icones no desktop

Iniciado por tavarim, 29 de Abril de 2009, 18:01

tópico anterior - próximo tópico

tavarim

Boa noite pessoal. Estava afim de colocar os icones no dektop e segui esse tuto http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14013.0.html, eles apareceram e tal, acontece, que de uma hora pra outra, simplesmente sumiram, ai eu fui em locai, pasta pessoal e cliquei e não abria mais, foi no gconf-editor e desmarquei a caixinha para exibir icones, porem agora toda hora que abro as referidas pastas (meu computador  e pasta pessoal, aparece essa msg: Ocorreu um erro ao carregar ou salvar as configurações para gnome-panel. Algumas de suas configurações podem não funcionar corretamente., e em detalhes aparece isso: Tipos incompatíveis: Esperado "string", recebido "int" para a chave /apps/nautilus/desktop/home_icon_name
Tipos incompatíveis: Esperado "string", recebido "int" para a chave /apps/nautilus/desktop/computer_icon_name
Tipos incompatíveis: Esperado "string", recebido "int" para a chave /apps/nautilus/desktop/home_icon_name
Tipos incompatíveis: Esperado "string", recebido "int" para a chave /apps/nautilus/desktop/computer_icon_name
Tipos incompatíveis: Esperado "string", recebido "int" para a chave /apps/nautilus/desktop/home_icon_name
Alguem ajuda?

tavarim

GuidjeLeGamba

tavarim,

Boa noite. Tentaste criar um link pelo comando "LN" (em caracteres minúsculos) a partir do terminal? Para isso, faça acesso como "root" e digite: ln diretorio_origem diretorio_destino

Qualquer dúvida, estamos aí!!!

tavarim

da pra passar mais detalhado? é que sou novato em linux. grato

ubu4ever

Para maiores informações sobre criação de link's entre no site:

http://www.guiadohardware.net/dicas/criando-links.html

Lá está tudo detalhado.

Darcamo

Segundo a mensagem que aparece, você parece ter colocado um nome (por engano, certamente) para o ícone "Computador" e "Pasta Pessoal", só que colocou um número (tipo Número Inteiro) ao invés de uma palavra (tipo texto).

Execute o gconf-editor e vá em Apps > Nautilus > Desktop
Onde tem computer_icon_name clique duas vezes. Vai aparecer a janela para editar o valor. Onde tem "tipo" mude para texto. Onde tem "valor" escreva então um nome para o ícone "Computador" ou tente deixar em branco (aqui no meu está em branco - <sem valor>). Faça o mesmo para o home_icon_name.

tavarim

esta como boleano, o problema de eu tentar seguir sua dica, é que não consigo mudar, ele nao da a opção de selecionar pra mudar. como root digitei gconf-editor, mas ainda assim não consigo mudar. como faço?

Darcamo

Como está booleano não tem como apagar. O gconf-editor parece só aceitar verdadeiro ou falso. Mas percebi aqui (coloquei um nome para computer_icon_name) que mesmo apagando o nome ele não volta para o que tinha antes "<sem valor>".
Nesse caso acredito que o jeito seja editar na mão com um editor de texto o arquivo de configuração correspondente, ao invés de usar o gconf-editor.

Acho que o arquivo de interesse é ~/.gconf/apps/nautilus/desktop/%gconf.xml
Notei que mudando no gconf-editor o arquivo é modificado, mas o contrário não ocorreu. Só que não reiniciei o computador (nem ao menos o gnome).
Tenta editar o arquivo e mudar no xml o tipo de computer_icon_name (e os outros com problema) de bool para string, ou até mesmo apagar esse entry. Depois disso reinicia. Vamos ver se o gconf lê as configurações desse arquivo quando você reinicia.

Se for apagar, deixe apenas os *_icon_visible e não se esqueça de preservar o xml (cada "<alguma coisa>" tem um "</alguma coisa>").

GuidjeLeGamba

tavarim,

Boa noite. Acho que a interpretação do Darcamo está perfeita, com relação a resolução do teu problema. Porém, talvez haja uma outra maneira de resolver a questão, mais rapidamente: criar um novo usuário.

Quando tu mencionaste que fizeste login como "root" para tentar mudar as configurações no gconf, suponho que tu tenhas feito isso através do console digitando "sudo gconf-editor", correto? Pois então: quando fizeste isso, na verdade, tu acessaste o arquivo de configuração do usuário "root", e não o usuário "root" em si. Acontece que, como a tua sessão estava no teu usuário, não adiantaria nada mudar as opções dentro do "gconf-editor", afinal, as mudanças seriam mostradas em "root" (mas tu estavas logado com usuário local!) Enfim, de maneira resumida: se tu criares uma nova conta de usuário, as configurações padrão do sistema para conta de usuário local serão reestabelecidas. Bastará que tu copies, então, teus arquivos particulares para a nova conta.

Neste link, há instruções bem completas de como criar e excluir usuários em ambiente Linux: http://www.infowester.com/usuarioslinux.php

Entretanto, o Ubuntu - pelo menos o que eu estou usando, o Hardy Heron - possui, dentro do menu "Sistema/Administração", uma opção de gerenciamento que se chama "Usuários e Grupos", em que é possível fazer essas alterações de maneira mais intuitiva, visto que não é em modo texto.

Fica aí uma sugestão...

Um abraço!!

JFMMão de Ferro

Quando li a primeira resposta e como também ainda sou iniciante par ir aprendendo fui ao Editor de configuração segui os passos
Apps > Nautilus > Desktop

cliquei em computer_icon_name, E sem modificar nada devia ter saído por Cancelar e saí por OK, Concluindo fiquei sem os ícones na Área de Trabalho (Desktop) a solução foi voltar e clicar em   ---- Remover a Definição de Chave  ---    para mim na tentativa de ir aprendendo resolvi o erro provocado por mim como disse

João Fernando Machado Mão de Ferro