Se o Linux é tão melhor que o Windows e é de graça, por que maioria usa Windows

Iniciado por ucastrobr, 11 de Junho de 2009, 10:55

tópico anterior - próximo tópico

ucastrobr

Achei essa matéria interessante leiam na íntegra e dêem suas opiniões:

Vocês já tentaram fazer um usuário parar de usar Windows e passar para o Linux? Quais argumentos usaram?

1. O Windows é uma porcaria, o sistema trava o tempo todo e é cheio de vírus.

2. A Microsoft é mercenária, só quer saber do seu dinheiro.

3. O Linux é Open Source.

4. No Windows tudo é copiado de outros sistemas.

5. O Linux é de graça.

Mas agora o que você responderia para o usuário se ele te perguntasse:

"Se o Linux é tão melhor que o Windows e é de graça, por que a maioria dos usuários ainda usa Windows?"

Fico pensando qual seria uma resposta, pelo menos aceitável, para essa pergunta.

Acho que antes de dar a resposta, temos que acabar com alguns mitos.

1. O Windows é uma porcaria. Acho que aí está o grande problema, o Windows não é uma porcaria, é um ótimo sistema, muito fácil de usar e atende plenamente a maioria dos usuários. Ou vocês acham que o Bill Gates paga uma fortuna para uma equipe enorme de desenvolvedores, formados nas melhores universidades mundo a fora, para fazer uma porcaria?

2. A Microsoft é mercenária, só quer o seu dinheiro. Tudo bem, a Fiat também é mercenária, você não vai conseguir um carro sem pagar. O dono do boteco ali na esquina também é mercenário, o cara não vai ficar te dando cerveja de graça...

3 Linux é Open Source. Mas pelo fato de ser Open Source não significa que é melhor. Na verdade, tirando exceções (que confirmam a regra) os melhores programas ainda são proprietários.

4. Se grande parte do Windows é copiado de outros sistemas (o que realmente é), será que o Linux também não é?

5. O Linux é de graça. Essa parece até piada, o Windows pirata que 90% dos usuários domésticos usam também é.

Acho que temos que criar novas propostas para o sistema, mais claras e menos fanáticas. Ficam minhas sugestões:

1. O Linux é um ótimo sistema, provavelmente com a maior equipe de desenvolvedores no mundo. O sistema é atualizado numa velocidade incrível, qualquer falha que venha surgir é corrigida imediatamente e a atualização é também muito simples (basta dar um apt-get ou equivalentes).

2. O sistema é baseado no UNIX, priorizando segurança e desempenho.

3. O sistema é desenvolvido por apaixonados, pessoas que programam porque gostam. Fazer o que gosta com certeza torna o resultado final muito melhor.

4. Já existem aplicativos de qualidade, livres ou não, para a maioria das tarefas necessárias para um usuário comum no Linux.

5. Uma instalação do Linux normalmente dura muito tempo sem problemas. O Linux bem instalado funciona anos a fio sem formatação.

Uma coisa é importante: acho que além de falar das coisas boas do sistema, você deve citar também para o possível novo usuário do Linux as deficiências, que na minha opinião são:

1. Você não tem suporte técnico. Se por ventura ocorrer algum problema, você não terá um telefone para ligar ou um e-mail da mesma forma que os programas pagos tem (apesar de não adiantar muito). Mas existe na internet uma vasta documentação, e com um pouco de paciência e atenção a maioria dos problemas podem ser resolvidos com uma simples pesquisa no Google.

2. Você não tem nenhuma garantia. Se você instalar o Linux na sua empresa e o sistema parar de funcionar (o que é muito improvável), não terá a quem reclamar.

3. Pelo fato do concorrente (Windows) ser muito mais utilizado, é provável que em qualquer empresa que você for trabalhar o sistema utilizado será o Windows, tornando necessário saber utilizar os dois sistemas.

4. É possível que algumas coisas no seu computador não funcionem, alguns hardwares mais exóticos, placas de captura, scanners etc.

5. Será mais difícil encontrar técnico especializado para dar manutenção se necessário.

Acho que essa seria uma colocação mais sincera para o usuário. E a partir daí deixa o cara tomar suas decisões. Tentar impor o sistema para o usuário poderia gerar uma falsa expectativa e uma possível frustração.

