fato de falarem que linux só serve p/ quem tem internet.
Se você pegar um CD do Ubuntu e instalar em uma maquina sem internet ja poderá de cara, por exemplo, editar um texto, uma planilha ou uma imagem.
Quero ver fazer a mesma coisa só c/ o cd do Windows.

Em nenhum momento fiz comparações com os 2 sistemas, ou o que vem em um ou em outro o linux vem mais programas sim, mas vc so usa isso? E para tocar uma musica? Eu disse deixar o sistema redondinho, com tudo que precisa

CitarE quanto ao que foi comentado anteriormente sobre programas p/ se instalar c/ apenas 2 cliques, existe sim no Linux, basta ter junto as dependencias necessárias.

Eu não disse que não existe, so vc ler o que disse, so disse que não é pratico a maneira usada no linux hoje, a não ser se vc tiver internet rapida

CitarMas para instalar coisas no windows você também tem que baixar da internet, a não ser que já tenha o CD, mas ter o CD é algo que pode acontecer em qualquer sistema.... assim não vejo diferença.

Isso dai é verdade, não me toquei nesse lance, so levei em conta que por eu usa o windows, eu ja tinha os instaladores dai depende de cada um, so que se for baixa o do windows eu jah tenho o instalador no ubuntu tenho que procurar quais pacotes foram instalados e saber os que foram instalados não necessita de outro que ja estava instalado

CitarBem, vamos discutir aqui por anos, sem nunca chegar a um denominador comum, é legal a discussão, mas sempre tem ficado só na discussão... felizmente ou infelizmente, dependendo ai do ponto de vista.

Pior que é verdade muita gente tem discutindo isso e so tem ficado na discução, uma pena

Marcelo_walmart

Bem  o dpkg -i *.deb eu não tentei mas me pergunto uma coisa ?
quando vc instala o ubuntu e vai  instalar slgum programa a primeira coisa que ele faz é atualizar a lista de repositórios
certo ?
se vc não tem internet a lista de repositórios não é atualizada e se não atualizar a lista de repositórios não
tem como instalar os progs mesmo com apt-oncd ou  script .
Pergunta Clcampos ?
O dpkg -i *.deb vai funfar mesmo sem atualizar a lista de repositórios ?

clcampos

Citação de: Marcelo_walmart online 23 de Junho de 2009, 18:25
CitarComo disse acima, se você souber todos os pacotes que vai precisar (as dependências e o programa em si) basta baixar em outra máquina e rodar um dpkg que tudo é instalado. Se não sabe como fazer acima já deixei o link que explica bem facil a forma.
Bem  o dpkg -i *.deb eu não tentei mas me pergunto uma coisa ?
quando vc instala o ubuntu e vai  instalar slgum programa a primeira coisa que ele faz é atualizar a lista de repositórios
certo ?

Não. Para ter idéia se os pacotes necessários estiverem no diretório /var/cache/apt/archives ele já pega direto de lá.

Citarse vc não tem internet a lista de repositórios não é atualizada e se não atualizar a lista de repositórios não
tem como instalar os progs mesmo com apt-oncd ou  script .

Para adicionar o APTonCD aos repositórios tem mesmo que fazer um "apt-get update" e atualizar os repositórios, porém apesar de achar o APTonCD um bom software eu sempre prefiro mover direto para o diretório citado acima e instalar com o "apt-get" ou executar diretamente um "dpkg -i".

CitarPergunta Clcampos ?

Perguntas Marcelo_walmart?

CitarO dpkg -i *.deb vai funfar mesmo sem atualizar a lista de repositórios ?

Claro que sim!

Cara Linux é o bicho, você tem liberdade total.. .hehehe

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Manoboy

CitarEm nenhum momento fiz comparações com os 2 sistemas, ou o que vem em um ou em outro o linux vem mais programas sim, mas vc so usa isso? E para tocar uma musica? Eu disse deixar o sistema redondinho, com tudo que precisa

Eu não disse que vc fez comparação, fui que fiz. E eu não uso só p/ isso, apenas citei alguns exemplos. Para tocar musica, no caso o Ubuntu tem Rhythmbox, por exemplo.

