Espaço em disco ocupado pelo Ubuntu 9.04

Iniciado por rodrigokun, 22 de Junho de 2009, 23:17

tópico anterior - próximo tópico

rodrigokun

Olá,

Desculpem qualquer violação às regras do fórum, pesquisei antes de fazer esse tópico e não encontrei o que pretendia.

Minha dúvida é a seguinte, vi no site www.superdownloads.com.br que o Ubuntu 9.04 ocupa um espaço de até 4 gigas no computador. Acontece que instalei o meu por cima do Windows XP, quero dizer, segui o procedimento padrão do CD de instalação do Ubuntu, durante a instalação parece que ocorreu uma formatação do meu HD e com isso tudo procedeu do modo mais correto possível.
Acontece que, acessando o menu "Locais" > "Computador" > eu clico com o botão direito do mouse em "Sistema de Arquivos", e parece que o Ubuntu 9.04 ocupa aproximados 8 gigas, e não os 4 que são mencionados no site superdownloads. É correto esse espaço de 8 gigas ocupados ou será algum problema com o procedimento da instalação?

Agradeço desde já aos que se dispuserem a ajudar.

clcampos

Bem é complicado falar sem saber mais sobre o que já fez.

Fez muitas instalações? Se fez pode ser que seja apenas o cache do apt que esta ocupando espaço.

Bem, explicando: Caso você esteja fazendo todas as atualizações, e esteja instalando coisas com o comando apt-get (ou synpatic) os arquivos de instalação são guardados no diretório /var/cache/apt/archives.

Para limpar o cache basta executar no terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal):

Citarsudo    apt-get    clean

Mas isso só vai surtir algum efeito se você tiver realmente instalado muitas coisas.

Tem removido muitos arquivos? Conferiu a lixeira?

Para saber exatamente o que esta usando seu HD ai só se formos testando.

Mas usar 8Gb não é nem absurdo, pois eu uso na minha partição raiz 13Gb.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

rodrigokun

Nossa, o comando sudo apt-get liberou 200 megas de espaço  :o

O Ubuntu foi instalado ontem, e possui 170 megas em músicas mp3, também fiz o download do Flash da Adobe, dos pacotes pra rodar mp3 e rmvb. Atualizei o Mozilla e não me recordo de outros downloads, talvez algum que o próprio sistema obrigue a baixar, mas nada que tenha demorado mais que 10 minutos de download.

Obrigado.

clcampos

Citação de: rodrigokun online 22 de Junho de 2009, 23:36
Nossa, o comando sudo apt-get liberou 200 megas de espaço  :o

O Ubuntu foi instalado ontem, e possui 170 megas em músicas mp3, também fiz o download do Flash da Adobe, dos pacotes pra rodar mp3 e rmvb. Atualizei o Mozilla e não me recordo de outros downloads, talvez algum que o próprio sistema obrigue a baixar, mas nada que tenha demorado mais que 10 minutos de download.

Obrigado.

Olha não sei agora o que esta ocupando os 8Gb, mas os downloads que fez não devem ser o motivo. Caso você não tenha criado uma partição em separado para o /home então todos os seus arquivos também entram nesta conta.

Faça assim, execute os comandos abaixo no Terminal e cole aqui as respostas:

Citarsudo    fdisk    -l

Citardf    -H
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

rodrigokun

A resposta do primeiro comando:

Disco /dev/sda: 40.0 GB, 40060403712 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 4870 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0xfe2dfe2d

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1               1        4665    37471581   83  Linux
/dev/sda2            4666        4870     1646662+   5  Estendida
/dev/sda3   *        4871        4871           0    e  W95 FAT16 (LBA)
/dev/sda5            4666        4870     1646631   82  Linux swap / Solaris

A resposta do segundo comando:

Sist. Arq.             Tam    Usado Disp  Uso% Montado em
/dev/sda1               38G   3,1G    33G   9% /
tmpfs                  327M      0   327M   0% /lib/init/rw
varrun                 327M   107k   327M   1% /var/run
varlock                327M      0   327M   0% /var/lock
udev                   327M   144k   327M   1% /dev
tmpfs                  327M   1,3M   326M   1% /dev/shm
lrm                    327M   2,3M   325M   1% /lib/modules/2.6.28-13-generic/volatile
/dev/sr0               733M   733M      0 100% /media/cdrom0

Thx!

Perdoe a imagem, não sei como alterar o tamanho dela e também não conhecia essa regra.

>>Vou dormir agora pra trabalhar amanhã. Logo que possível acesso novamente o fórum para entender o que ocorre. Muito obrigado pela ajuda até agora e uma boa noite.<<

clcampos

Você esta usando apenas 3,1Gb, olhe:

CitarSist. Arq.             Tam    Usado Disp  Uso% Montado em
/dev/sda1               38G   3,1G    33G   9% /
tmpfs                  327M      0   327M   0% /lib/init/rw
varrun                 327M   107k   327M   1% /var/run
varlock                327M      0   327M   0% /var/lock
udev                   327M   144k   327M   1% /dev
tmpfs                  327M   1,3M   326M   1% /dev/shm
lrm                    327M   2,3M   325M   1% /lib/modules/2.6.28-13-generic/volatile
/dev/sr0               733M   733M      0 100% /media/cdrom0

Você poderia fazer o favor de adequar a imagem da mensagem anterior?

As Regras de Utilização do Fórum permitem imagem nos tópicos com até 40kb.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

clcampos

Citação de: rodrigokun online 22 de Junho de 2009, 23:52
...

Thx!

Perdoe a imagem, não sei como alterar o tamanho dela e também não conhecia essa regra.

>>Vou dormir agora pra trabalhar amanhã. Logo que possível acesso novamente o fórum para entender o que ocorre. Muito obrigado pela ajuda até agora e uma boa noite.<<

Já tendo editado a imagem esta ótimo.

Quanto as Regras de Utilização do Fórum, bem, elas foram apresentadas para você no cadastramento, além do que ao criar uma mensagem/tópico são apresentados os itens mais burlados, como o problema da imagem. Assim basta ler que você achará de forma fácil estas questões.

Boa sorte no uso do ubuntu.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

burns

eu recomendo fielmente que vocÊ sempre faça instalação manual completa do ubuntu, tipo oq eu to querendo falar é q colocar em cima do windows n é uma boa coisa.
o fato de estar ocupando + espaço no HD deve-se ao formato do sistema de arquivos que você ta usando, etx3 q vem por padrão no ubuntu.
reparticione seu hd criando um dual-boot usando 1 filesystem reiserfs é bem melhor que ext3 e os arquivos ocupam apenas o tamnho real dos arquivos nesse filesystem, ja o ext3 trabalha usando blocos a + então vc sempre vai usar mto + espaço no ext3, ja no reiserfs não acontece isso.
fora q reiserfs é + rapido em trocas de informações com o sistema.
adeque tbm a sua swap, n leve em consideração aquela antiga dica de o dobro de memoria para swap isso é incorreto para os dias de hj.