Agora acho que está na hora de dar a resposta (minha resposta) para a pergunta que não quer calar:

"- Se o Linux é tão melhor que o Windows e é de graça, por que a maioria dos usuários ainda usa Windows?"

1. Trocar de sistema operacional não é tão simples como, por exemplo, trocar de carro. Todos os carros funcionam da mesma forma, ou de forma muito semelhante. No sistema operacional existem conceitos que são muito diferentes e, que a princípio, assustam um usuário menos experiente.

2. Comodismo. O ser humano é muito acomodado e por natureza não gosta de mudanças. Se o negócio está funcionando, para quê mudar?

3. O conceito equivocado que o Linux é um sistema difícil. É verdade que já foi um sistema difícil, mas hoje é tão simples quanto o Windows.

4. A falta de padronização e a quantidade de distribuições existentes do Linux que acabam por confundir o usuário.

5. O Windows já está bem implantando na mente dos usuários. Parabéns para a equipe de Marketing da Microsoft.

6. Os fanáticos pelo Linux, que na minha opinião são a maior praga que existe! Pessoas que se mostram como super usuários com QI acima do normal e que até desdenham de um novo usuário Linux. O problema é que a maioria das pessoas assim nunca escreveu uma linha de código, nunca configurou um simples servidor de arquivos. Vem com essa pose de superiores, seres de outro planeta, quando na verdade não conseguem sequer resolver uma simples dúvida de um novo usuário e por isso o tratam com desprezo.

Fonte de matéria:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Se-o-Linux-e-tao-melhor-que-o-Windows-e-e-de-graca-por-que-a-maioria-dos-usuarios-ainda-usa-Windows
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

velox256

Mesmo com todos os problemas de segurança, travadas e coisas do gênero, qq mané que saiba ler consegue instalar, configurar e sabotar, tem programas pra tudo que é possível, o sistema e os programas são fáceis de instalar e de crackear, se pegar um hardware é só mandar um next next ok e por aí vai. Os usuários preferem a praticidade à segurança, ainda mais se for adolescente de %%$#@!!! que só sabem fazer $$##@!!. O que mais se vê é nego comprar máquina com Linux (por serem mais baratas) e depois pegam um cd de 'dérreál' no camelô e instala o bagulho quase sem muito trabalho.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Chucknoris

Meus colegas costumam achar que eu entendo muito de computador, estou sempre resolvendo pequenos problemas para um e para outro, quando eu falo que só uso Linux muitos se interessam, principalmente se for para não pagar a formatação do Windows periodicamente, agora dizer se é melhor ou pior, depende para que você usa seu sistema, no meu caso é infinitamente melhor o Ubuntu.
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Bruno Carvalho

rjbgbo

Não vejo o usuario ucastrobr como troll, ele so postou um artigo que ele achou interessante, sem nehuma intenção de causar flame ou coisas do tipo, no site do VOL, a galera intendeu o post e aponhou o autor

Concordo plenamente com o artigo, ao invez de rebaixar o windows deveriamos mostrar os pontos fortes do Linux para os usuarios novatos, sem ao menos citar windows

A questão do usuario usar o windows ao invez do linux, e nem questão de preguiça, se a pessoa não for ligada em tecnologia ela não vai ficar perdendo tempo procurando soluções na internet para problemas referentes ao sistema prefere chamar algum conhecido, tecnico um vizinho que resolva os problemas para elas e como o artigo disse não existe suporte para linux

Os que instalam linux hoje ou tem algum amigo que utiliza ou é fanatico por tecnologia

Então vamos parar de chamar  a microsoft de mal, pq a culpa não é dela do linux não ser usado o mais utilizado ou chamar as pessoas de troll quando falam claramente sobre o sistema

rjbgbo

Citação de: Bruno Carvalho online 13 de Junho de 2009, 12:48
rjbgbo

Não vejo o usuario ucastrobr como troll, ele so postou um artigo que ele achou interessante, sem nehuma intenção de causar flame ou coisas do tipo, no site do VOL, a galera intendeu o post e aponhou o autor

..................