CitarEu não disse que não existe, so vc ler o que disse, so disse que não é pratico a maneira usada no linux hoje, a não ser se vc tiver internet rapida

Aqui esta o que vc disse (esta no seu primeiro post): Posto isso eu pergunto ? por que o linux não padroniza o sistema de instalação de pacotes ? por que não cria pacotes que a gente possa baixar e clicar 2 vezes e instalar normalmente como no Ruindows ou o Mac ?

No meu entendimento, se pergunta o por que de não criar pacotes é porque talvez não saiba que exista. Mas isso não é demérito nenhum, afinal acredito que a grande maioria esteja acostumada c/ o Windows que trabalha exatamente assim, c/ 2 cliques. Eu tambem quando comecei no Linux não sabia que existia.

De qualquer forma estamos aqui para ajuda-lo a sanar suas duvidas na medida do possível. Sempre que precisar é só postar.

Abraço.

Bruno Carvalho

Aqui esta o que vc disse (esta no seu primeiro post): Posto isso eu pergunto ? por que o linux não padroniza o sistema de instalação de pacotes ? por que não cria pacotes que a gente possa baixar e clicar 2 vezes e instalar normalmente como no Ruindows ou o Mac ?

No meu entendimento, se pergunta o por que de não criar pacotes é porque talvez não saiba que exista. Mas isso não é demérito nenhum, afinal acredito que a grande maioria esteja acostumada c/ o Windows que trabalha exatamente assim, c/ 2 cliques. Eu tambem quando comecei no Linux não sabia que existia.

De qualquer forma estamos aqui para ajuda-lo a sanar suas duvidas na medida do possível. Sempre que precisar é só postar.

Vc se confundiu ou eu não sei não fui eu quem disse isso, leia novamente e veja quem postou o topico e veja quem respondeu eu sou o Bruno Carvalho, quem postou o que vc citou foi o usuario que criou o topico

Marcelo_walmart

hehehe na verdade quem diisse fui eu mesmo .
seguinte seguindo a dica do Clcampos de instalar via dpkg -i *.deb o bagulhete funfou mesmo porem na primeira vez deu erro ai eu dei permissão a pasta onde estava os pacotes e funfou legal.
hoje vou baixar mais pacotes e testalos novamente ok
mas o que ue me referia é o seguinte :
Para nós que ja usamos linux a um bom tempo é facil entrar no forum procurar uns tutos  se tiver preguiça de digitar os
comando do tuto é só copiar e colra no console e por ai vai .
Mas um cara que só usava Ruindows ? Como Fica ?
Velho to pra ver usuário mais preguisoço que usuário de Windows e por experiencia propria. Pois trabalho com informática é não é criticar ou falar nau de usuario windows , é que eles  estão tão acostumados a ter tudo no cliquizinho a ali que se tornam preguisos .
Por exemplo . Empresa que a gente atende  tive um problema com uma placa de rede wireles que não sei porque cargas dágua ela não conectava automaticamente tinha que clicar no icone da placa clicar em conectar e pimba tava rolando
a internet
Ai disse para a moça que operava o pc em questão o vc faz assim e asado que amanhã eu volto e troco a placa pra ti
blz se não vc vai ficar sem net , voltei para minha empresa acabei de chegar o telefone tocou era a gerente dela me dando o maior esporro que o troço não conectava automaticamente e isso era muito travbalhoso e perdia-se tempo em clicar em conectar .
Meu Deus qual é o tempo do cacete que se perde em dar um clic a mais ?
Agora imagine se eu vou explicar pra uma pessoa desas como instalar pacotes sem internet no linux ?
estão entendendo a que ponto eu quero chegar ?