Compartilhando Internet 3g - clientes não navegam [RESOLVIDO]

Iniciado por marciovinicius, 11 de Maio de 2009, 19:50

tópico anterior - próximo tópico

marciovinicius

Olá, estou tentando fazer um servidorzinho de Internet com um minimodem 3g (da TIM).
Peguei um PC antigo, instalei o Xubuntu (9.04), pluguei o minimodem, ele conectou normalmente, configurei a rede interna e criei um script simples para dar as regras do iptables.

Aparentemente tudo funciona muito bem, exceto pelo fato de os computadores da rede não conseguirem abrir nenhuma página de internet. O skype funciona, a atualização do Avast funciona, mas nenhum navegador abre página alguma. Os computadores da rede usam WindowsXP Pro.

Do servidor de internet (xubuntu), consigo pingar  tanto a internet (inclusive estou usando ele agora pra postar aqui), quanto os computadores da rede interna. Nos computadores, pingo o ip do xubuntu, mas nada da Internet.

Alguém pode me dar uma luz?

Aqui o script do iptables:
#!/bin/bash

# Limpando regras
iptables -F
iptables -t nat -F

# Roteando os pacotes
modprobe iptables
modprobe iptable_nat
iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.10.0/27 -o ppp0 -j MASQUERADE
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

raidicar

Me parece que seu problema é dns, quais dns informou nos clientes?
aproveite e poste a configuração de rede completa de um micro com o XP: IP, DNS, GATEWAY e SUBMASK, além da configuração da placa de rede que manda a net para esses micros.
DNS é imprecindivel nos clientes e, como nunca utilizei nada relacionado a 3g, só para confirmar, é utilizado mesmo conexão ppp? acreditava que seria direto.
Para conexão ppp tenho um script pronto que é:
$ iptables -F
$ iptables -F INPUT
$ iptables -F OUTPUT
$ iptables -F POSTROUTING -t nat
$ iptables -F PREROUTING -t nat
$ echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
$ iptables -P FORWARD ACCEPT
$ iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.0.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE
Apenas isso, creio que utilize a mascara 255.255.255.0, o que me estranha em sua penultima regra a opção /27 e não /24.

Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

leo2005

Com certeza é DNS, pois o skype não usa o DNS!
Isto acontece muito com a GVT.
A solução mais rapida e colocar os DNS fixos nos clientes!

reneerojas

outra solucao rapida tambem é voce colocar o Firestarter ta no synaptic...
ai ele configura o dhcpd3 pra repassar o dns. É muito simples de configurar...

Abracao
Renee Rojas

That's all folks!

marciovinicius

Olá! obrigado!

Eu sou meio leigo nesse negócio. Essa rede em que eu estou tentando colocar essa internet 3g, já tem um servidor de arquivos e um servidor de internet (que pretendo desativar). Todos os clientes já têm DNS configurados. O servidor antigo funciona bem com esses DNS. Mas não sei como fazer com os DNS do novo.

P.S.: O servidor antigo (quando digo antigo, é antigo mesmo!) está conectado no Velox (banda larga por telefone) e só tem interface texto. A minha ideia é mesmo modernizar um pouco esse servidor e mudar de quebra eliminar esse velox que não funciona bem aqui.

Aqui a configuração que está setada nos clientes:
CitarEndereço IP: 192.168.10.30 (é o ultimo da rede)
Máscara de sub-rede: 255.255.255.224
Gateway padrão: 192.168.10.3 (3 é o novo e 2 é o antigo, também já tentei colocando o novo como 2)
Servidores DNS: 200.149.55.142, 200.165.132.154
Servidor WINS: -

e aqui a configuração do servidor:
CitarEndereço IP: 192.168.10.3 (como dito acima, já tentei usar 2 no final, imaginando que pudesse haver alguma configuração na rede que estivesse bloqueando)
Máscara de sub-rede: 255.255.255.224
Gateway padrão: -
Servidores DNS: - (também já tentei colocando os mesmos dos clientes)
Kubuntu 9.04 amd64

marciovinicius

Acho que está resolvido!
Só agora entendi. Esse DNS é de acordo com a conexão de Internet, coloquei nos clientes os DNS da conexão TIM (que aparece no servidor xubuntu) e tudo passou a funcionar. Muito obrigado.

Só me resta uma pergunta: será que esses DNS vão se manter os mesmos sempre que me conectar?
Kubuntu 9.04 amd64

raidicar

Dns não é dinamica, ou seja, não costuma mudar facilmente, pode ficar tranquilo que as dns serão as mesmas por um bom tempo, por uns bons anos, provavelmente.
Vc precisa sempre utilizar a DNS do serviço contratado, de preferência a elas. Dependendo do serviço, você não tem opção.
O serviço contratado é obrigado a lhe fornecer a dns, então, se por acaso mudar, o que muito, mas muito raramente ocorre, um telefonema resolve a situação, ou vc pode pegar no servidor.
Por fim, coloque [Resolvido] no tópico.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

marciovinicius

ôpa! valeu!
ainda tenho outras questões, mas vou criar tópicos específicos.
Kubuntu 9.04 amd64