Muito menos eu, Bruno, sou um admirador do trabalho do ucastrobr nesse fórum, estou sempre atento as indicações dele, sempre supinpas.
Ñ estou julgando o tópico, criado por ele.
Só que esse papo de superioridade do Windows sob o Linux e vice e versa, por várias vezes foi debatido aqui no fórum, talvez p/ novos usuários do Linux, seja interessante isso, mas ñ p/ quem já é usuário de algum tempo.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

CGaldino

Citação de: rjbgbo online 13 de Junho de 2009, 14:44
Citação de: Bruno Carvalho online 13 de Junho de 2009, 12:48
rjbgbo

Não vejo o usuario ucastrobr como troll, ele so postou um artigo que ele achou interessante, sem nehuma intenção de causar flame ou coisas do tipo, no site do VOL, a galera intendeu o post e aponhou o autor

..................

Muito menos eu, Bruno, sou um admirador do trabalho do ucastrobr nesse fórum, estou sempre atento as indicações dele, sempre supinpas.
Ñ estou julgando o tópico, criado por ele.
Só que esse papo de superioridade do Windows sob o Linux e vice e versa, por várias vezes foi debatido aqui no fórum, talvez p/ novos usuários do Linux, seja interessante isso, mas ñ p/ quem já é usuário de algum tempo.

Para mim o tema é como discutir o sexo dos anjos, cheio de relativismos... na minha opinião temos que transcender essa "problemática"! Linux é Linux Windows é Windows e ponto final!  :)
ABS
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Pedru

"Windows é uma bosque. O que é bosque o povo gosta..."

XD... Essa seria a frase mais adequada. Pior que quando falo de Ubuntu as pessoas caçoam do nome e chamam: "Ubunda" etc... sem a menos usarem o Linux.

Bluray

ola amigos , quase todas pessoas que conheço usem windows , quando lhes falo que utilizo o Linux, ficam com cara esquisita,  fazem o tipo de pergunta, isso é novo sistema? eu respondo que não, é um sistema alternativo ao Windows que não tem vírus e tem muitos programas disponíveis gratuitamente , quando lhes mostro o ambiente de trabalho alguns ficam interessados outros dizem que é complicado.
Ate agora  consegui que duas pessoas instalassem o ubuntu nos seus computadores, Um dos que instalou disse que gostava mais utilizar o Ubuntu do que o vista, tou falar de uma pessoa que tem algumas dificuldades em mexer em computadores,  ou outro instalou porque é do tipo pessoa que gosta de conhecer novas novidades.
Mas aquilo mais detesto é ver certos entendidos do mundo da informática, quando vem uma novidade da Microsoft, dizem  logo  isto é o novo sistema operativo, uuuaaaaauuu  mas nunca falam no Linux ou do FreeBSD,  é sempre do windows ou do sistema da Appel o MacOx         
@CMatomic

drakehat

Boa Noite,
Sobre esse tema, é bastante simples e com uma palavra descreve-se tudo: MONOPÓLIO.

Quantas multas a Microsoft ja pagou por uso abusivo de de windows ou programas que vem com ele.... E alguem fez mais alguma coisa para isso mudar???
Não.

Recordo que a tempos atras a República Popular da China, era impensável a entrada dos Productos americanos (e com ele Microsoft). So que o mercado não esta facil e como a China cresceu economicamente falando teve que dar o braço a torcer e implementar nas suas empresas (muitos delas de exportação/importação) o sistema do tio Bill Gates, por isso nao a remedio nem volta a dar. Temos que ser nós a mostrar o mundo a eficiencia do Linux e todo seu open source.
Atenciosamente,
Carlos Lima

galactus

Esse é uma tema que pode facilmente cair na Trolagem!

Mas gostaria de deixar meus dois centavos!

Como já foi dito acima, um sistema operacional ser muito melhor que o outro é uma questão subjetiva, mesmo fazendo uma análise puramente técnica a coisa fica complicada.

Para que se destina o sistema operacional? Qual o público alvo deste sistema? E por aí vai.

Apesar de não me considerar um Dino, quando comecei na informática não existia o Widows, nem mesmo o DOS.

Usava Fita K-7 para rodar programas, os quais eram escritos para aproveitar cada mísero byte do seu código! Afinal, naquela época o PC não existia e quando nasceu, era caro para burro, ainda mais memória!!!

Logo quando apareceu o Windows 3.1, que foi pra mim o primeiro Windows que usei na vida, os usuários finais adoraram! Não era mais obrigado a ficar naquelas telas pretas ou telas verdes dos monitores de fósforo!!! Haviam cores, o uso do Mouse, enfim, uma revolução!

Junto com as primeiras versões do Windows, a IBM produzia o seu OS2, um sistema aclamado pela crítica especializada como um sistema muito superior ao Windows da época em vários aspectos.

Então vejam só, muito antes do Linux nascer, já havia um sistema operacional concorrente do Windows que era melhor que ele!!! Nem vou comentar o Mac!!!

Agora, qual o motivo o OS2 não ter vingado?

Para mim o principal motivo do Windows ter chegado onde chegou é a sua popularidade!!!

Era difícil de achar um PC com OS2, nem preciso falar do Mac!!!

O windows sempre foi facilmente Crackeado, e a Microsoft nunca tomou uma providência eficaz quantoa isso. Já ouviram falar de versões piratas do OS2 ou do MacOs?

Depois, houve um efeito manada para o Windows dos programadores!!!

Hora bolas, como é que eu vou usar um sistema que é ótimo, mas não tem programas para ele?


Foi como com o Betamax! Alguém se lembra? Era muito melhor que o VHS, mas não tinha nem a metade de filmes para ele dos que havia para VHS!!!

Outro caso famoso?

E o MP3? 

Sempre teve coisa de melhor qualidade que o MP3, mas vai fazer o quê?

Então a coisa não é tão simples assim, nao basta ser o melhor para ter o domínio do mercado!









BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

jomafras

A análise do galactus é perfeita.
Windows e Linux : cada um  tem seus pró e seus contras.
Durante muito tempo usei Windows (comecei pelo 3.1).
Já tinha feito uma instalação do Conectiva mas, não vingou.
Quando conheci o Ubuntu (Dapper) foi definitivo.
Hoje tenho Windows em dual-boot por causa da famíla (mulher e duas filhas) mas, só uso o Ubuntu.
É realmente uma questão puramente subjetiva (não acho Windows ruim, muito pelo contrário).
Quanto a família não querer usar, já é um pouco diferente porque elas estão acostumadas com Windows, alegam que o Ubuntu é mais complicado, quando na verdade o que sobra é má vontade para aceitar que é tudo mais ou menos igual.
Acredito que o problema do Linux seja esse, a maioria das pessoas usa Windows ainda porque desde o Windows 3.1 a Microsoft conseguiu desbancar a IBM com o OS2 e popularizar e colocar o seu SO em praticamente todos os PCs do mundo.
É muito difícl mudar isso de uma hora pra outra e, não vai ser na base do "Windows é ruindows" que se vai conseguir isso.

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

lo4netid

Acabei de registrar neste forum, mas uso Ubuntu ou outros Linux (em paralelo com Windows) há alguns anos.

Windows não é ruim! Dá problema para quem não sabe usar e baixa vírus atrás de vírus ou instala indiscriminadamente qualquer software sem pensar mas funciona muito bem para quem sabe usar... exatamente como o Linux! Uma das diferenças é que geralmente quem usa Linux não instala qualquer coisa na sua máquina mas também é perfeitamente possível acabar com uma máquina Ubuntu rapidamente mexendo onde não se deve...

