Autor Tópico: Como incluir "Lixeira", "Meu Computador" e "Meus Documentos" na área de trabalho  (Lida 14915 vezes)

Piras

  • Visitante
Um pequeno tutorial sobre o assunto do título foi publicado com destaque pelo Tuxmachines. Resolvi adaptá-lo para o nosso fórum, pois, embora interessante, o texto original continha algumas afirmativas equívocas. Vamos lá:

Para quem acaba de chegar ao Ubuntu, vindo do universo Windows, pode parecer estranha a ausência de certos ícones na área de trabalho. Aos que preferem ter acesso mais rápido a "Lixeira", ao "Meu Computador" ou aos "Meus Documentos", aí vai a dica:

   1. Aperte ALT-F2 e digite na caixa de diálogo que abrir logo em seguida o seguinte comando: gconf-editor
   2. No Editor de Configurações do Gnome (é isto o tal gconf-editor), selecione Apps > Nautilus > Desktop
   3. Assinale os ítens computer_icon_visible, documents_icon_visible, ou trash_icon_visible.

Se o arrepedimento aleijar, antes que ele mate, volte ao gconf-editor - agora um íntimo! - e reverta a operação: tudo como dantes no desktop de Abrantes!

O texto original está aqui:

http://christer.homeip.net/index.php/2006/12/07/how-to-include-my-computer-or-my-documents-icon-your-desktop-ubuntu-510-6061-610/
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2006, 04:53 por Piras »

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Como incluir "Lixeira", "Meu Computador" e "Meus Documentos" na área de trab
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2006, 14:33 »
pra quem chega do windows essa é uma boa dica. mas eu to acustumado com desktop sem esses atalhos, um "xô-windows!" da minha maquina


Piras

  • Visitante
Re: Como incluir "Lixeira", "Meu Computador" e "Meus Documentos" na área de trab
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2006, 19:32 »
Na verdade, eu também!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Como incluir "Lixeira", "Meu Computador" e "Meus Documentos" na área de trab
« Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2007, 13:55 »
Piras ressuscitei o tópico, porque foi o mais claro dos que achei sobre como por a lixeira no desktop do Ubuntu.

E apesar de também gostar da área de trabalho mais limpa possível, me atrapalha um pouco, até na hora de clicar p/ limpar a lixeira, por conta do tamanho reduzido do icone da lixeira no painel, por isso sai em busca de uma dica e achei muito boa essa tua.

Valeu!
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2007, 13:56 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline voyeg3r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
    • http://vivaotux.blogspot.com
Um pequeno tutorial sobre o assunto do título foi publicado com destaque pelo Tuxmachines. Resolvi adaptá-lo para o nosso fórum, pois, embora interessante, o texto original continha algumas afirmativas equívocas. Vamos lá:

Para quem acaba de chegar ao Ubuntu, vindo do universo Windows, pode parecer estranha a ausência de certos ícones na área de trabalho. Aos que preferem ter acesso mais rápido a "Lixeira", ao "Meu Computador" ou aos "Meus Documentos", aí vai a dica:

   1. Aperte ALT-F2 e digite na caixa de diálogo que abrir logo em seguida o seguinte comando: gconf-editor
   2. No Editor de Configurações do Gnome (é isto o tal gconf-editor), selecione Apps > Nautilus > Desktop
   3. Assinale os ítens computer_icon_visible, documents_icon_visible, ou trash_icon_visible.

Se o arrepedimento aleijar, antes que ele mate, volte ao gconf-editor - agora um íntimo! - e reverta a operação: tudo como dantes no desktop de Abrantes!

O texto original está aqui:

http://christer.homeip.net/index.php/2006/12/07/how-to-include-my-computer-or-my-documents-icon-your-desktop-ubuntu-510-6061-610/

Como root você pode fazer
Obs: se usar mandatory ao invés de defaults o usuários não poderá
modificar esta mudança, e a mesma só vai valer no próximo login.
Código: [Selecionar]
# habilita o ícone da Área de Trabalho - "~/Desktop"
gconftool-2 \
  --config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.defaults \
  -t bool -s /apps/nautilus/desktop/home_icon_visible true

# habilita a exibição do ícone "Computador" no Desktop
gconftool-2 \
  --config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.defaults \
  -t bool -s /apps/nautilus/desktop/computer_icon_visible true

# habilita a exibição da lixeira
gconftool-2 \
  --config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.defaults \
  -t bool -s /apps/nautilus/desktop/trash_icon_visible true