Prá quem (assim como eu) está chegando agora...

Iniciado por RomeroMarcius, 12 de Junho de 2009, 00:07

tópico anterior - próximo tópico

RomeroMarcius

Saudações!
Descobri esse site ainda agora e logo não hesitei, cadastrei-me e aqui estou.
Considero que seja fantástico isso de se fazer de tudo para superar dominações de qualquer natureza através da união de esforços.
Para mim Linux é um exemplo disso. Este Ubuntu Fórum é outro exemplo.
Acontece que sou leigo, ou quase.
Conforme disse, estou chegando agora e confesso que já tenho pensado faz algum tempo, em migrar para o Ubuntu.
Mas, agora que aqui estou, meio que sem jeito, pisando em terra ainda estranha para mim, considero que talvez seja interessante trocar idéias, ao menos a princípio, principalmente com quem partilha a mesma ignorância que eu.
Explico: não domino uma linguagem técnica, ao menos por enquanto.
Tenho muita curiosidade e muitas dúvidas, muitas questões, as quais para alguém que domine bem informática, Linux, etc., pode parecer até bobeira.
Então, ao menos de início, conversar sobre Ubuntu com quem está chegando, assim como eu estou, pode ser menos constrangedor.
Mas, se os que dominam bem o assunto Linux, Ubuntu, etc. quiserem opinar são bem vindos, obviamente.
Logo de início, quero deixar duas questões: se o Ubuntu é realmente um SO (Sistema Operacional) aberto, conforme o que já ouvi dizer, isso, não o torna mais vulnerável a ataques? E se assim for: sites desenvolvidos através de aplicativos que rodem no Ubuntu, seguem a mesma linha de raciocínio, ou seja, são mais vulneráveis?
Gostaria de saber se alguém que quase nada entende sobre Linux, assim como eu, carrega as mesmas indagações.
Sem mais no momento, despeço-me e agradeço.
RomeroMarcius   

HelderC

Olá Romero!
Seja muito bem vindo ao fórum e ao mundo livre.

Respondendo as suas perguntas:

Citarse o Ubuntu é realmente um SO (Sistema Operacional) aberto, conforme o que já ouvi dizer, isso, não o torna mais vulnerável a ataques?
Na verdade não, até porque se uma falha é descoberta, rapidamente já é feita uma correção. E também, como existem várias pessoas olhando para o mesmo código, é muito dificil que apareça alguma falha realmente crítica.

Aqui também vai uma dica de site para você: www.vivaolinux.com.br

Boa sorte.

[]s

Tota

Olá, romero

Complementando o HelderC, posso dizer que:

O Ubuntu não é um SO. É uma distribuição.

O sistema GNU/Linux é composto pelo Kernel (Linux) e os interpretadores de comandos protegidos pelas diretrizes do projeto GNU (GNU Is not Unix )

Uma distribuição (ou distro) é uma coletanea de programas (pacotes) agregados ao sistema.

Como a maioria destes pacotes estão protegidos pelas cláusulas da FSF (free software foundation) e atrelados ao projeto GNU, são considerados software Livre.

Bem, no que isto importa?

Quando um desenvolvedor cría uma distribuição, ele a faz do seu gosto, como por exemplo o nome de algumas pastas.

Isto torna, dentre outros motivos, uma tarefa difícil atacar o sistema.

A implementaçao racional de pastas de  usuarios, e a hierarquia de pastas variavel entre às distribuiçoes faz do sistema um dos máis seguros.

Se fosse diferente, por que a maioria dos servidores Web usariam Apache como software ?

Lembrando que não existe sistema invulneravel, existem administradores relapsos, e o resultado é uma possivel invasao.

A questao maior não é se este ou àquele sistema é máis ou menos seguro, e sím como ele é administrado.

Ex.:

Pegue um Windows qualquer, edite o registro e altere o nome da pasta windows para janelas. 50% dos virus vao ter dificuldades em se auto instalar no sistema. O virus procura a pasta Windows e não encontra.

Lógico que não é so de virus que vivem os bandidos do espaço, têm os malwares, phishings, backdoors, scanners, etc. Mas isto da uma dimensao da coisa toda.

Esta sua duvida é exaustivamente discutida neste forum, Dê uma vasculhada aquí, afinal, a casa agora é também sua.

[],s

ucastrobr

TOTA não me leve a mal mas tu tens que melhorar essa sua acentuação gráfica.
Mas legal seu parecer, achava que o Ubuntu era um SO, agora sei que é apenas uma distribuição.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Bruno Carvalho

Não intendi o Tota

O Ubuntu não é um SO. É uma distribuição.

