Backup de drivers e programas no ubuntu.

Iniciado por vmvini, 21 de Abril de 2009, 05:39

tópico anterior - próximo tópico

vmvini

Sou iniciante no ubuntu, ja to me adaptando, e adorando esse sistema, mas quero saber, se tem como eu salvar os drivers e programas, por exemplo:
Drivers de video, configuração de conexão, programas instalados, para quando ocorra o caso de tiver que formatar ou instalar uma atualização limpa do ubuntu, eu não ter que baixar esses drivers de novo, ou ate mesmo as atualizações do proprio ubuntu de novo.
Tem como, eu deixar tudo salvo, pra depois instalar sem a internet?
Obrigado.

hedbruno

Bem simpels

Para fazer o backup dos programas você deve usar o APTonCD, ele vai gerar uma ISO com os pacotes que você já baixo, e bem pratico e recomento bastante.

Obs: O pacote do aptoncd já esta nos repositórios ;)

Já para salvar suas configurações, você deve criar partições destintas para o / (raiz principal) e outra para a /home(onde vai ficar os arquivos), assim toda vez que você for fazer uma instalação(de nova versão ou  não ) as configurações já estaram salvas :D.

Obs 1: Lembrando que você só deve formar somente a partição / quando for fazer a instalação do ubuntu ou qualquer outra distro que use gnome.

Léo Pinto

Qual a real necessidade do APTonCD se lá diz que ele não instala nenhum programa e eu terei que reinstalar tudo manualmente ? Ele só instala os pacotes, mas isso já será feito quando da instalação manual dos programas. Qual a verdadeira vantagem desse aplicativo ?
Usuário GNU/Linux #478164

hedbruno

T_T Simples, você não vai ter que baixar tudo novamente, e venhamos que instalar os pacotes de um repositório local e mais rápido que baixar tudo da net.

Qualquer dúvida leia esse texto (em português) que vai clarear as suas idéias

http://www.marcusvbp.com.br/site/aptoncd-voce-salvou-meu-dia

Bom feriado  8)

vmvini

Obrigado ae pelas respostas, me ajudaram bastante, valeu.

Adão Oliveira

Dá uma olhada também no remastersys, que é uma ferramenta bem interessante, onde você cria de certa forma um disco de recuperação do seu sistema, que pode inclusive ser usado como liveCD.

http://www.geekconnection.org/remastersys/remastersystool.html
HP Pavilion dv6750BR (Ubuntu 9.10)

Carlos Ivan

hedbruno,

eu gostaria de criar partições distintas para raiz e outra para home.

Sou iniciante e não tenho a menor idéia de como fazer.

Onde posso encontrar um passo-a-passo, já procurei e não encontrei.

Grato.
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

rodr1g0o0

Citação de: Carlos Ivan online 21 de Abril de 2009, 18:27
hedbruno,

eu gostaria de criar partições distintas para raiz e outra para home.

Sou iniciante e não tenho a menor idéia de como fazer.

Onde posso encontrar um passo-a-passo, já procurei e não encontrei.

Grato.

Cara vc tem fazer isso na hora da instalação, cria uma part em ext4 e coloque  na opção "/", depois vc criar mais uma ext4 e coloca na opção "/home" depois disso vc instala o Ubuntu normalmente e ta pronto!

Xin

Caro vmvini, caso você não queira usar o APTonCD, você deve simplesmente fazer backup do contéudo desta pasta /var/cache/apt/archives/. Nela você vai encontrar todos os programas que você baixou e as atualizações do Ubuntu.
Todos os programas que você baixa e atualizações do Ubuntu ficam nessa pasta, até você usar algum comando (ou programa) de limpeza.

Quando você for formatar basta somente copiar o seu conteúdo de volta. Mas atenção na hora de copiar, porque talvez você tenha que modificar as permissões dos arquivos para permitir a execução.

abraço e boa sorte!
"Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque."