Problema na consola e permissoes root [RESOLVIDO]

Iniciado por 11cool, 06 de Junho de 2009, 14:34

tópico anterior - próximo tópico

11cool

Começei a usar o linux à menos de 3 dias, por isso é que tenho duvidas que podem ser muito simples de resolver.

Eu quero entrar como root... vou para a consola e digito su, depois pede a password, eu meto a minha password do login no pc... e nao deixa entrar, diz erro na autenticação.

existe alguma outra maneira de entrar como root? sem password... ou qual é o meu problema?

Danne

Primeiro tens que setar uma password para o root.
Vá em Sistema -> Administração -> Usuários e grupos -> Desbloquear e coloque sua senha de usuário -> Selecione o root e clique em Propriedades. Pode setar uma password aqui. Essa password deverá ser usada ao logar como root, digitando su no terminal
Ubuntu Netbook Remix
Asus Eee pc 1000h

raidicar

Acho mais pratico abrir a consola e digitar sudo passwd root.
Vai pedir sua senha, após digita-la, vai pedir para definir uma senha para o root. Digite uma senha, pressione enter, confirme a senha e pressione enter.
Agora digite su e ao solicitar a senha, digite a senha que definiu para o root.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

11cool

http://img15.imageshack.us/img15/5120/erroconsola.png
Imagem editada após envio de MP ao usuário, que acessou o fórum, postou no tópico e não adequou a imagem.

fiz o que me disseste, através da consola e apareceu me isso da imagem.

e se eu digitar su... e meter uma pw, aquilo diz autenticação falhada antes de eu acabar de digitar a password.

11cool

Já resolvi, estava sendo burro.

Em vez de escrever á frente do sitiu onde me pede a password eu estava dando enter, porque nao escrevia em cima, mas estava certo...    não aparece mas lê.

Obrigado a todos os que me tentaram ajudar.