O sistema GNU/Linux é composto pelo Kernel (Linux) e os interpretadores de comandos protegidos pelas diretrizes do projeto GNU (GNU Is not Unix )

Uma distribuição (ou distro) é uma coletanea de programas (pacotes) agregados ao sistema.

Se junta isso tudo ele se transforma em uma sistema operacional, é o que da funcionalidade ao computador

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operativo

E olha na pagina do site do ubuntu

CitarUbuntu é um sistema operacional desenvolvido pela comunidade, e é perfeito para laptops, desktops e servidores. Seja para uso em casa, escola ou no trabalho, o Ubuntu contém todas as ferramentas que você necessita, desde processador de texto e leitor de emails a servidores web e ferramentas de programação.

http://www.ubuntu-br.org/ubuntu

SO = Distribuição
Distribuição = SO

Então por que voce falou que o ubuntu não é um SO, ou sou eu q estou equivocado?

Tota

Citação de: ucastrobr online 12 de Junho de 2009, 11:24
Mas legal seu parecer, achava que o Ubuntu era um SO, agora sei que é apenas uma distribuição.

Bem, é que eu teclo de um celular com corretor gramatical pessimo.

[],s

velox256

É melhor sem acentos (ou com falta deles) do que colocar palavras novas como "ateh", "naum", "1m3g5" (amiga em 'adolescentês') ou escrever sem pontuação como se fosse tirar o pai da forca, hehehehe...

Citação de: Tota online 15 de Junho de 2009, 06:26
Citação de: ucastrobr online 12 de Junho de 2009, 11:24

Bem, é que eu teclo de um celular com corretor gramatical pessimo.

[],s
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Tota

Citação de: Bruno Carvalho online 13 de Junho de 2009, 12:57
Não intendi o Tota

http://www.ubuntu-br.org/ubuntu

SO = Distribuição
Distribuição = SO

Então por que voce falou que o ubuntu não é um SO, ou sou eu q estou equivocado?

Sim e não.

Por esta otica, o Mandriva, que utiliza pacotes .RPM, Kde como ambiente gráfico, etc. é outro sistema operacional.

Mas o que une o Mandriva ao Ubuntu é somente o fato dos dois possuirem um mesmo kernel, então em realidade o sistema operacional é o kernel "per sí" mas como sozinho este não faz nada, tem que ser adicionado a ele um intrepretador de comandos formando aí o sistema operacional GNU/Linux.

A confusao se dá quando olhamos os dois sistemas proprietarios mais famosos, Windows e Mac OS.

Como ambos usam a filosofia do "ligar e usar" muitos pensam que os jogos, ou o wordpad no windows e safari nos Mac, fazem parte do sistema operacional. mas se retirados, o sistema continuará funcional.

Inferimos então que ambos são também distros, proprietarias, com Um kernel, Um interpretador de comandos e programas agregados, só que feitos por uma única empresa.

O Windows tem o prompt de comando e o Mac tem o bash.

O Ubuntu é um esforço de se seguir a filosofia do  "ligar e usar" mas sempre será uma distro. (e derivada de outro distro, o Debian)

Há que se reconhecer que o termo sistema operacional está sendo utilizado para distribuições, mas é errada esta assertiva.

O único sistema atual a mesclar a parte gráfica ao SO é o Windows que, por razoes que só ela explica, agregou também o browser, e deu como resultado vários processos judiciais

Mas isto já é outro tópico.

[],s

Bruno Carvalho

Entendi sua explicação Tota, mas isso depende do ponto de vista de cada um, usando o exemplo do Ubuntu e Mandriva, se vc usa o ubuntu a vida toda e se vc for usar o Mandriva vc vai ter algumas dificuldades, pelo o Mandriva ter algumas particularidades e vice versa, então eu penso tua maneira e a minha de pensar esta correta so depende do ponto de vista.

Ubuntu e MAndriva são um SO que utiliza o mesmo kernel, mas ao mesmo tempo sao uma distro asim como windows ou Mac é so uma maneira de pensar por que se for levar para o lado didatico da coisa, eles sao um SO

Tota

Porisso eu iniciei o texto com um sim e não...

Mas cuidado ao encontrar alguns puristas em outros foruns, eu já fui malhado até por chamar pacote de programa. Eles vão citar o post de Linus Torvalds na Usenet em 1991, o manifesto de Richard Stallman de 1983 quando do nascimento da FSF que deu inicio ao projeto GNU, (www.fsf.org), etc, etc.

E isto foi muito antes da Canonical pegar um monte de pacotes GNU/Linux e distribuir com o nome Ubuntu.

Mas se você chamar o sistema operacional de GNU/Linux Ubuntu não estará errado em nada.

Somente Linux ou somente Ubuntu, aí é discutivel.

É só uma questão de semântica.

[],s