Há muitos argumentos reais a favor do Linux então porque não usá-los em vez de usar máximas genéricas que invariavelmente geram polêmicas:

Como Galactus escreveu acima, um sistema operacional sem aplicativos "conhecidos" não serve para nada e não tem futuro. Com certeza foi um dos grandes pontos que favoreceu o windows frente ao OS/2 na época, mas ainda hoje o Windows provavelmente continua na frente nesse ponto (talvez não em quantidade de aplicativos, mas em aplicativos conhecidos). Só que hoje essa vantagem é muito menor do que na época do OS/2 e a cada dia menor. Esse é um argumento a favor do Linux, a velocidade de desenvolvimento é muito superior no sistema Open Source e aparecem cada vez mais aplicativos conhecidos no mundo Linux (nativos ou portados). Um bom exemplo prático disso é MS-Office x OpenOffice ou BrOffice... O OpenOffice tem mais ou menos 1/3 da idade do MS-Office e é perfeitamente comparável. Iguais na maioria dos pontos, melhor para o em alguns e melhor para MS em outros. Só que com essa velocidade de melhora do OpenOffice que, em poucos anos, chegou onde o Office levou mais de 20 anos sem contar a época Word 2 para DOS e anteriores, qual vai ser melhor daqui a um ano? Já podemos responder simplesmente vendo o BrOffice corrigindo os textos conforme as novas regras gramaticais desde 1/1/2009 enquanto que MS diz que só vai estar pronta em 2010... ou 2011.
O mesmo se aplica a conversores para arquivos ODF (adotados em comitê da ISO como padrão no ano passado): quem desenvolveu o primeiro plug-in para MS-Office foi a Sun alguns dias após a decisão! A Microsoft ainda não disponibilizou nenhuma solução (ao meu conhecimento, nem ao do Office 2003 que tenho em algumas poucas máquinas e que fazem updates regulares) e o plug-in da Sun já tem um ano...

Outro ponto, e não dos menores: o hardware... com o advento do Vista, o hardware para rodar windows tem que ser bem atualizado... no meu caso, como não quero trocar 20 micros que rodam Windows,  estou trocando o windows pelo ubuntu e assim continuo a usar as mesmas máquinas com bom desempenho bom e um OS atualizado.

Velocidade? 2 anos atrás eu tinha uma máquina servidora de banco de dados com Win Server 2003 e SQL Server Express que usava 30% CPU constantes (quase parando em picos de uso) e ficava com menos de 1 Giga de RAM livre. Instalei Ubuntu e mySQL nela, converti os bancos de dados e passou a usar 8% de CPU com 1,6 giga de RAM livre. Todos perceberam a grande melhora de desempenho do bando de dados no dia em que entrou em funcionamento. Hoje a mesma máquina, além de continuar a ser servidor de dados com os dados e o número de usuários aumentando, é servidor de arquivos e impressoras com Samba e servidor LDAP, sem perda de desempenho visível.

A simplicidade para montar discos, partições, ou administrar usuários e grupos/permissões quando se trata de um servidor também é muito maior no Linux.

No caso de uma máquina desktop, quem já não teve um windows que leve quase 10 minutos para fazer o login e os milhões de "não sei o quê" que o windows faz antes de liberar a máquina de forma decente para o uso? Nunca vi isso no Ubuntu...
Para desligar quando você está com pressa também...


Por quê tem mais máquinas windows do que linux?

Um fator importante é o pesado marketing da Microsoft e acordos com desenvolvedores de software e hardware que permitem que o windows sempre tenha um monte de aplicativos disponiveis (inclusive free).

Outro fator que na minha opinião é o mais importante: só recentemente, com os últimos releases do OpenOffice, o Linux teve acesso a aplicativos de escritório comparáveis aos do windows (e principalmente compatíveis). Sem esses, considero que não era possível fazer 80% do trabalho normal de escritório em Linux com um software razoável e compatível com o mundo exterior sem usar o vizinho ou algum programa paralelo para converter o arquivo.

A partir daí, a mudança é longa, as pessoas são conservadoras e gostam das coisas que já conhecem...
Um ponto que não facilita a adoção do Linux por novos usuários é que os usuários profissionais de amanhã são adolescentes hoje e um dos pontos mais importantes para a escolha do OS por eles são os jogos... e nesse ponto, o Linux está bastante atrás! (OK.. tem máquinas virtuais... mas... windows é melhor e muito mais fácil). Uma vez acostumado com o OS, a inércia é grande e o usuário geralmente opta pelo que ele já conhece.


klodslinux

Medo de mudanças.
E principalmente o fato de quase não se conhecer pessoalmente alguem que usa linux em casa.
Eu só conheço 2 pessoas.
Eu e mais 2 ubunteros.